segunda-feira, 15 de abril de 2019

Compartilhe

 

Um dos fatores que compõe a estratégia do jogo de futebol americano que muitas vezes acaba passando despercebido por quem está assistindo a partida é o controle do relógio. Essa tática serve tanto para deixá-lo correr, quanto para para-lo e muitas vezes pode acabar decidindo uma partida.

No Madden, saber controlar o relógio é ainda mais importante, afinal uma partida online possui quartos com duração de cinco minutos e, jogando offline, dificilmente alguém coloca os quinze minutos tradicionais de uma partida da NFL. Portanto, conseguir ficar no ataque por mais tempo, pode dificultar bastante a vida do adversário.

Leia Mais: Conheça os ajustes táticos que podem mudar uma partida do Madden NFL

Leia Também: Os principais destaques do Combine no Madden NFL 19

No texto de hoje darei dicas de como usar o relógio a nosso favor em diversas situações da partida. As vezes é interessante deixar o relógio correr e em outros casos nos vemos obrigados a acelerar as jogadas para que o tempo não se acabe antes de conseguirmos alguma pontuação. Vejamos algumas situações abaixo e algumas dicas úteis.

Gastando o relógio

Existem aqueles jogadores que adoram lançar bolas longas para tentar conseguir pontuar o mais rápido possível, mas realizar uma campanha longa em que o ataque fique durante bastante tempo em campo tem suas vantagens. Este é um estilo muito usado pelo New England Patriots (e por este que vos escreve) onde muitas vezes vemos Tom Brady avançar lentamente sua equipe pelo campo do adversário e terminar a campanha com sete pontos no placar e muitos minutos a menos no relógio.
Podemos citar alguns benefícios de jogar assim:

– Cansar a defesa

Uma defesa que fica muito tempo em campo acaba se cansando mais. Com isso pode acabar ficando mais difícil a cobertura e a pressão no backfield.

– Pouco tempo para o adversário

Imaginem uma campanha ofensiva que dure cinco minutos e termine com pontuação. Isso significa que além de pontuar, deixamos o ataque adversário durante um quarto inteiro no banco. Essa tática é ainda melhor quando usada no segundo e último quarto, onde o ideal é entregar a bola faltando pouco tempo para o adversário tentar pontuar.
Para gastar o tempo devemos ter como objetivo na campanha ofensiva buscar as primeiras descidas, sem se preocupar muito com Big Plays e para isso podemos usar as seguintes táticas:

– Correr com a bola

A melhor maneira de manter o cronômetro rodando é investir no jogo corrido. Além de gastar o relógio, a corrida pode facilitar o trabalho do QB em terceiras descidas. Lembrando que uma média de 4 jardas por carregadas já é considerada muito boa, portanto se em duas descidas você conseguir 8 jardas, estará em uma terceira descida para duas e com pelo menos um minuto e meio a menos no relógio. Cuidado com as corridas laterais, pois o jogador pode acabar saindo de campo, o que faz o relógio parar.

Correr com a bola é a melhor saída para gastar tempo no Madden

– Passes curtos

Outra tática muito boa é abusar dos passes curtos. Eles são mais fáceis de completar – lembrando que passe incompleto para o relógio – e diminuem a chances de turnover. Além disso não precisa de muito tempo para a rotas se desenvolverem, facilitando a vida do QB que pode realizar um passe rápido. Boa dica para equipes com linha ofensiva fraca em proteção para o passe.
Aqui a preferência são as rotas que visam o centro do campo, pois os passes para as laterais podem acabar fazendo com que o recebedor saia de campo.

– Usar todo o tempo entre os snaps

O tempo para que uma jogada seja escolhida e o snap realizado é de 40 segundos, portanto é interessante usá-lo ao máximo quando quisermos gastar o relógio. Apenas tomem cuidado para não sofrer uma falta de “delay of game”, principalmente em jogadas que possuem movimentações pré-snap.

– Ajoelhar com o QB

No Madden existe uma jogada conhecida como QB Kneel em que o Quarterback recebe a bola do Center e simplesmente ajoelha com ela, terminando a jogada e fazendo o cronômetro rodar. É conhecida como formação da vitória, pois ela é usada em momentos que o jogo já está decidido e basta deixar o tempo acabar para vencer o jogo. Para selecioná-la vá em Play Type – Special – Clock Management – QB Kneel.

Evite dar sopa para o azar e ajoelhe com o QB para garantir a vitória

Jogando contra o tempo

Há momentos do jogo em que nos encontramos do outro lado, onde precisamos pontuar e estamos com pouco tempo no relógio. Geralmente isso acontece no final do segundo e do último quarto.

Imaginem uma situação: último quarto com pouco mais de dois minutos no relógio e você está com a bola na linha de 25 jardas do próprio campo, perdendo por 4 pontos. Precisa percorrer 75 jardas para virar a partida. Vejamos algumas dicas para conseguir uma campanha da vitória:

– Pedir tempo

Caso seja derrubado com a bola dentro de campo, tem a opção de pedir tempo. Cada time tem três em cada tempo do jogo para pedir, além do Two Minute Warning (o relógio para ao atingir os últimos 2 minutos do segundo e último quarto). Para pedir o tempo basta apertar o botão Touch Pad no PS4 e o botão View no XONE.

– No Huddle

Ir sem Huddle para a jogada seguinte é outra tática importante para não perder muito tempo. Assim que for derrubado com a bola dentro de campo, segure triângulo / Y e o ataque irá rapidamente para a formação. A jogada fica com a última selecionada, mas você pode modificá-la como mostrei semana passada.

– Spike

Após conquistar o first down sendo derrubado em posse da bola dentro de campo, temos a opção de realizar uma jogada chamada Spike. Nela o ataque se posiciona rapidamente e após o snap o QB joga a bola no chão. A jogada é considerada um passe incompleto, o ataque perde uma descida, mas consegue parar o tempo. Para realizá-la segure o círculo / B assim que a última jogada terminar.

Realizar o Spike é uma saída para parar rapidamente o relógio

– Fake Spike

Também temos jogadas engraçadinhas nessas ocasiões. Ao segurar o quadrado / X assim que for derrubado dentro de campo, a equipe se posiciona na formação do Spike, mas na verdade o QB só ameaça jogar a bola no chão, enquanto os recebedores saem em rotas à espera do passe. Não custa arriscá-la alguma vez para tentar enganar o adversário. Aqui também podemos fazer modificações pré-snap para selecionar outra jogada.

– Passes nas laterais do campo

Como sair em posse da bola pela lateral do campo faz o relógio parar, outra dica interessante é lançar bolas para rotas que visam esse setor, como Out, Corner e Comeback para passes mais longos e Quick Out, Zig e Flat para passes mais curtos.

Mire as rotas laterais para conseguir parar o relógio

Sabendo administrar bem o relógio durante as campanhas ofensivas, ele pode ser um grande aliado para vencermos nossas partidas virtuais do Madden NFL.

Veja também o vídeo sobre o tema para um maior entendimento.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.