segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Compartilhe

 

A maior dificuldade para quem começa a se aventurar pelas partidas virtuais do Madden é entender os sistemas defensivos e como irão comportar os jogadores em campo em cada um deles, para definir qual a melhor escolha para cada situação de jogo.

Os sistemas defensivos são definidos de acordo com o número de jogadores designados para fazer a cobertura no fundo do campo (representado no desenho das jogadas do Madden por um balão na cor azul escuro). Quanto mais jogadores com essa função, mais conservador será o sistema.

Leia Mais: As comissões técnicas fracas se escondem atrás de grandes estrelas

Leia Também: O que está acontecendo com Marcus Mariota?

Em um texto passado expliquei as zonas de marcação dos defensores do Madden, portanto vale a pena lê-lo novamente para uma melhor compreensão da defesa. Hoje irei mostrar a diferença entre os tipos de coberturas e situações de jogo que cada uma pode ser útil para parar o ataque adversário.

Cover 0

Este é o tipo de cobertura mais agressivo do Madden, onde não temos nenhum jogador cobrindo o fundo do campo. Aqui temos jogadas de blitzes com seis jogadores ou mais, enquanto os outros defensores marcam o ataque individualmente.

Quando usar:

Temos que ter cuidado para escolher esta jogada, pois se os bloqueios ofensivos funcionarem, a chance de sofrer uma big play é muito grande. Jogadas próximas da própria End Zone ou terceiras descidas para forçar o QB a se livrar rápido da bola, pode ser interessante. É importante que a defesa tenha jogadores especialistas em marcação homem a homem.

A Cover 0 pode conseguir um tackle for loss ou um sack. Mas também pode ocasionar em uma big play. Tome cuidado!

Cover 1

Neste tipo de cobertura temos um safety – geralmente o free safety – que será responsável por cobrir o fundo do campo sozinho, enquanto outros defensores marcam o ataque mano a mano. Em algumas jogadas temos um linebacker designado para cobrir em zona a região intermediária do meio do campo e, em outras, temos blitz.

Quando usar:

Este sistema exige que a defesa seja especialista em marcação individual e que o free safety seja veloz e tenha uma boa nota de play recognition para patrulhar o fundo do campo sozinho. Com essas características na defesa, é um esquema interessante para marcar qualquer jogada de passe do adversário. Caso seu time não tenha defensores assim, é melhor optar por marcações por zona.

Cover 1 é uma boa pedida para equipes com destaque em marcação individual

Cover 2 Individual

Aqui temos os dois safeties no fundo do campo, cada um responsável por uma metade. Outros cinco jogadores são designados a marcar o ataque individualmente. Em alguns casos, temos blitz também.

Quando usar:

Este sistema pode funcionar bem contra qualquer jogada de passe, mas é importante cornerbacks e linebackers que consigam marcar o adversário individualmente. É um pouco mais conservador que a Cover 1.

Sistema de marcação individual mais conservador que o Cover 1

Cover 2 Zona

Sistema que também possui dois safeties dividindo a responsabilidade de marcar o fundo do campo. A diferença para o anterior, é que nesta jogada os outros cinco jogadores marcam o meio do campo em zona, com dois marcando as laterais, mais avançados e três cobrindo a região intermediária do centro do campo. Em alguns casos temos blitz de um desses jogadores do meio e em outros é colocado um defensor como Spy, diminuindo o número de pass rushers.

Quando usar:

Sistema bom para marcar corridas, pela quantidade de jogadores em regiões mais próximas da linha de scrimmage. Ideal também para marcar passes curtos, em rotas como slant, flat, In, out, drag, entre outras, o que o torna útil em jogadas dentro da Red Zone.

O balanceado sistema Cover 2 por zona pode ser usado em diversas situações

Cover 3

Sistema em que três jogadores cobrem o fundo do campo, cada um responsável por um terço. Geralmente, o terço central é de responsabilidade do free safety e os terços laterais, dos cornerbacks. Dois jogadores são responsáveis por defender as laterais do campo, mais recuados e outros dois ficam com a região intermediária do centro do campo. Em alguns casos temos blitz, deixando apenas um jogador na região central e em outros um jogador é colocado como Spy, diminuindo a quantidade de pass rushers.

Quando usar:

Sistema balanceado que pode marcar corridas e jogadas de passes, com uma proteção extra no fundo do campo. Bom para conter rotas corner, post, comeback, curl, go, entre outras.

Outro sistema balanceado, com mais cuidado no fundo do campo

Cover 4

Neste sistema temos quatro jogadores – geralmente safeties e cornerbacks – responsáveis por defender o fundo do campo, cada um com um quarto do setor. Outros dois jogadores marcam a lateral, mais recuados e um (ou dois dependendo da jogada) fica responsável pela região intermediária do centro do campo.

Quando usar:

Sistema bem conservador e pode ser usado em situações que o adversário precisa de uma grande quantidade de jardas para conseguir seu objetivo. Ideal para marcações de rotas longas.

Sistema conservador para evitar grandes ganhos de jardas

Cover 6

Outro sistema que utiliza três defensores no fundo do campo, mas com algumas diferenças: um jogador será responsável por uma metade do fundo do campo (igual a cobertura da Cover 2) e os outros dois jogadores dividem a obrigação de cobrir a outra metade (um quarto cada um, igual a cobertura Cover 4). Além disso, um outro defensor cobre uma lateral do campo, mais avançado e um cobre a outra lateral, mais recuado. No centro do campo temos outros dois defensores.

Quando usar:

Parecido com as características de uma Cover 3, mas pelo fato de termos dois jogadores em uma metade do campo, pode ser interessante usá-la contra formações com mais recebedores de um lado do campo, como a Bunch por exemplo, facilitando na marcação de rotas mais longas.

Mais um sistema com três defensores no fundo do campo

Man Up 3 Deep e Prevent

Estas são as formações mais conservadoras do Madden. Na primeira temos três defensores bem recuados no fundo do campo e outro cinco marcando individualmente. Na segunda temos cinco jogadores marcando o fundo do campo, cada um responsável por um quinto do setor, e outros três marcando o meio do campo em zona.

Quando usar:

Sem muito mistério aqui, são sistemas para serem usados para marcar uma Hail Mary.

Com um pouco de treino e de leitura de jogo, as chamadas de jogadas defensivas ficarão mais claras no Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.