terça-feira, 28 de agosto de 2018

Compartilhe

Uma das novelas mais longas da offseason chegou ao fim. Depois de vários meses de rumores e boatos sobre o destino de Odell Beckham Jr, na tarde de ontem, o New York Giants anunciou a renovação do Wide Receiver pelos próximos 5 anos. O contrato? Nada mais nada menos que 95 milhões de dólares, sendo 65$ garantidos. Estabelecendo assim uma média de 19$ milhões por temporada e se tornando o WR mais bem pago da história da NFL. No entanto, junto da notícia vem o questionamento. O novo contrato do recebedor é justo?

Leia textos exclusivos a cada semana sobre todos os times da NFL. Seja um assinante L32

Uma coisa que precisa ser deixado claro antes de qualquer argumento é o modo como funcionam as renovações de jogadores na NFL. Elas funcionam baseadas no potencial que o jogador pode atingir durante o contrato, e não pelo que ele já fez na Liga. É obvio que o seu histórico pesa, mas de uma forma ou de outra, ele é mais um dos parametros na hora de medir o potencial que cada atleta pode alcançar. Dito isso, vamos aos fatos.

Leia mais: Cairo Santos não levou nem tirará torcedores do NY Jets

Leia também: Os impactos da contratação de Adrian Peterson pelo Washington Redskins

Odell Beckham é dono de um talento absurdo. É chover no molhado dizer o que ele é capaz de fazer. O modo como ele carregou o ataque do Giants nos últimos anos provam isso, e a sua lesão no ano passado também. Um talento indiscutivelmente top 5 da posição na Liga deve ser pago como tal, e muito importante, mais jovem que seus “concorrentes” ao posto de melhor da Liga. Sendo mais ousado, Odell Beckham é visto por muitos como segundo melhor WR da NFL, disputando o posto com Julio Jones, de 29 anos, e alguns degraus abaixo de Antonio Brown, com 30 anos. Como falamos acima, é de projeção que se vive na NFL, e hoje, com 25 anos, Odell tem as melhores possíveis.

O que muitos também questionam é com relação a sua saúde, afinal, o jogador jogou apenas 4 partidas em 2017, onde nunca esteve saudável após uma lesão no tornozelo ainda durante a pré temporada. Justo, ainda não vimos, e nem veremos, Beckham Jr atuando nessa pré temporada. O jogador está sendo completamente preservado para a estreia da equipe na temporada regular contra o Jacksonville Jaguars, onde as atenções realmente devem ser priorizadas. Então como saber se ele realmente terá condição? Existem inúmeros repórteres cobrindo a franquia da principal cidade dos Estados Unidos, e é unanime entre todos esses jornalistas que o recebedor está 100% e treinando sem limitações, o que é confirmado pelo Treinador da equipe, Pat Shurmur.

Passando para outro ponto importante, os valores do contrato. 19$ milhões de dólares não é demais para um jogador que não é Quarterback? Estamos na NFL, e na NFL, os negócios funcionam assim. Se você não tem dinheiro para pagar a sua principal estrela, pode ter certeza, alguém irá pagar. Não tenho dúvidas que o torcedor do Indianápolis Colts adoraria pagar um valor desse para formar um poderoso ataque com Luck, Odell e TY, apenas um pequeno exemplo entre tantos outros que poderia ser citados. Afinal, qual franquia não gostaria de ter o “problema” de ter que pagar o talento de um jogador como Odell Beckham? Com o aumento anual do teto salarial, esse valor será comportado de forma organizada no orçamento financeiro da equipe.

Vale a pena se destacar também o profissionalismo de Odell Beckham durante toda essa novela. Dito por muitos como “diva” por torcedores e parte da imprensa, o jogador que sempre foi de falar e querer aparecer na mídia, dessa vez, ficou na sua. Fazendo uma breve retrospectiva, vamos relembrar dias marcantes na novela do camisa 13 do New York Giants:

25 de março: O dono do New York Giants, John Mara, após um vídeo vazado de Odell, diz que não está tentando troca-lo, mas vindo de uma temporada 3-13, ninguém é intocável.

27 de março: Aparecem os rumores de interesse de troca do recebedor para o L.A Rams.

8 de Abril: Odell se apresenta para os exercícios de offseason do Giants.

21 de Maio: Odell se apresenta para os OTAs da franquia.

23 de Julho: Odell se apresenta para os Training Camps da equipe.

27 de Agosto: Jogador e Franquia entram em acordo sobre novo contrato.

Ou seja, um recado claro foi passado por ambos os lados. “Mostre-me que você está saudável e seja profissional que nós lhe pagaremos.” Foi o que aconteceu. Odell apareceu para todos os treinos e reuniões do time, não ameaçou greve, treinou de forma particular na offseason e se recuperou da lesão, quando chegou o momento certo, selou o acordo. Ambos os lados venceram.

Entrando na questão de mercado, o contrato do camisa 13 também foi histórico. Odell agora é detentor da marca de quinto maior contrato da história para um Não-QB quando se trata de valores garantidos, ficando atrás de:

Ndamukong Suh -> 77 milhões

Von Miller -> 70 milhões

Fletcher Cox -> 63 milhões

Marcell Dareus -> 60 milhões

Odell Beckham Jr -> 56.5 milhões

O que faz cair por terra os rumores de que Odell queria ser o jogador mais bem pago da história da NFL, incluindo Quarterbacks. Agora, finalmente com o contrato assinado e os valores divulgados, vemos como foi uma grande besteira todos esses boatos e que obviamente eles nunca iram acontecer.

Odell Beckham Jr é um dos maiores talentos a aparecer na Liga nos últimos anos. Somado ao fato do jogador ainda atuar em Nova York, maior cidade e mercado consumidor do mundo, tudo que vem de lá vende e é intensificado. Não tenha duvidas que essa será uma semana feliz para a cidade. O melhor para o jogador e a franquia foi concretizado e o torcedor terá pelo menos mais seis anos para aproveitar o talento do seu menino de ouro. Como o próprio jogador falou em entrevista após o anúncio do novo vínculo ontem, seu novo contrato não altera seus objetivos para essa próxima temporada, mas serve de motivação para trabalhar mais duro e melhor. Assim, o jogador mais talentoso da equipe fica focado 100% em ajudar o time em alcançar cada vez mais voos mais longos.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Leave A Reply