segunda-feira, 10 de junho de 2019

Compartilhe

 

A grande quantidade de rotas e combinações das mesmas existentes no futebol americano nos dá uma oportunidade de variar bastante nossas jogadas e dificultar a leitura e trabalho das defesas no Madden.

Aqui no Liga dos 32 já escrevi sobre diversos conceitos ofensivos, procurando aumentar o repertório dos jogadores de Madden e hoje explico sobre uma das rotas mais difíceis de serem marcadas pela defesa e que também dá nome ao conceito: o Comeback.

Leia Mais: Conceitos ofensivos do Madden: Flood

Leia Também: Conceitos ofensivos do Madden: Mesh

Esta rota exclusiva dos recebedores abertos consiste em avançar cerca de 15 jardas e fazer um corte brusco para trás em direção à lateral do campo. Esta movimentação é um terror para o defensor que está marcando individualmente e também pode complicar uma defesa em zona, como veremos abaixo.

Conceito básico

O conceito Comeback é formado por uma rota de mesmo nome que explora a lateral do campo e é muito usada para conquistas de primeiras descidas, pois o recebedor percorre mais de 10 jardas. Além disso é uma boa estratégia para ser usada em momentos que é necessário parar o relógio, pois a movimentação é realizada em direção à lateral do campo.

Atacando uma marcação individual

O conceito Comeback é uma tormenta para defesas que usam marcação individual – Cover 0, Cover 1 e Cover 2 Individual – já que a rápida movimentação do recebedor sentido à lateral do campo possibilita o quarterback de colocar a bola num ponto onde é muito difícil para o cornerback interceptar o passe.

Ao enfrentar defesas nestes sistemas, o CB vira as costas para o QB e acompanha lado a lado o WR tentando evitar um passe longo na rota Go. Assim que o recebedor chegar na parte mais distante da rota é a hora certa para fazer um passe forte e encontrá-lo de frente para a bola, dando pouquíssimas chances para o defensor se antecipar.

O CB em marcação individual nesta Cover 1 sofre para marcar o recebedor na Comeback

Atacando uma Cover 2 em zona

Em relação às defesas com marcação em zona, devemos prestar atenção na movimentação do defensor que marca a lateral do campo. No caso de uma Cover 2 os responsáveis por cobrir esta região são os cornerbacks abertos.

Como mostrado em um texto passado, estes CBs podem cobrir a região de três maneiras diferentes: Hard Flat, Soft Squat e Cloud Flat. Nas duas primeiras a rota Comeback pode funcionar bem, pois o primeiro cobre a área mais próxima da linha de scrimmage e a segunda pode marcar o recebedor individualmente que, como dito acima, é uma excelente situação para usar este conceito.

Já em relação à Cloud Flat temos que tomar cuidado, pois o recebedor costuma se posicionar na região que o recebedor na Comeback recebe o passe. Uma saída pode ser combinar com um recebedor em rota Flat para tentar chamar a atenção do defensor.

O CB aberto em Hard Flat deixa um espaço para aproveitarmos o conceito Comeback

Atacando uma Cover 3 em zona

Contra o sistema Cover 3 a leitura é um pouco mais complexa, mas o Comeback também pode ser explorado. Os jogadores responsáveis por marcar a lateral do campo costumam variar de acordo com a jogada escolhida: pode ser o nickelback, um safety ou um outside linebacker. O CB à frente do recebedor marca o fundo do campo. Às vezes ele pode acabar marcando individualmente o nosso recebedor, mas dificilmente conseguirá cobrir a rota comeback, portanto devemos prestar a atenção no defensor que se deslocar para a lateral.

Aqui temos um exemplo em que é interessante colocar um outro recebedor em rota Flat para tentar chamar a atenção do defensor. Se ele avançar para cobrir a rota curta, abrirá espaço para explorarmos a rota Comeback.

O defensor marcando a lateral avança na rota curta e deixa a Comeback livre

Atacando uma Cover 4

Neste sistema o jogador responsável por cobrir a lateral do campo é o outside linebacker ou o nickelback. Por ser um sistema que prioriza a marcação de zonas mais profundas, podemos ter mais dificuldades para encaixar um passe na Comeback. Na maioria das vezes este recebedor serve mais como isca para recuar a defesa, deixando espaço para rotas mais curtas, mas há situações que o defensor aberto marca as rotas mais curtas e deixa um espaço vazio para explorarmos a rota Comeback.

O defensor designado para marcar a lateral se preocupando com rotas curtas e deixando um buraco para a Comeback

Atacando uma Blitz

Existem blitzes com coberturas Cover 0, Cover 1, Cover 2 e Cover 3, portanto devemos seguir as dicas acima de acordo com o sistema defensivo em campo. A diferença aqui é que a pressão no QB será maior, portanto, ele precisará de uma maior proteção para dar tempo de a rota se desenvolver.

Caso perceba que a defesa está prestes a mandar uma blitz, aumentar o número de bloqueadores com um TE ou RB pode ser uma boa saída.

Um RB fica no bloqueio e ajuda o QB a ter tempo para explorar a rota Comeback contra esta blitz de Cover 3

Treine este conceito variando as combinações de rotas com a Comeback e perceba como ele lhe garantirá muitas jardas durante as partidas do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.