sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Compartilhe

Que a temporada regular da NFL é igualmente dura para os jogadores quanto excitante para nós telespectadores, ninguém duvida. Se há uma corrente dentro da liga que os jogadores ameaçam greve em qualquer assunto que envolva o aumento do número de partidas de uma temporada, temos aí um exemplo perfeito de como os dezesseis jogos anuais são desgastantes e perigosos – fisicamente falando, para a saúda a curto, médio e longo prazo. Cada snap deve ser jogado de uma vez e dentro das quatro linhas, nada é garantido.

Uma constatação feita após duas semanas de temporada regular nos dá a real impressão disto, mesmo que em 2019 estamos vendo um aumento exponencial do número de atletas – e atletas importantes, que acabam dando entrada no departamento médico das equipes. Oito dos trinta e dois Quarterbacks que ao menos durante a pré-temporada eram cotados para serem os titulares de suas equipes ao longo da temporada estarão fora de combate já na terceira semana, ou seja, após 32 dos 256 jogos previstos dentro da temporada regular, 25% dos times já perderam (ou abriram mão) daqueles que eram tidos como as principais peças dentro do elenco e importantes para alçarem qualquer voo maior daqui até Dezembro. Partindo da súbita aposentadoria do QB Andrew Luck do Colts até o fato do QB Ryan Fitzpatrick ir para o banco em favor do jovem QB Josh Rosen, uma montanha-russa na posição tem tomado conta de toda a NFL.

Após Luck abandonar o esporte aos 29 anos vítima de diversas lesões, o QB Nick Foles do Jaguars fraturou a clavícula em seus primeiros momentos como Quarterback titular da franquia da Florida. O próximo da lista foi Sam Darnold do Jets e seu bizarro caso de mononucleose, vírus que o tirou de combate da semana 2 e que ainda não lhe permite estar junto de seus companheiros na preparação das partidas.

A “dança das cadeiras” da posição atingiu também os dinossauros. Ben Roethlisberger do Steelers está fora da temporada com uma lesão no cotovelo e Drew Brees, que busca quebrar o recorde histórico de passes para TD que pertente à Peyton Manning teve uma lesão de ligamento em um dos dedos de sua mão direita – a que usa para lançar, com tempo estimado de recuperação em seis semanas. Finalmente, o Panthers parece ter admitido que errou em lidar com a lesão de seu Quarterback Cam Newton e declarou que ele ainda tem um problema na perna, com todos os sinais levando ao fato que ele perderá algumas semanas até que se recupere, após ter agravado a lesão na derrota da equipe para o Tampa Bay Buccanneers, não importando o senso de urgência que a temporada da franquia já toma neste primeiro mês.

Finalmente, mesmo que não por motivos físicos, os veteranos Eli Manning e Ryan Fitzpatrick perderam as respectivas titularidades de Giants e Dolphins em favor dos jovens Daniel Jones e Josh Rosen, mas de qualquer maneira, eleva o número de prováveis titulares fora de combate à oito.

Quais os próximos da linha de sucessão? Lesões estão acontecendo a todo momento com os jogadores vendo cada vez menos a cor do campo durante os treinamentos de pré-temporada, forçando uma melhor readaptação após longos meses à temporada regular adentro. Se pensarmos que o Jets já perdeu o reserva imediato de Darnold – Trevor Siemian com uma grave lesão no tornozelo e que atletas como Case Keenum e Joe Flacco podem perder as titularidades para os calouros Dwayne Haskins e Drew Lock em Redskins e Broncos, respectivamente, o número com certeza irá aumentar nas próximas semanas.

De qualquer maneira, é uma alteração bem grande acerca dos prováveis titulares pouco antes da temporada começar. Isto denota que os campeonatos não são vencidos em Agosto e que times muitas vezes mudam seu planejamento de rota já com o navio em curso, muitas vezes sendo obrigado, outras vezes por aceitar que erraram no planejamento inicial.

Aguardemos os próximos capítulos.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.