segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Compartilhe

 

Reconhecer a jogada do adversário no Madden é de extrema importância para levar vantagem nas partidas virtuais. Quando percebemos a intenção do adversário, fica mais fácil nos prepararmos para combater tal jogada.

Semana passada dei dicas de como ler o ataque do oponente e alguns fatores que indicam para uma jogada de corrida ou de passe. Hoje continuo sobre o tema mostrando comandos úteis para parar determinadas jogadas, incluindo movimentações pré (Shift Defense) e pós-snap (Guess Play).

Leia Mais: Rams ou Chiefs? Veja as melhores apostas para este jogaço do MNF

Leia Também: Destaques e Decepções: Fim de temporada para Alex Smith

Acionando o menu

Com os times posicionados em campo, ao apertar o botão L2 (PS4) / LT (XONE), aparecerá na tela um menu com alguns comandos que podem ser usados para dificultar alguma jogada que imaginamos que o ataque irá executar. São eles:

Shift Defense (Movimentações Pré-Snap)

Pinch (L3/L para baixo) – Este comando fará com que os defensores se concentrem mais próximo da linha de scrimmage e na parte central. Pode ser usado se estivermos esperando alguma corrida pelo meio ou passe curtos no centro do campo

Spread (L3/L para cima) – Já com este comando a defesa irá recuar e se espalhar pelo campo. Interessante para ser usado para evitar jogadas que visam grandes quantidades de jardas, dificultando o trabalho de recebedores em rotas longas.

Shift Left (L3/L para a esquerda) – Ao acionar este comando a defesa irá se concentrar mais à esquerda do campo. Pode ser usado quando percebemos que a jogada ofensiva irá se desenrolar pela esquerda, tanto com corrida, quanto com passe.

Defesa concentrada mais à esquerda onde estão localizados mais recebedores

Shift Right (L3/L para a direita) – Já acionando este comando a defesa irá se concentrar mais à direita do campo. Pode ser usado quando percebemos que a jogada ofensiva irá se desenrolar pela direita, também com corrida ou passe.

Guess Play (Movimentações Pós-Snap)

* Atenção com os três primeiros comandos! Eles só devem ser usados quando tivermos fortes indícios de que o ataque irá correr com a bola. Caso estivermos errados na leitura e o adversário for para uma jogada de passe, as chances de Big Plays e, consequentemente um Touchdown, serão enormes. A melhor situação para acionar esses comandos é quando o adversário estiver a menos de três jardas de conquistar o TD

Run Up Middle (R3/R para baixo) – Comando ideal para defender uma corrida pelo meio, pois uma grande quantidade de defensores irá atacar os gaps internos. Excelente para marcar jogadas como QB Sneak, FB Run ou HB Dive, muito usadas em situações em que o ataque precisa de uma ou duas jardas para conseguir o First Down ou Touchdown.

Run Left (R3/R para esquerda) – Este comando deve ser usado para marcar uma corrida para a esquerda, pois fará a defesa se deslocar para este lado logo após o snap. Fullback e/ou Tight Ends posicionados neste lado pode ser um bom indício disso.

Run Right (R3/R para direita) – Com este comando a defesa irá se deslocar para a direita, o tornando muito útil para marcar corrida para aquele lado. Também devemos ficar de olho no posicionamento do Fullback e Tight Ends.

Run Right evitou que o Zeke entrasse na End Zone

Pass (R3 / R para cima) – Este comando deve ser usado em situações que acreditamos que será uma jogada de passe. Isso ajuda a defesa a não cair em play actions.

Option QB (triângulo/Y) – Comando que faz o defensor sem bloqueio se concentrar no quarterback em uma Read Option.

Option RB (quadrado/X) – Comando que faz o defensor sem bloqueio se concentrar no running back em uma Read Option.

QB Contain (R1/RB) – Muito útil para se defender contra quarterbacks que gostam de fazer o scramble (sair do pocket), pois faz com que os pass rushers mais abertos ataquem o lado externo dos OTs (ou TEs dependendo da formação), dificultando o deslocamento lateral do QB.

O QB contain é identificado com a mudanças nas setas dos pass rushers externos. Problema para os QBs móveis

Com leituras corretas e sabendo o momento certo de usar esses comandos, a sua defesa no Madden NFL será um pesadelo para o ataque adversário nas partidas virtuais.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.