quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Compartilhe

Dolphins Titans Football

Com 32 times divididos em 8 divisões e duas conferências, uma das certezas da NFL é que pelo menos uma equipe de cada divisão vai estar presente nos Playoffs. E a “regalia” não para por aí, afinal, todos os campeões de suas respectivas divisões também garantem pelo menos um jogo em casa na pós-temporada, o que a princípio parece justo e aceitável. Mas e quando uma franquia soma um recorde pior que outros times de sua conferência e mesmo assim garante a vantagem em janeiro? Não precisamos viajar tão longe no tempo para lembrar de casos assim. Em 2014, por exemplo, o Carolina Panthers venceu a NFC SUL com uma campanha de 7 vitórias, 8 derrotas e 1 empate, números que deixariam o time em terceiro lugar em todas as três divisões da sua conferência. Em 2008, o Seahawks foi para os playoffs com um recorde de 7-9 , a pior marca da história da NFL. Por sorte, estas foram as únicas duas vezes que isso aconteceu desde que o formato com 32 equipes entrou em vigor em 2002. A terceira vez, porém, está muito próxima de acontecer já nesta temporada.

LEIA MAIS : O que está acontecendo com o Indianapolis Colts?

A crise do momento acontece no lado sul da NFL mais uma vez, mas as vítimas são de outra conferência. Após a semana 7, as quatro equipes da AFC SUL somam 8 vitórias e 19 derrotas combinadas. Se analisarmos a porcentagem de triunfos fora da divisão, a situação é ainda mais crítica; Com um recorde de 4-15 e 21% de aproveitamento até o momento, a divisão caminha a passos largos para se tornar a pior da história. A dificuldade é tão grande que o Indianapolis Colts (3-4) soma a pior campanha de uma equipe que lidera a sua divisão após a sétima semana desde 1970. Nesta configuração, a NFL nunca havia presenciado um líder com recorde negativo até este momento da temporada. Péssimo.

hi-res-4abb8686ddab3c33aa2092609c291710_crop_northAnalisando a qualidade dos times e o histórico recente, a divisão certamente não era cotada para ser uma das mais disputadas, mas ainda assim os números negativos assustam. Jaguars e Titans, equipes que escolheram no TOP 5 do último draft, não aparecem nos playoffs desde 2008 graças aos seguidos erros técnicos e estruturais apresentados nas últimas temporadas. A franquia da Flórida somou apenas 14 vitórias nos últimos 4 anos e em 2015 segue tendo problemas para superar seus rivais, contando com uma campanha de 5 derrotas e 2 triunfos até agora. Em Nashville, o Titans de Marcus Mariota só venceu na primeira rodada e hoje é dono do terceiro pior recorde da liga. Com uma sequência de temporadas negativas desde 2011, o time tem dificuldades para vencer até dentro da sua divisão, o que não é um bom sinal. As grandes esperanças da AFC SUL para 2015 eram então Houston Texans e Indianapolis Colts, que dividiram o título nos últimos seis anos e juntos somaram 7 aparições nos playoffs neste período. A euforia por uma boa campanha da dupla desapareceu antes mesmo da metade da temporada e o sentimento de frustração é grande dos dois lados.

Em Houston, o Texans começou o ano com o QB Brian Hoyer no comando do ataque e logo na semana 2 decidiu dar uma oportunidade para Ryan Mallett. Menos de dois meses depois, Hoyer é novamente o titular da posição e Mallett foi cortado após uma série de atrasos. O RB Arian Foster rompeu o tendão de aquiles, não volta mais em 2015 e tem o futuro incerto na franquia. Como tudo pode piorar, a defesa, considerada a unidade mais forte do time, vem falhando em todos os setores e nem mesmo o espetacular J.J Watt tem se destacado como nos últimos anos. O recorde de 2-5 até o momento só não pode ser considerado um desastre porque ainda dá a franquia a possibilidade de brigar pelos playoffs. O atual líder da divisão, Indianapolis Colts, soma 3 vitórias e 4 derrotas na temporada e só saiu vencedor de campo quando enfrentou adversários da própria da AFC SUL. Andrew Luck, que triunfou em apenas uma partida, sofre com um problema no ombro e com a proteção falha de sua linha ofensiva, mas também tem sua parcela de culpa no desastre que se tornou o Colts, forçando muitos passes e entregando a bola para os rivais com frequência. No comando da equipe, a cabeça do técnico Chuck Pagano está a prêmio e uma mudança durante a bye week da franquia, na próxima semana, não seria nenhuma surpresa.

É difícil explicar como a AFC SUL se tornou a pior divisão da NFL. Com boas posições de draft nos últimos anos, Jaguars, Titans e Texans passaram a focar na reformulação de suas equipes e esqueceram de focar no presente, sofrendo com elencos limitados e técnicos que não conseguem vencer. As dificuldades já eram sim esperadas, mas a falta de competitividade não. No último fim de semana, Colts e Texans perdiam por 27 e 41 pontos, respectivamente, ainda no intervalo de seus jogos, o que ajuda a dimensionar o péssimo momento dos dois times. Além de ser nivelada por baixo entre os seus integrantes, a AFC SUL não consegue jogar no mesmo nível das outras divisões da NFL e está próxima de se tornar, literalmente, a pior de todos os tempos. Com o péssimo recorde contra os outros 28 adversários da liga, uma campanha de 6-10 para o campeão da divisão em 2015 não seria nenhum absurdo.

jj-watt-nose-bleed
Talvez no próximo ano os 4 times da divisão possam se inspirar na reviravolta da NFC SUL, que nesta temporada conta com duas equipes somando recordes positivos – Uma delas invicta – e se tornou uma força na sua conferência após um 2014 abaixo da média. Não interessa se as principais mudanças precisarão ser feitas no comando técnico, na presidência ou dentro de campo (ou até mesmo em todos estes setores), mas alguma coisa terá que acontecer na AFC SUL. O equilíbrio e a competitividade da NFL não perdoam o fato de que equipes tão ruins possam ganhar uma chance de atuar em janeiro, embora o regulamento apresente um cenário totalmente diferente.

OS NÚMEROS DA AFC SUL EM 2015

Divisão que menos ganhou jogos somados: 8
Pior recorde contra outras divisões da NFL: 4 vitórias e 18 Derrotas
Pior aproveitamento contra rivais de outras divisões: 21%
As equipes que mais tomaram pontos na NFL somadas: 719
Tennessee Titans: 3ª pior equipe da NFL em pontos anotados – 119
Indianapolis Colts – 3ª Pior defesa geral da NFL

Você torce para algum time da AFC SUL? Tem alguma explicação para a participação medíocre das equipes nesta temporada? Comente e deixe a sua opinião abaixo. Até a próxima.

Compartilhe

Comments are closed.