quinta-feira, 2 de julho de 2015

Compartilhe

top-10

O Top 10 da Liga dos 32 está de volta nesta quinta-feira para falar sobre uma das posições mais importantes e valorizadas da NFL atualmente. Responsáveis por atrapalhar o grande momento do futebol americano, os Cornerbacks são os principais inimigos das Big Plays e do jogo aéreo. A função do atleta que atua nesta posição vai muito além de apenas acompanhar os jogadores mais talentosos da liga em suas rotas, já que cabe a ele também realizar algumas das principais jogadas de uma partida, mudando resultados finais e decidindo jogos. A importância de se ter um CB dominante no elenco se tornou cada vez maior ao longo dos últimos anos e não é por acaso que os salários destinados a este tipo de atleta passaram a inflacionar cada vez mais, assim como a procura por um talento da posição no Draft.

Definir quem são os 10 melhores CBs da NFL atualmente é uma tarefa que deve ser realizada de forma cuidadosa. Cada jogador possui uma característica diferente ao desempenhar esta função dentro de campo e podem se sobressair em detalhes específicos. A lista que apresentamos hoje foi construída com base nos números recentes de cada atleta, em suas qualidades individuais dentro do campo de jogo e em suas performances contra grandes adversários. Todos os defensores citados aqui possuem a inteligência necessária para atuar na posição e representam um fator de desequilíbrio a favor das equipes as quais defendem.

Leia Mais: TOP 10 – Safeties

Leia Mais: TOP 10 – Running Backs

Nota: O critério de escolha dos jogadores foi uma soma da carreira na NFL com a situação atual do atleta.

10º) Desmond Trufant – Atlanta Falcons

trufant-top-10

Um dos representantes mais jovens da lista, Trufant foi escolhido em 2013 para sanar um problema crônico na secundária do Falcons, que precisava se estabelecer contra o jogo aéreo para chegar mais longe nos playoffs. Com 1,82m e 86kg, o defensor de Atlanta não se destaca pela presença física, mas compensa com uma inteligência rara para a sua idade e uma habilidade única para atuar na posição.  Sua versatilidade para perseguir os principais recebedores da NFL, somada a ótima capacidade de concentração para ler os olhos do QB adversário, resultaram em 33 passes desviados e cinco interceptações em dois anos como titular. Com muita velocidade, o camisa 21 consegue fechar muito bem nos passes curtos e no jogo corrido, somando 131 tackles na breve carreira até o momento. Trufant é um atleta de muito futuro e que já atua como um veterano, o que o coloca como um dos CBs mais talentosos da liga.

9º) Antonio Cromartie – New York Jets

cromartie-top-10

Há 9 anos na NFL, Cromartie atuou em todos os jogos de temporada regular pelas equipes que defendeu – Chargers, Jets e Cardinals – mostrando um profissionalismo que fez toda a diferença em sua carreira. Selecionado na primeira rodada do Draft de 2006, o defensor se destacou na Califórnia aliando a sua incrível capacidade física com a estatura necessária para bater de frente contra os recebedores mais dominantes da liga. Bastante agressivo e com ótimas mãos, o jogador soma 31 interceptações desde 2006, usando muito bem a sua intuição na hora de ler as jogadas, surpreendendo o ataque rival. Ao lado de Patrick Peterson no ano passado, o camisa 31 formou uma das melhores duplas de CBs da NFL e mostrou que ainda tem muito a oferecer ao Jets em 2015 (equipe que decidiu repatriar o atleta durante a offseason). Na última temporada, Cromartie esteve entre os 30 melhores CBs da liga defendendo passes e mostrou o mesmo atleticismo que o consagrou durante a carreira. Novamente ao lado de um grande defensor, ele dividirá a responsabilidade da função em Nova York com o ótimo Darelle Revis e deve ser exigido ainda mais na AFC East.

8º) Chris Harris Jr. – Denver Broncos

harris-jr-top-10

Com 1,77m e 86 Kg, Harris não é o típico CB da NFL, que domina os recebedores rivais com a sua altura e força física. Com um corpo diferente para a posição, ele consegue usar sua velocidade e agressividade para perseguir recebedores na parte “suja” do campo e em coberturas de zona, sem deixar de ser eficiente no mano a mano, função em que vem melhorando nos últimos anos. Titular indiscutível desde 2012, o camisa 25 iniciou 47 partidas por Denver, soma 252 tackles, 10 interceptações, 2 touchdowns e 49 passes desviados (em 2014, Harris ficou entre os melhores da NFL neste quesito, com 18). Em campo aberto e observando as decisões dos QBs, o defensor se transforma em um dos melhores atletas da liga, realizando a cobertura com muita intensidade e provocando turnovers. Depois de se adaptar muito bem ao futebol profissional e superar as desconfianças, o jogador se firmou como um dos defensores mais decisivos da NFL e segue como titular indiscutível para 2015.

