terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Compartilhe

Com quinze semanas já transcorridas é possível separar as equipes que estão apenas fazendo figuração no campeonato e quais brigarão pelo título. Faltam somente duas semanas para o término da temporada regular e alguns dos times têm suas vagas nos playoffs garantidas e outros seguem em uma corrida intensa em busca das últimas oportunidades. Assim, fizemos um guia para ajudar a esclarecer como estão as situações e analisar os favoritos para jogar em janeiro. Começaremos com um texto sobre a AFC hoje e na quinta-feira será a vez da NFC.

OBS: Todas as probabilidades ao longo do texto foram retiradas das estimativas do FiveThirtyEight.

AFC Leste

New England Patriots (9-5)

Jogos restantes: Bills (C) e Jets (C)

Para o Patriots garantir mais um título consecutivo na AFC Leste, basta vencer um dos dois últimos jogos em casa contra rivais de divisão já eliminados. Mesmo no caso de ser derrotado nos dois jogos, só perderá a divisão caso o Dolphins triunfe em suas duas partidas. A briga na verdade é para ampliar a sequência de temporadas com folgas na primeira rodada, o que só será possível se vencer Bills e Jets e o Texans sair derrotado em um dos dois jogos que restam.

Leia Mais: Entenda o contrato dos atletas no modo Franchise do Madden NFL

Leia Também: Destaques e Decepções: Anotou a placa?

Miami Dolphins (7-7)

Jogos restantes: Jaguars (C) e Bills (F)

Só conquistará a divisão se triunfar nas duas partidas que faltam e o Patriots perder ambas e mais uma combinação improvável de resultados acontecer. Assim, a verdadeira disputa é por uma vaga no Wildcard, que será inviabilizada caso perca um jogo. Se vencer os dois, dependerá dos resultados de Colts, Ravens e Titans em um cenário de cerca de 5% de chances de acontecer.

Buffalo Bills (5-9) e New York Jets (5-9) já estão matematicamente eliminados.

AFC Oeste

Kansas City Chiefs (11-3)

Jogos restantes: Seahawks (F) e Raiders (C)

Mesmo com a melhor campanha da AFC no momento, o Chiefs ainda não garantiu nem o título da própria divisão e pode tanto ter uma folga na primeira rodada quanto ser obrigado a jogar o Wildcard, uma vez que já se garantiu nos playoffs. Para ter um bye, basta vencer o mesmo número ou mais jogos que o Chargers. Caso tenha menos vitórias, terá que se contentar com o Wildcard. Assim, o confronto fora de casa contra o Seahawks é de suma importância.

Los Angeles Chargers (11-3)

Jogos restantes: Ravens (C) e Broncos (F)

Apesar de ter a segunda melhor campanha na conferência, as chances do Chargers ter que fazer a maior parte do caminho nos playoffs, nos quais o time já está garantido, fora de casa é elevada. O time tem um caminho traiçoeiro e precisa vencer um jogo a mais que o Chiefs para ser o primeiro colocado na AFC e conquistar o mando de campo nos playoffs. Se não conseguir, será a seed 5 e terá um trajeto mais longo na pós-temporada.

Denver Broncos (6-8) e Oakland Raiders (3-11) já estão matematicamente eliminados

AFC Norte

Pittsburgh Steelers (8-5-1)

Jogos restantes: Saints (F) e Bengals (C)

A vitória sobre o Patriots na semana 15 foi fundamental para o Steelers. Com um confronto difícil com o Saints fora de casa pela frente, obriga o Ravens a vencer seus dois jogos para poder tirar a divisão de Pittsburgh. Assim, o time tem boas chances de conquistar a AFC Norte novamente.

No entanto, caso o Ravens ganhe a divisão, o Steelers terá que vencer um jogo e torcer para que o vencedor do duelo entre Titans e Colts na semana 17 tenha perdido sua partida na rodada anterior. Dessa forma, conquistará a sexta vaga da AFC.

Baltimore Ravens (8-6)

Jogos restantes: Chargers (F) e Browns (C)

O Ravens basicamente controla o próprio destino. Se vencer os dois jogos estará praticamente garantido nos playoffs, seja como campeão da divisão ou como Wildcard. Contudo, caso perca um jogo, precisará que o Steelers perca os dois para levar a AFC Norte ou, assim como os rivais de divisão, torcer para que o vencedor de Titans-Colts ter perdido na semana anterior. Assim, mesmo com o triunfo na semana 15, Baltimore viu as chances de avançar para os playoffs ficarem reduzidas.

Cleveland Browns (6-7-1)

Jogos restantes: Bengals (C) e Ravens (F)

Apesar de ainda não estar matematicamente eliminado, o Browns tem uma chance de menos de 1% de avançar. Para que isso aconteça será necessária uma incrível combinação de resultados que envolve duas vitórias da equipe, duas derrotas do Ravens, ao menos um revés do Dolphins, derrotas de Titans e Colts na semana 16 e que o embate entre Tennessee e Indianapolis na última rodada termine em um empate. Mesmo este cenário sendo improvável, é muito legal ver o Browns jogando partidas relevantes em dezembro após uma série de temporadas desastrosas.

Cincinnati Bengals (6-8) já está matematicamente eliminado.

AFC Sul

Houston Texans (10-4)

Jogos restantes: Eagles (F) e Jaguars (C)

Já praticamente garantido como campeão da AFC Sul, o Texans briga por uma folga na primeira rodada dos playoffs. Ela será garantida caso vença seus dois jogos ou se vencer uma vez e o Patriots sofrer um revés. Se perder ambos os jogos, precisará que o Patriots seja derrotado nas duas partidas que restam e que o Steelers perca um de seus confrontos.

Indianapolis Colts (8-6)

Jogos restantes: Giants (C) e Titans (F)

Embora ainda possa matematicamente vencer sua divisão, as chances do Colts passam quase que exclusivamente em avançar pelo Wildcard. Para tal, terá um importante confronto direto com o Titans na semana 17 que pode definir muitos destinos. Caso o time vença seus dois jogos, dependerá de uma derrota do Ravens para conseguir avançar pelo Wildcard. Uma derrota diante do Giants obriga o time a vencer sua última partida e a torcer para que aquele que não vencer a AFC Norte entre Ravens e Steelers perca

Tennessee Titans (8-6)

Jogos restantes: Redskins (C) e Colts (C)

O cenário para o Titans se desenha de maneira muito similar ao do Colts, com o detalhe de que a equipe tem a desvantagem no confronto direto com o Ravens em uma eventual necessidade de desempate caso ambos os times terminem com campanha 9-7. A grande vantagem para Tennessee é jogar aquele que pode ser o duelo decisivo da semana 17 em casa, mas antes precisa superar o Redskins.

Jacksonville Jaguars (4-10) já está matematicamente eliminado.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.