segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Compartilhe

 

O jogo terrestre ainda é uma arma importante em uma partida de futebol americano e de Madden, dando diversidade ao ataque e fazendo com que a defesa adversária se preocupe com uma maior quantidade de jogadas, mas o jogo aéreo ainda é o principal determinante do sucesso de um ataque. Na maioria dos snaps hoje em dia, vemos três wide receivers na formação, sem contar os tight ends e running backs que estão cada vez mais envolvidos nas jogadas de passes.

Leia textos exclusivos a cada semana sobre todos os times da NFL

O sistema de jogo de passes do futebol americano é baseado em rotas que os recebedores devem percorrer, à espera de um lançamento em sua direção, como podemos ver nesse texto já postado, onde mostrei as principais rotas do Madden e as melhores situações para usá-las. Mas, como uma partida de Madden é uma grande batalha estratégica, o jogador deve estar preparado para mudar a jogada antes do snap ser realizado, se perceber que a defesa está bem postada para marcar a jogada selecionada. Entre essas mudanças estão as rotas dos recebedores e é este o tema do texto de hoje: mostrarei como mudar uma rota dos recebedores e quais são as novas rotas disponíveis para os WRs, TEs e RBs presentes na jogada, com uma breve explicação das rotas que não foram mostradas no texto citado acima.

Acionando o comando

Ao selecionar uma jogada e perceber que uma mudança de rota de algum(ns) jogador(es) é necessária para uma maior chance de sucesso, aperte o botão triângulo (PS4) / Y (XONE) e aparecerá na tela um menu com todos os jogadores que podem receber passes na jogada e seus botões correspondentes. Ao selecionar o recebedor, um novo menu aparecerá com as rotas disponíveis para serem escolhidas.

Recebedor aberto

L3/L para esquerda: Out ou In (dependendo do lado que está posicionado)

L3/L para direita: Out ou In (dependendo do lado que está posicionado)

L3/L para cima: Streak (Go)

L3/L para baixo: Curl

R3/R para esquerda: Slant ou Zig (na rota zig o recebedor finge que irá numa rota para o centro e faz um corte voltando em direção à lateral do campo)

R3/R para direita: Slant ou Zig

R3/R para cima: Fade (uma rota que visa o fundo do campo, fazendo a volta por fora do marcador. Muito usada na End Zone, visando o canto da região)

R3/R para baixo: Drag

L2/LT: Comeback

R2/RT: Screen Pass

R1/RB: Smart Route (alonga algumas rotas até a linha do first down. Por exemplo, em uma rota out curta, ao acionar o smart route, o WR irá fazer o corte para fora na linha do first down)

Leia também: Monday Night é de recuperação para Chicago Bears e Seattle Seahawks

Recebedor no slot

L3/L para esquerda: Out ou In

L3/L para direita: Out ou In

L3/L para cima: Streak (Go)

L3/L para baixo: Curl

R3/R para esquerda: Slant ou Zig

R3/R para direita: Slant ou Zig

R3/R para cima: Fade

R3/R para baixo: Drag

L2/LT: Flat

R2/RT: Hitch (rota para ganhos curtos. O recebedor avança umas 3 jardas e se vira para receber o passe)

R1/RB: Smart Route

Tight End junto à OL

L3/L para esquerda: Out ou In

L3/L para direita: Out ou In

L3/L para cima: Streak (Go)

L3/L para baixo: Curl

R3/R para esquerda: Slant ou Zig

R3/R para direita: Slant ou Zig

R3/R para cima: Fade

R3/R para baixo: Drag

L2/LT: Flat

R2/RT: Pass Block (o jogador não sairá em rota e ficará junto à OL ajudando nos bloqueios)

R1/RB: Smart Route

Leia também: Destaque e Decepções: A queda dos campeões

Recebedor no Backfield (Geralmente um HB, mas pode ser um FB ou TE)

L3/L para esquerda: Out Left

L3/L para direita: Out Right

L3/L para cima: Streak (Go)

L3/L para baixo: Curl

R3/R para esquerda: Swing Left (o jogador se deslocará para a esquerda em direção à zona Flat, esperando o passe para conseguir jardas após a recepção)

R3/R para direita: Swing Right (o jogador se deslocará para a direita em direção à zona Flat, esperando o passe para conseguir jardas após a recepção)

R3/R para cima: Wheel (o jogador se deslocará para uma das laterais em direção a zona Flat e continuará reto em direção ao fundo do campo)

R3/R para baixo: Check & Release (primeiramente o jogador irá se preocupar em bloquear algum pass rusher. Caso não tenho nenhum defensor para realizar esse bloqueio, ele irá sair para alguma rota curta, geralmente uma curl ou flat)

L2/LT: Option (Duas opções de rotas, como, por exemplo uma curl ou uma out. O recebedor escolherá a melhor opção de acordo com a marcação adversária)

O RB (marcado com triângulo) pode correr uma rota Curl (amarelo claro) ou uma Out (amarelo fosco) de acordo com a marcação adversária

R2/RT: Pass Block (o jogador não sairá em rota e ficará no backfield ajudando nos bloqueios)

R1/RB: Smart Route

A mudança de rotas é de extrema importância durante as leituras pré-snap. Com um pouco de treino vocês passarão a executar esses comandos de maneira mais rápida e automática. Para uma maior compreensão, veja alguns exemplos em vídeo.

Compartilhe

Leave A Reply