segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Compartilhe

 

Os playbooks ofensivos dos times do Madden são repletos de jogadas de vários tipos, desde corridas para diferentes direções, até passes com infinidades de combinações de rotas. Cada situação de jogo exige uma escolha de jogada adequada de acordo com a estratégia do jogador, visando avançar com a bola pelo campo do adversário a caminho da End Zone.

Em todos os playbooks existentes no Madden encontramos um tipo de jogada de simples execução, eficaz  em diversas situações e que pode causar estragos nas defesas adversárias. Se trata do Screen Pass: uma jogada de passe curto para um running back, wide receiver ou tight end atrás da linha de scrimmage, que irão tentar ganhar jardas após a recepção, com ajuda de bloqueios. São muito eficazes contra marcações por zona, principalmente com defensores mais recuados.

Leia Mais: Saints e Redskins prometem jogo movimentado no Manday Night

Leia Também: Ainda há tempo, porém a temporada do Atlanta Falcons corre perigo

Por se tratar de uma jogada de passe curto com chances pequenas de não ser completado, os quarterbacks acabam tendo seus números aumentados de porcentagem de passes completos e jardas conquistadas, devido aos screen passes. Isso pode colaborar bastante caso seu QB não possua notas de destaque em precisão de passes intermediários e longos.

No Madden temos três tipos de Screen Passes: HB Slip Screen, FL / SE Screen e Bubble Screen. Abaixo mostro a diferença entre eles:

HB Slip Screen

É o tipo mais comum de screen pass, onde alguns jogadores da OL (geralmente 3) fazem um rápido bloqueio inicial na DL e já partem para o segundo nível para bloquear linebackers e jogadores da secundária. O HB, em um primeiro momento, finge que está bloqueando e logo se desloca para receber o passe e seguir os bloqueios feitos pelos jogadores da linha ofensiva. Em algumas variações dessa jogada, o fullback pode ser o encarregado de receber o passe.

O jogador deve evitar o passe caso perceba que algum DL ou LB tenha lido corretamente a jogada. Nesse caso é melhor jogar a bola fora, do que arriscar uma interceptação.

FL / SE Screen

Este é o screen pass mais tradicional para um wide receiver. Aqui os jogadores da OL também se deslocam para o segundo nível para realizar os bloqueios, só que dessa vez o passe é feito lateralmente para algum wide receiver aberto que deverá aproveitar esses bloqueios para avançar pelo campo.

Esta jogada necessita de cuidado, pois se a marcação tiver muito próxima a linha de scrimmage, as chances de sofrer uma pick six é muito grande.

Bubble Screen

Neste último estilo de screen pass o recebedor faz um swing (movimentação em formato de arco para a lateral do campo) visando receber a bola e aproveitar os bloqueios de jogadores naquele setor (especialmente wide receivers).

Existem jogadas que o slot receiver faz o movimento para receber a bola:

Outras em que o running back passa por trás do QB para receber o passe:

E também existe variações em que o tight end se posiciona junto com o running back no backfield e é o encarregado de fazer o swing para receber o passe:

Outra jogada que precisamos tomar cuidado com marcações mais próximas à linha de scrimmage, principalmente homem a homem, pois o risco de interceptação e, consequentemente, pick six é muito grande.

Prestando atenção nesses pequenos detalhes e sabendo usá-las em situações favoráveis, as jogadas de Screen Pass renderão muitas jardas para seu ataque no Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

 

Compartilhe

Comments are closed.