quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Compartilhe

Com quinze semanas já transcorridas é possível separar as equipes que estão apenas fazendo figuração no campeonato e quais brigarão pelo título. Faltam somente duas semanas para o término da temporada regular e alguns dos times têm suas vagas nos playoffs garantidas e outros seguem em uma corrida intensa em busca das últimas oportunidades. Assim, fizemos um guia para ajudar a esclarecer como estão as situações e analisar os favoritos para jogar em janeiro. Começamos com um texto sobre a AFC hoje e agora é a vez da análise da NFC.

OBS: Todas as probabilidades ao longo do texto foram retiradas das estimativas do FiveThirtyEight.

NFC Leste

Dallas Cowboys (8-6)

Jogos restantes: Buccaneers (C) e Giants (F)

Um triunfo em uma das rodadas finais sacramenta o título da NFC Leste para o Cowboys, o que é o cenário mais provável. Se Eagles e Redskins também forem derrotados na semana 16, a divisão será conquistada. O mesmo vale caso o Cowboys perca seus dois jogos e o vencedor do embate entre Philadelphia e Washington na última rodada tiver perdido na partida anterior. Na hipótese de perder a divisão, com duas derrotas para fechar a temporada, precisará que o Vikings perca seus dois jogos e o Panthers seja batido em um deles para poder avançar pelo Wildcard.

Leia Mais: Troféu Nick Bosa: a quantas anda a “corrida” pelo topo do draft

Leia Também: Cenários da briga pelos playoffs na AFC

Philadelphia Eagles (7-7)

Jogos restantes: Texans (C) e Redskins (F)

A vitória sobre o Rams manteve o Eagles vivo na corrida pelos playoffs e renovou as esperanças da equipe, que vem em um campeonato decepcionante. Contudo, o caminho ainda não é fácil, uma vez que o time não depende só de si. Caso perca um dos jogos restantes ou o Cowboys vença apenas um, já perde a chance de ganhar a divisão. Além disso, se o Cowboys levar a NFC Leste, Philadelphia ainda dependerá de um revés do Vikings para conseguir avançar pelo Wildcard mesmo se triunfar nas duas partidas que faltam.

Washington Redskins (7-7)

Jogos restantes: Titans (F) e Eagles (C)

Os cenários de classificação do Redskins são semelhantes aos do Eagles. Para vencer a NFC Leste o time necessita de duas derrotas do Cowboys combinadas a dois triunfos nas semanas finais da temporada. Caso esta hipótese, que é pouco provável, não aconteça, a franquia de Washington passa a depender de duas vitórias que devem vir acompanhadas de pelo menos um revés do Vikings ou duas derrotas do Seahawks para conseguir avançar. Independente do resultado da semana 16, uma derrota diante do Eagles na rodada final elimina o Redskins. E tudo isso nem começa a considerar a dificuldade que será vencer os jogos com Josh Johnson como o QB titular.

New York Giants (5-9) já está matematicamente eliminado.

NFC Oeste

Los Angeles Rams (11-3)

Jogos restantes: Cardinals (F) e 49ers (C)

Um dos primeiros times a selar sua vaga nos playoffs, o Rams já conquistou a NFC Oeste e agora busca firmar uma folga na primeira rodada. Para tal, precisa apenas vencer seus dois compromissos restantes. Caso consiga e o Saints perca os dois jogos, terá o mando de campo ao longo da pós-temporada. Se perder um ou os dois, o que não parece que vai acontecer, precisa torcer contra o Bears para não perder seu bye.

Seattle Seahawks (8-6)

Jogos restantes: Chiefs (C) e Cardinals (C)

Vencer o Vikings na semana 14 foi fundamental para as pretensões de classificação do Seahawks. O triunfo deixou a equipe em uma situação muito confortável para conquistar a quinta vaga da NFC. Para isso, basta vencer um dos jogos ou torcer para que Cowboys, Eagles, Redskins, Panthers e Vikings sejam derrotados. De qualquer forma, a equipe de Seattle controla seu próprio destino.

San Francisco 49ers (4-10) e Arizona Cardinals (3-11) já estão matematicamente eliminados.

NFC Norte

Chicago Bears (10-4)

Jogos restantes: 49ers (F) e Vikings (F)

A vitória sobre o Packers no domingo tornou o Bears o vencedor da NFC Norte em 2018 e eliminou o adversário da concorrência nesse ano. Agora, o time de Chicago joga apenas pela possibilidade de conseguir uma folga na primeira rodada. Para tal, precisa vencer um jogo a mais que o Rams, mas isto parece pouco provável tendo em vista o calendário mais tranquilo do concorrente.

Minnesota Vikings (7-6-1)

Jogos restantes: Lions (F) e Bears (C)

Ganhar os dois jogos garante o Vikings no Wildcard. Mesmo se vencer apenas mais uma vez ainda possui um caminho para a classificação, que passa pela necessidade do vencedor do embate entre Eagles e Redskins na semana 17 ter perdido o duelo anterior. Caso isso não aconteça, Cowboys e Seahawks terão que perder nas duas últimas rodadas. Perder as duas partidas praticamente sacramenta a eliminação da equipe.

Green Bay Packers (5-8-1) e Detroit Lions (5-9) já estão matematicamente eliminados.

NFC Sul

New Orleans Saints (12-2)

Jogos restantes: Steelers (C) e Panthers (C)

Com título da NFC Sul já conquistado anteriormente, o triunfo sobre o Panthers no último Monday Night Football praticamente assegurou ao Saints uma folga na primeira rodada dos playoffs. Além disso, com mais uma vitória o time irá se firmar como o primeiro colocado da NFC e poderá jogar a pós-temporada toda em casa.

Carolina Panthers (6-8)

Jogos restantes: Falcons (C) e Saints (F)

Matematicamente ainda existe uma chance inferior a 1%, mas o Panthers pode ser considerado como eliminado após as seis derrotas seguidas. Para alcançar uma vaga no Wildcard, a equipe precisa vencer seus dois jogos, que o Seahawks e o Vikings percam ambos os compromissos e que o vencedor do embate entre Eagles e Redskins na semana 17 tenha sido derrotado na rodada anterior. Caso um deles vença as duas últimas partidas, o Cowboys terá que perder nas duas últimas semanas.

Atlanta Falcons (5-9) e Tampa Bay Buccaneers (5-9) já estão matematicamente eliminados.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.