7º) Brent Grimes – Miami Dolphins

grimes-top-10

Outro CB que se destaca pela velocidade, inteligência e bom posicionamento em campo, Grimes chega a sua oitava temporada na liga em 2015 como um dos melhores da NFL em sua posição. Após cinco anos em Atlanta, o jogador se transferiu para o Dolphins em 2013, depois de se recuperar de uma séria lesão que o tirou de 15 jogos no ano anterior. A nova oportunidade na Flórida caiu muito bem para o atleta; ele se reinventou e passou a ser um dos mais dominantes da posição. Em Miami, Grimes soma 32 jogos como titular indiscutível, além de 2 touchdowns, 117 tackles e 29 passes desviados. O quesito de maior evolução por parte do jogador, no entanto, foi na criação de turnovers. Em dois anos de AFC, o camisa 21 anotou 9 interceptações, quatro a menos do que o período em Atlanta, onde atuou em 28 jogos a mais, aumentando significativamente a sua proporção. Com um trabalho de pés perfeitos, agilidade para mudar de direção e ótimo uso das mãos, ele é capaz de perseguir e pressionar os recebedores mais talentosos da NFL e oferece um desafio aos ataques rivais a cada jogo.

6º) Aqib Talib – Denver Broncos

tlib-top-10

Em sua oitava temporada como profissional, Talib é reconhecido como uma das maiores forças de sua posição, combinando a atitude vencedora com a força física e o tamanho essencial para um CB que pode alinhar com qualquer recebedor da liga. Após cinco anos de destaque em Tampa Bay, equipe que o selecionou em 2008, o defensor se mudou para New England para disputar o título da liga, mas não conseguiu cumprir o objetivo. As duas temporadas sob o comando de Bill Belichick, porém, foram essenciais para mostrar que o atleta ainda é capaz de render em um bom ritmo e despertou o interesse do Broncos em 2014. Na primeira temporada vestindo laranja, Talib ficou marcado pela fraca performance na marcação de T.Y Hilton durante um jogo de playoff contra o Colts, mas voltou a atuar em 15 jogos da temporada regular, o que não acontecia desde 2008, somando 4 interceptações, 16 passes desviados, 64 tackles e 1 Sack. Com braços longos e talento para marcar os rivais individualmente ou em zona, ele é intimidador dentro de campo e representa vigor e intensidade em todos os snaps. Não há duvidas de que Talib é um dos melhores atletas da posição na atualidade e só não fica entre os cinco primeiros devido a sua idade um pouco mais avançada e alguns problemas de indisciplina dentro e fora de campo.

5º) Vontae Davis – Indianapolis Colts

vontae-davis-top-10

Davis se estabeleceu muito bem em Indianapolis após três anos sólidos em Miami e merece esta posição entre os cinco melhores em sua posição por representar muito bem o que um verdadeiro CB precisa fazer. Em seu ano de calouro, o jogador somou 4 interceptações e 1 touchdown, mas apesar das 17 interceptações em seis anos,  ele se destaca mesmo pela versatilidade e agressividade. Independente do esquema, Davis é capaz de marcar os adversários no mano a mano e ser eficiente em campo aberto, parando também o jogo corrido. Sempre com os olhos no QB e dono de boas mãos, ele utiliza a sua velocidade para acompanhar os recebedores durante toda a rota e escolhe bem os momentos em que decide atacar a bola ou o jogador. Lançar a bola na direção do camisa 21 virou uma opção inviável para as equipes rivais e o atleta ainda evoluiu em quesitos como tackles e jardas após a interceptação, o que explica a sua atual posição entre os CBs da NFL. Mesmo não sendo tão famoso como os companheiros de posição, o defensor é, atualmente, um dos jogadores mais completos do setor.

4º) Joe Haden – Cleveland Browns

haden-top-10

O camisa 23 do Browns é um dos jogadores mais talentosos da lista e titular absoluto da franquia desde 2010, ano em que foi selecionado. É o responsável por marcar os melhores recebedores que Cleveland enfrenta durante o ano – uma lista repleta de grandes nomes como Steve Smith, A.J. Green e Antonio Brown – e faz isso muito bem, utilizando uma ótima capacidade física e inteligência para atuar em todos os tipos de esquemas necessários. Líder da secundária, o jogador tem voz ativa em todas as jogadas defensivas e coordena o setor com vigor.  Bastante regular, o CB teve 20 passes desviados em 2014 e, tirando 2012 quando deixou de atuar em 5 jogos, nunca passou uma temporada com menos de 18 lançamentos desviados; um dos motivos pelos quais os QBs evitam realizar passes em sua direção. O jogador soma também 2 sacks, um touchdown, 16 interceptações, 307 tackles e 4 fumbles forçados em sua carreira, reunindo no mesmo currículo alguns dos melhores números entre os defensores da NFL na atualidade. O único motivo que separa o atleta dos três a sua frente é a sua inconstância na marcação dos passes em profundidade e as fracas campanhas do Browns nos últimos anos.

