segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Compartilhe

 

No duelo estratégico de uma partida de futebol americano e, consequentemente, do Madden, a tentativa de adivinhar o que o adversário está pensando em fazer em cada snap é um fator muito importante.

Ao jogarmos no ataque, a leitura pré-snap de como a defesa está postada pode nos ajudar a definir os matchups mais favoráveis e, se necessário, mudar a jogada antes de realizarmos o snap. Ao mesmo tempo, como a defesa pode estar tentando esconder a sua real intenção na jogada, alguns movimentos logo após o snap são fundamentais para a confirmação do esquema defensivo utilizado.

Leia Mais: Prognósticos para o fechamento da semana 9 da NFL com Comboys x Titans

Leia Também: Afinal os Running Backs estão perdendo valor na NFL?

Basicamente, o que devemos analisar quando estamos no ataque é:

– a quantidade de jogadores marcando o fundo do campo

– se a marcação é por zona ou individual

– a quantidade de jogadores no pass rush, identificando blitzers

Baseando-se nisso, irei dar algumas dicas de como analisar a defesa para que possam identificar mais rapidamente o esquema utilizado e aumentar a chances de tomar a decisão correta durante a jogada.

Identificando o sistema de cobertura

Em um dos meus últimos textos eu expliquei os diferentes sistemas de cobertura defensiva. Perceber quantos defensores estão cobrindo o fundo do campo ajuda na tomada de decisão da jogada.

A primeira coisa que temos que prestar atenção no posicionamento defensivo antes de realizar o snap, é a quantidade de jogadores posicionados mais ao fundo:

– todos os defensores posicionados mais avançados, próximos da linha de scrimmage, pode significar uma Cover 0.

– um único safety posicionado no fundo do campo com dois cornerbacks próximos da linha de scrimmage, pode ser um indício de Cover 1.

– dois safeties posicionados no fundo do campo com dois cornerbacks próximos da linha de scrimmage, é uma característica de uma Cover 2.

– um safety posicionado no fundo do campo com dois cornerbacks mais afastados da linha de scrimmage, pode significar uma Cover 3 ou Cover 6.

– dois safeties no fundo do campo e dois cornerbacks mais recuados, pode indicar uma Cover 4.

Como dito acima, a defesa pode tentar “mascarar” o verdadeiro sistema, posicionando os jogadores de uma maneira e mudando assim que o snap é realizado, o que pode acabar confundindo o ataque. Uma dica importante é prestar atenção na movimentação de um dos safeties (geralmente o SS):

– se antes do snap a defesa estiver com dois safeties no fundo do campo e, assim que o snap for realizado, um deles avançar, significa que a cobertura não é uma Cover 2, nem Cover 4, podendo ser uma Cover 1, Cover 3 ou Cover 6.

– se antes do snap a defesa estiver com apenas um safety recuado e um mais próximo do box, mas, na hora do snap, este recua para formar uma dupla no fundo do campo, significa que o sistema não é uma Cover 1, Cover 3 ou Cover 6, podendo ser uma Cover 2 ou Cover 4.

Defesa postada com dois safeties ao fundo, mas após o snap um deles avança, caracterizando uma Cover 3 ou 6

– Identificando o tipo de cobertura (zona ou individual)

Perceber se a defesa está marcando individualmente ou em zona também é muito importante para definir a jogada a ser utilizar e quais as rotas que poderão ser as melhores opções. Uma dica é prestar atenção no posicionamento dos cornerbacks laterais:

– se os CBs estiverem posicionados de frente para seus marcadores, é um indício de marcação individual.

CBs avançados de frente para seus marcadores pode significar uma marcação individual

– se os CBs estiverem posicionados com as costas para a lateral do campo, é um indício de marcação por zona.

CBs de costas para a lateral é um indício de marcação por zona

Um comando pré-snap que pode ajudar na identificação do tipo de marcação adversária, é mudar o lado da jogada. Para isso basta apertar o quadrado/X e em seguida apertar o R2/RT. Uma jogada originalmente definida para se desenvolver para a direita, irá para o lado esquerdo ou vice-versa. Reparem na movimentação do marcador do seu jogador que muda de lado de campo (geralmente um TE ou Slot Receiver, marcado por um LB, SS ou Nickleback). Se ele acompanhar seu jogador mudando de lado também, é um indício de uma marcação individual, se a marcação for trocada, provavelmente é uma cobertura por zona.

Mudar o lado da jogada pode ajudar na identificação do tipo de marcação

Para confirmar se esta leitura pré-snap está correta, assim que o snap for realizado precisamos prestar atenção em alguns movimentos defensivos:

– se os defensores em cobertura seguirem os recebedores, virando as costas para o QB, significa que é uma marcação individual.

Defensores perseguindo os recebedores: marcação homem a homem

– se os defensores em cobertura ficarem de frente para o QB, significa que é uma marcação por zona.

Vale lembrar que em uma mesma jogada defensiva podemos ter jogadores em cobertura por zona e individual, pois defensores em zonas Soft Squat ou Seam Flat, por exemplo, podem acabar marcando individualmente. Fiquem atentos nesse detalhe.

CB destacado em marcação individual. O restante em zona

Identificando os pass rushers

Por fim, perceber a quantidade de jogadores que irão pressionar o QB, ajuda a identificar uma possível blitz. Isso nos permite ajustar os bloqueios e explorar o espaço no campo deixado pelo blitzer.

Na maioria dos casos, defensores com a mão no chão pré-snap irão para o pass rush, no caso os quatro DLs da defesa 4-3 e os três da defesa 3-4. Neste último caso um dos OLBs também fará a pressão em uma jogada tradicional com quatro pass rushers (Para mais explicações sobre esses dois esquemas de marcação, confira o vídeo do canal Liga dos 32 no Youtube).

Alguns posicionamentos defensivos antes do snap, pode ser um sinal de blitz:

– linebackers muito próximos dos DLs

– um safety que avance para próximo da linha de scrimmage

– algum cornerback na linha de scrimmage deslocado mais para o centro do campo

Safety que avança até a linha de scrimmage é um sinal de blitz

Apenas após a jogada se iniciar teremos certeza de quais serão os pass rushers, portanto uma dica importante é dar uma olhada rapidamente em quantos e quais são os jogadores que estão pressionando o QB, assim que o snap for realizado.

Assim que o snap é realizado podemos notar quantos estão no pass rush

Com atenção em alguns detalhes, antes e depois do snap, podemos nos antecipar às intenções do adversário e levar vantagem no ataque nas partidas virtuais do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.