segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

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Todo ano, milhares e milhares de pessoas esperam ansiosas pela chegada do primeiro domingo de fevereiro. Para os amantes do futebol americano, a data já virou até um ritual sagrado, já que é sempre neste dia que acontece um dos maiores espetáculos esportivos do planeta: o Super Bowl.

A grande decisão da Liga de Futebol Americano (NFL) é muito mais do que apenas o jogo que coroa o grande campeão entre os melhores times da temporada. A finalíssima também é marcada por ser um evento grandioso, que simplesmente paralisa os Estados Unidos e balança as estruturas do mercado internacional.

Para ser ter uma ideia, o Super Bowl LV bateu um recorde impressionante e entrou para a história como o líder de renda publicitaria. Foram US$ 450 milhões investidos em propagandas durante o megaevento que marcou o bicampeonato do Tampa Bay Buccaneers.

Os números indicam que as empresas que compraram um espaço no intervalo da transmissão pagaram US$ 5,5 milhões por apenas 30 segundos de divulgação. As cifras assustadoras fazem com que esse seja o espaço mais caro da televisão, mas também um dos mais efetivos.

De acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope, ter a marcada exposta no Super Bowl é sinônimo de sucesso, já que 74% dos fãs com mais de 18 anos dizem que este é um evento imperdível. Isso representa um faturamento 20 vezes maior do que um comercial exibido em qualquer outro programa televisivo.

E quem pensa que o sucesso fica apenas nos Estados Unidos está muito engano. Ainda segundo dados da Kantar Ibope, 27 milhões de brasileiros se declararam fiéis torcedores do esporte americano em 2020, graças também à enorme popularidade de Tom Brady no país.

O astro e marido de Gisele Bündchen é um verdadeiro fenômeno no Brasil. Por exemplo, a chegada de Tom Brady ao Tampa Bay Buccaneers fez com que as buscas pelo time no Google aumentassem 3,400% no território nacional. Todo esse alvoroço atrai diversas marcas que acabam investindo muito em inserções publicitárias.

Isso faz com que, sem sombra de dúvidas, a final da NFL seja uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. O evento envolve valores exorbitantes em diversos negócios e também movimenta o mercado de casa de apostas como Betway, por exemplo.

Segundo uma pesquisa da American Gaming Association (AGA), somente nos Estados Unidos, 23,2 milhões de pessoas apostaram no Super Bowl LV, gerando um montante impressionante de US$ 4,3 bilhões. Indicadores surpreendentes que mostram a grandiosidade do evento para o mercado internacional.

Show do Intervalo

Além da bola oval, outro fator determinante para o sucesso do Super Bowl é o famoso show do intervalo. É durante o descanso dos jogadores que o estádio vira um verdadeiro palco e recebe grandes nomes do cenário mundial.

No espetáculo, já se apresentaram artistas de peso como Michael Jackson, Paul McCartney, The Rolling Stones, Prince, The Black Eyed Peas, Madonna, Bruno Mars, Shakira, Lady Gaga, Beyoncé, Jennifer Lopez, dentre tantos outros.

Na grande final de 2020, o responsável pelo entretenimento dos torcedores foi o astro canadense The Weeknd, que desembolsou US$ 7 milhões para realizar uma apresentação repleta de pirotecnia e efeitos especiais nas arquibancadas do Raymond James Stadium.

Super Bowl LV

Realizado no dia 7 de fevereiro, o Super Bowl LV quebrou a dinastia do New England Patriots e coroou o Tampa Bay Buccaneers campeão, ao vencer o Kansas City Chiefs por 31 a 9.

Com as estreias de Brady, Gronk e Fournette em março de 2020, a temporada prometia excelentes resultados para os Bucs. E se alguém tinha alguma dúvida de que Tom Brady se adaptaria à nova casa após 20 anos atuando no New England Patriots, agora as incertezas foram para o espaço e deram lugar a uma realidade mais do que vencedora.

Aos 43 anos de idade, o quarterback mostrou que, além de se adaptar, ainda é o melhor jogador de futebol americano em atividade. Com uma atuação impecável, o astro liderou o Tampa Bay Buccaneers ao bicampeonato e conquistou o seu sétimo troféu na NFL, recorde absoluto na competição.

 


 

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