3º) Patrick Peterson – Arizona Cardinals

patrick-peterson-top-10

O CB ex-LSU foi selecionado pelo Arizona Cardinals em 2011 para se tornar um dos grandes nomes da NFL e não decepcionou. Peterson é conhecido por retornar chutes e pela incrível habilidade com a bola na mão, talento que já fez o defensor se posicionar como recebedor em algumas formações ofensivas da equipe. Apesar disso, ainda haviam alguns questionamentos sobre o camisa 21 em relação a sua verdadeira capacidade de se tornar um CB que aparece nos momentos importantes. Depois das últimas temporadas, as desconfianças já não existem mais. Peterson atuou em todas as partidas desde que foi selecionado e se tornou o principal jogador do setor, marcando os melhores recebedores adversários, independente da formação e do posicionamento do rival. Já são 4 Pro Bowls no currículo, além, de 15 interceptações, 199 tackles, um touchdown e 49 passes desviados. Mais do que os números, o jogador está revolucionando a forma de atuar na posição, juntando a excelência física com a inteligência e versatilidade para saber o que fazer quando a bola está no ar. Peterson deve melhorar ainda mais no futuro e já faz história como um dos mais talentosos jogadores a ter atuado nesta posição.

2º ) Darelle Revis – New York Jets

revis-top-10

Revis é uma das maiores referências da posição atualmente e faz basicamente tudo que um CB precisa para se tornar dominante. Veterano de oito anos na NFL, o defensor ganhou destaque pelo Jets, somando 19 interceptações, 98 passes desviados e 3 fumbles forçados durante seis temporadas, além de parar os melhores receivers da liga e ver a porcentagem de passes em sua direção diminuir ano após ano. O domínio de Revis sobre os rivais é tão grande que ganhou até o apelido de “Revis Island”. A consagração do camisa 24, porém, aconteceu por outra equipe da AFC East, o New England Patriots. Contratado durante a offseason de 2014, o jogador chegou ao rival do Jets para finalmente ser campeão do Super Bowl e atuou em alto nível para confirmar a chance. Titular durante toda a campanha, Revis elevou a defesa do Pats a outro patamar e foi essencial para mais um título da franquia em sua história, o primeiro do CB. Com um trabalho de pés impressionante, velocidade de reação na linha de scrimmage e facilidade para atuar em diferentes esquemas, ele é importante em todos os snaps defensivos e um dos maiores jogadores em termos individuais entre os ativos da NFL.

1º ) Richard Sherman – Seattle Seahawks

sherman-top-10

A briga pelo título de melhor CB da NFL sempre acaba na discussão entre Sherman e Revis, ainda mais agora que ambos contam com um anel de campeão do Super Bowl em seus currículos, mas o camisa 25 do Seattle Seahawks tem números suficientes para confirmar o primeiro lugar, além de todo um talento físico inquestionável. Em apenas 4 anos como profissional, Sherman foi escolhido para 2 Pro Bowls, soma impressionantes 24 interceptações, 65 passes desviados, 5 fumbles forçados e 224 tackles. Mais do que os números espetaculares, o jogador criou uma reputação dentro da liga, que apenas ele consegue manter intacta graças ao desempenho regular e sempre decisivo. Mesmo não atuando em esquemas mais complexos como Revis ou até Peterson, ele é a garantia de que o lado esquerdo da defesa de Seattle quase não seja explorado pelos ataques rivais, que evitam lançar a bola na direção do jogador, temendo uma interceptação. Entre as suas principais qualidades como CB estão o ótimo posicionamento, as mãos de um atleta que atuou como WR na faculdade, a agressividade para atacar a bola ou usar o corpo contra o recebedor e o ótimo trabalho de pés. Como se isso já não bastasse, Sherman ainda é sólido contra a corrida e funciona bem quando tem espaço para derrubar o adversário. Dominante, respeitado, intimidador e líder. Não há como deixar de considerar o representante máximo da “Legion of Boom” como o melhor Cornerback da liga atualmente.

Concorda com os nomes? Mudaria alguma coisa? Faltou algum jogador? Deixe a sua opinião nos comentários e fique ligado em nosso site para conferir as próximas listas!!!

Compartilhe

Comments are closed.