segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Compartilhe

 

As diversas rotas dos recebedores presentes no futebol americano possuem suas particularidades e podem ser usadas nas distintas situações de jogo. Aqui no Liga dos 32 já falei sobre a Comeback, que causa dificuldade para defensores em marcação individual, da Slant, que visa ganhar jardas após a recepção e existe uma rota que é uma das principais para conquistar um first down: a Curl.

Este conceito que leva o nome da rota tem o objetivo que conseguir um avanço em torno de dez jardas e dar a possibilidade de um passe rápido para o QB, daí o motivo de ser um dos mais usados quando o ataque precisa de cerca de dez jardas para conquistar uma nova série de descidas.

Leia Mais: Conceitos ofensivos do Madden: Mesh

Leia Também: Conceitos ofensivos do Madden: Drive

Abaixo, vamos entender melhor o conceito e sua eficácia contra os diversos sistemas defensivos.

Conceito básico

O conceito Curl (encontrado na aba ConceptMedium Pass) consiste em jogadas com uma ou mais rotas de mesmo nome, onde o recebedor percorrer cerca de dez jardas em linha reta e, rapidamente, se vira para o quarterback à espera do passe. As jogadas podem ter uma rota Curl isolada para aproveitar o matchup com um defensor ou ser combinada com outras rotas para tentar achar espaço entre os defensores.

É mais comum este conceito ser utilizado com os recebedores abertos, pois a região lateral é menos congestionada, mas slot receivers e tight ends também podem ser explorados.

Atacando uma marcação individual

Este conceito funciona muito bem contra marcação individual, pois o defensor precisa ter muita agilidade para conseguir frear o movimento e se antecipar ao passe. Contra este tipo de cobertura fica mais fácil usar também as rotas Curl dos recebedores internos.

O passe precisa ser executado no momento certo para que a bola esteja chegando nas mãos do recebedor, assim que ele se virar.

O rápido breque da rota Curl dificulta a marcação homem a homem

Atacando uma Cover 2

Este é o sistema mais difícil para se explorar com o conceito Curl, pois cinco defensores costumam cobrir a região distante dez jardas da linha de scrimmage. As chances maiores se concentram na lateral do campo e pode funcionar dependendo da atribuição dos CBs externos.

Se estiverem em Hard Flat o defensor se concentrará mais próximo da linha de scrimmage, deixando espaço para a rota Curl em suas costas. Se for Soft Squat, o CB pode marcar individualmente o recebedor, o que pode facilitar o passe. Já se a atribuição for Cloud Flat, melhor procurar outra opção, pois o defensor se concentra justamente na região da Curl e um passe lá fatalmente resultará em uma interceptação.

Os defensores nesta Cover 2 cobrem a rota Curl, forçando o QB a fazer um passe na Flat

Atacando uma Cover 3

O sistema Cover 3 possui quatro jogadores que podem atrapalhar o sucesso do conceito Curl. Em alvos na lateral do campo, deve-se prestar atenção na movimentação dos defensores responsáveis por cobrir aquela região, que podem ser os outside linebackers, nickelback e safeties. A principal atribuição destes jogadores neste sistema é a Curl Flat, que, como o próprio nome sugere, tem como prioridade a marcação da região da rota Curl. Uma outra rota para desviar a atenção destes jogadores pode ser fundamental para o desenvolvimento da jogada.

O mesmo pode ser aplicado aos alvos no meio do campo, onde dois defensores patrulham a região e uma distração ajudaria bastante no passe para a rota Curl.

O nickelback avança na zona Flat e abre espaço para a rota Curl

Atacando uma Cover 4

Um dos sistemas mais conservadores do futebol americano é um prato cheio para o conceito Curl. Aqui apenas três defensores cuidam da região intermediária do campo e rotas curtas costuma encontrar bastante espaço contra este tipo de cobertura.

Defensores recuados facilitam o passe na rota Curl

Atacando uma Blitz

Outro tipo de jogada defensiva que pode ser bem explorada pelo conceito Curl, principalmente se vier junta de uma cobertura individual. Como em situação de blitzes, geralmente, o QB precisa soltar a bola mais rapidamente, rotas curtas ajudam bastante no processo.

Cinco jogadores pressionando o QB e um rápido passe na rota Curl

Treinem o conceito Curl contra os diferentes tipos de sistemas defensivos e veja como ele pode ser muito útil para avançar aos poucos pelo campo adversário nas partidas virtuais de Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.