segunda-feira, 26 de março de 2018

Compartilhe

 

O sistema de cobertura por zona é o mais usado pelos jogadores virtuais no Madden NFL. Nele a defesa espalha seus jogadores pelo campo, com cada um tendo uma área determinada para impedir uma recepção ou um avanço do ataque adversário.

No texto da semana passada expliquei as funções dos marcadores nas diversas áreas do campo de futebol americano, mostrando as rotas dos recebedores que eles conseguem cobrir no sistema de cobertura escolhido.

Mas todo sistema de cobertura possui seus “buracos” onde os recebedores podem explorar para conseguir avançar pelo campo adversário. E é isso que irei explorar neste texto de hoje, mostrando algumas maneiras de atacar um sistema de defesa Cover 2, onde dois safeties são responsáveis por defender o fundo do campo, cada um com uma metade.

Sintam-se livres para tirar quaisquer dúvidas na caixa de comentários, ao final do texto, assim como apresentar novas sugestões para combater esse tradicional sistema defensivo.

Reconhecendo uma Cover 2

Antes de uma jogada começar, prestem atenção em quantos defensores estão mais recuados na formação. Se tiver dois safeties ao fundo (circulados em vermelho), cada um numa metade do campo, assim como dois cornerbacks abertos (circulados em verde) próximos a linha de scrimmage, é um indício que a defesa está numa formação Cover 2. Não podemos dar 100 de certeza, pois hoje em dia as defesas, muitas vezes, costumam “mascarar” seu sistema de cobertura, por isso temos que ficar ligados na movimentação dos defensores pós-snap também.

Dois safeties ao fundo e dois outsides cornerbacks à frente: indícios de uma Cover 2

LEIA MAIS: Será a NFC North a divisão mais disputada da NFL?

Regiões frágeis do sistema Cover 2

Em um sistema tradicional Cover 2, além dos dois safeties defendendo o fundo do campo, costumamos ter cinco defensores marcando a região intermediária (dois abertos e três mais centralizado) e quatro jogadores indo pressionar o quarterback.

Essa disposição da defesa acaba abrindo espaço, principalmente, em duas regiões do campo: entre os dois safeties (marcada em azul na imagem abaixo) e nas laterais, atrás dos outsides cornerbacks (marcadas em amarelo).

Zonas a serem exploradas num sistema Cover 2

Como explorar essas regiões

Para explorar a região entre os dois safeties, a rota post é a principal opção, onde o recebedor avança ao fundo do campo e faz um corte, em diagonal, em direção a esse espaço deixado entre esses dois defensores mais recuados. Na imagem abaixo, vemos um exemplo onde o quarterback consegue achar o recebedor bem colocado nesse espaço vazio:

Rota post é muito eficaz para bater os dois safeties

Em relação a região lateral, atrás dos outsides cornerbacks, a rota go de recebedores abertos e a rota corner de recebedores internos, são as melhores armas. Nas imagens abaixo, vemos esses dois exemplos, respectivamente, sendo executados:

Recebedor aberto numa rota go consegue explorar o espaço entre o cornerback e o safety

Rota corner também é muito eficaz contra a Cover 2

LEIA MAIS: O futuro de running backs veteranos na NFL

Outras regiões que podem ser exploradas

Nos três exemplos citados acima, pode acontecer do middle linebacker recuar para cobrir o espaço entre os dois safeties, marcando a rota post. Se isso acontecer, abrirá um espaço na zona central intermediária, que pode ser explorada por algum recebedor numa rota cruzada para o meio, como, por exemplo, rotas slant ou in, ou o conceito texas.

Na imagem abaixo vemos o Mike marcando o jogador em rota post, abrindo espaço para o wide receiver aberto receber a bola numa rota slant:

Recebedor na rota post atrai o Mike, abrindo espaço para o recebedor na rota slant

LEIA MAIS: Podcast Ep #130 – Análise da Free Agency

Pode acontecer também dos outsides cornerbacks estarem numa marcação Cloud Flat ou Soft Squat, onde poderão marcar as rotas corner e go. Com isso acaba abrindo espaço para algum recebedor explorar a zona flat, como, por exemplo, em rotas quick out ou flat.

Na imagem abaixo vemos o wide receiver aberto, em uma rota go, sendo acompanhado pelo outside cornerback, abrindo espaço para o tight end explorar a zona flat numa quick out:

Recebedor na rota go atrai o cornerback, abrindo espaço para o tight end numa quick out

Como podemos ver, leituras simples da movimentação da defesa adversária poderá fazer você avançar no campo, batendo esse sistema defensivo muito usado pelos jogadores no Madden NFL.

Compartilhe

Leave A Reply