segunda-feira, 6 de maio de 2019

Compartilhe

 

Uma parte importante do duelo estratégico que envolve uma partida de Madden é saber diversificar as jogadas para confundir o adversário e dificultar suas leituras.

Para ajudar os jogadores de Madden neste processo, retorno hoje com a série de conceitos ofensivos falando sobre o Dagger que explora regiões mais profundas do campo e pode acabar resultando em Big Play. Ele é composto por uma combinação de duas rotas, facilitando a leitura, e pode ser muito útil para ganhar jardas preciosas durante os jogos.

Leia Mais: Conceitos ofensivos do Madden: Drive

Leia Também: Conceitos ofensivos do Madden: Flood

Conceito básico

O conceito Dagger é formado por duas rotas de recebedores localizados no mesmo lado do campo que são o recebedor externo e um interno que pode ser o slot ou o tight end. O jogador interno avança em uma rota Go explorando o fundo do campo, enquanto o externo corta para o meio em uma rota In cerca de 15 jardas da linha de scrimmage. O fato de um jogador externo explorar o meio, enquanto o interno avança para o fundo, pode acabar confundindo a cobertura.

A leitura aqui deve ser feita utilizando o método Hi-Lo, ou seja, tendo como prioridade a rota mais longa. Por isso, é interessante colocar o recebedor mais veloz no slot para aumentar as chances de ele conseguir bater a secundária.

Um velocista no slot batendo a secundária na rota Go

Vejamos alguns exemplos de como utilizar este conceito:

Atacando uma marcação individual

O Dagger funciona muito bem contra uma defesa em marcação individual, tanto contra Cover 0, Cover 1 ou Cover 2. Como a prioridade é a rota Go, vale a pena analisar o matchup do jogador interno para ver se ele é mais rápido que seu marcador.

Caso ele não consiga separação ou atraia a atenção do safety no fundo – no caso de uma Cover 1 ou Cover 2 – o recebedor na rota In passa a ser o alvo. Como já falei em outras oportunidades, rotas com mudanças de direção são muito eficazes contra cobertura individual. Espere ele fazer o corte e lance a bola.

O recebedor externo faz o corte para dentro e recebe o passe contra esta Cover 1

Atacando uma Cover 2

Ao enfrentar um sistema Cover 2 em zona o recebedor no slot estará sendo marcado primeiramente por um defensor em Vertical Hook – para entender as zonas de marcação, leia o texto sobre o tema – que deverá segui-lo até um determinado ponto e depois soltá-lo para o safety. A mesma coisa deve acontecer com o recebedor aberto marcado pelo outside cornerback. Provavelmente nesta situação a melhor saída seja lançar a bola para o recebedor aberto assim que o CB o soltar, antes que ele atinja a área coberta pelo defensor da Vertical Hook.

O recebedor na rota In se aproveita do espaço deixado pelo Mike

Atacando uma Cover 3

O conceito Dagger é uma boa escolha contra este tipo de sistema. O defensor à frente do recebedor do slot geralmente é aquele responsável por cobrir a lateral do campo, portanto a sua movimentação após o snap pode acabar abrindo espaço para um passe rápido na nossa primeira leitura. Um recebedor veloz também pode conseguir bater profundamente uma Cover 3, gerando uma Big Play.

Caso nosso recebedor do slot não consiga a separação, a segunda opção na rota In pode explorar o espaço entre a secundária e os linebackers e garantir o first down para o ataque.

O espaço entre a secundária e os linebackers é explorado pelo recebedor na In

Atacando uma Cover 4

Não que seja impossível, mas aqui é mais difícil que o recebedor no slot consiga separação com quatro jogadores cobrindo o fundo do campo. Talvez um passe rápido para ele possa ser uma saída, mas o recebedor da rota In é a melhor opção para explorar o fragilizado setor do meio do campo do sistema Cover 4.

O meio desprotegido na Cover 4 deixa o recebedor aberto livre na rota In

Atacando uma Blitz

Como o conceito Dagger é formado por duas rotas longas, o QB precisa de mais tempo para lançar a bola. Talvez seja necessário aumentar a proteção com um RB ou TE para não sofrer um sack. Em outras situações pode abrir espaço para um passe rápido na rota Go, como vemos na imagem abaixo:

O recebedor em rota Go não foi incomodado logo de cara e abriu espaço para um passe rápido

Acontecerão situações que uma defesa mais recuada conseguirá marcar os dois recebedores, por isso o conceito Dagger casa bem com opções de rotas curtas como, por exemplo, um recebedor no lado oposto vindo em uma rota drag para explorar o espaço deixado próximo a linha de scrimmage.

As duas opções do conceito foram marcadas, mas abriu espaço para um recebedor na rota Drag

Treine jogadas que use este conceito prestando atenção na movimentação dos defensores e perceberá como o Dagger pode te ajudar a mover as correntes ofensivas nas partidas virtuais de Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.