segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Compartilhe

 

O Madden NFL 20 foi lançado e uma das grandes novidades da nova versão do game oficial da NFL foi a inclusão das jogadas Run-Pass Options para incrementar os playbooks das equipes. Estas jogadas fizeram sucesso na liga em 2017 na campanha vitoriosa do Philadelphia Eagles e logo muitas franquias começaram a usá-las.

As Run-Pass Options consistem em jogadas desenhadas para corridas, mas, dependendo da movimentação da defesa logo após o snap, pode se transformar em um passe. Possuem leituras simples e podem facilitar o avanço do ataque no campo, pois não necessitam de linhas ofensivas especialistas em bloqueios de passe e nem de quarterbacks acima da média.

Leia Mais: Primeiras impressões do Madden NFL 20

Leia Também: Aprenda a utilizar a Read Option no Madden

Demoraram dois anos, mas finalmente a EA Sports acrescentou-as no Madden e o entendimento delas ajudará bastante os jogadores nas campanhas ofensivas. No jogo possuem três tipos de RPO’s – Alert, Peek e Read –, cada uma exigindo uma leitura diferente para executá-las e vocês entenderão esses processos no texto de hoje. Estas jogadas podem ser selecionadas no menu Play Type, na aba RPO ou no menu Concept, na aba Option.

Vale salientar que no futebol americano é marcada falta contra o ataque quando algum passe para frente é realizado com jogadores não elegíveis a recebê-los (no caso aqui, a Linha Ofensiva) além da linha de scrimmage. Portanto, a leitura nas RPO’s precisa ser rápida para, caso apareça oportunidade de realização de algum passe, este seja executado rapidamente, evitando que a falta seja marcada, fazendo o ataque perder 5 jardas na jogada.

Alert

A leitura no estilo Alert não é feita em um defensor específico e sim no setor onde o recebedor passará na execução de sua rota. A jogada é desenhada para uma corrida, a linha ofensiva se desloca normalmente para bloquear para o running back, mas, dependendo da movimentação defensiva na região da rota do recebedor, o quarterback pode abortar o handoff (entrega da bola para o RB) e realizar um passe rápido.

Vamos ver exemplos para entender a execução:

Na imagem abaixo vemos uma RPO Alert, onde temos o desenho de uma corrida para a direita. A opção de passe nesta jogada está representada pelo Alshon Jeffery, recebedor marcado com o botão quadrado (X no XOne) que correrá uma rota Slant. Assim que o snap é realizado, devemos prestar atenção na região onde o recebedor fará o corte para o meio. Caso algum defensor cubra este setor, não apertamos botão nenhum e voltamos nossa atenção para a corrida, tentando conseguir jardas entre os bloqueios. Mas se houver espaço para a realização de um passe, seguramos o botão correspondente ao recebedor antes do handoff e o QB lançará a bola para ele.

No exemplo abaixo, defensores se posicionaram na região da rota Slant, então optamos pelo handoff e nos concentramos na corrida:

Já nesta próxima situação, encontramos um espaço entre os defensores e realizamos um rápido passe para o Jeffery receber a bola livre:

Como se trata de uma jogada que pode significar uma corrida para um lado ou um passe para o outro, vale à pena fazer a contagem de defensores antes do snap, para se ter uma ideia do lado com o matchup mais favorável.

A região do passe está congestionada, enquanto o lado da corrida parece estar mais favorável

Peek

Neste segundo estilo de Run-Pass Option existe um defensor específico – marcado no campo com a letra P, quando seguramos o R2/RT ou L2/LT – que será o responsável pela leitura pós-snap e a movimentação dele que irá definir se iremos correr ou passar a bola. A leitura aqui é parecida com as que fazemos nas jogadas de Read Options.

Logo após o snap, se este defensor ficar recuado, devemos segurar o X (PS4) / A (XONE) para que o handoff seja realizado e o RB possa tentar ganhar jardas correndo. Caso este defensor avance em direção ao RB, não apertamos botão nenhum para o QB ficar com a bola e logo depois realizar o passe para um dos recebedores.

Mais uma vez, lembrem-se que o passe precisa ser realizado rapidamente para evitar falta e aqui, assim como no estilo Alert, o handoff pode ser abortado a qualquer momento segurando o botão correspondente a um dos recebedores.

Nesta situação abaixo, o defensor com a letra P fica recuado assim que o snap é realizado, então seguramos o botão X/A para que o handoff seja realizado:

Neste segundo exemplo, o defensor P avança logo após o snap em direção ao RB, então não apertamos botão nenhum para manter a bola com o QB e logo em seguida realizamos o passe, explorando o espaço deixado pelo linebacker:

Read

O último estilo de RPO existente no Madden 20 possui duas leituras, muito parecidas com as executadas nas jogadas Triple Options. Neste tipo de jogada, dependendo da movimentação de dois jogadores da defesa, poderemos correr com o RB, passar a bola para algum recebedor ou correr com o próprio QB.

O primeiro defensor que devemos prestar a atenção em sua movimentação logo após o snap é aquele marcado com a letra R. Caso ele fique recuado, devemos segurar o X/A para realizar o handoff e correr com o RB. Caso ele vá em direção ao RB, não apertamos botão nenhum para o QB ficar com a bola. Esse processo é o mesmo já explicado no estilo Peek.

A novidade neste estilo Read é que caso o QB fique com a bola, partiremos para uma segunda leitura, analisando a movimentação do defensor marcado com a letra P. Se ele for em direção ao QB, realizamos o passe. Caso ele vá em direção ao recebedor, partiremos para a terceira opção que é correr com o próprio QB.

No primeiro exemplo o defensor R ficou recuado, então seguramos o X/A para realizar o handoff:

No segundo exemplo o defensor R avançou em direção ao RB, então não apertamos botão nenhum para manter a bola com o QB. Na segunda leitura o defensor P avançou em direção ao QB, então realizamos o passe para o recebedor:

Por fim, neste último exemplo, o defensor R avançou em direção ao RB, fazendo o QB ficar com a bola e o defensor P foi em direção ao recebedor. Portanto, não realizamos o passe e corremos com o QB rumo ao first down:

Com um pouco de treino vocês verão como estas jogadas de Run-Pass Option são eficazes e podem causar problemas para a marcação adversária, fazendo seu ataque mover as correntes nas partidas virtuais de Madden NFL.

Para uma melhor compreensão, assista o vídeo sobre o tema no meu canal:

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.