segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Compartilhe

 

Possuir um jogo terrestre forte no Madden NFL facilita bastante a missão do ataque de avançar pelo campo adversário. Obter sucesso correndo com a bola facilita o trabalho do QB em terceiras descidas, abre a possibilidade de usar Play Actions e diminui as chances de sofrer turnovers.

Um dos conceitos de jogo corrido mais usado no Madden é o Outside Zone e suas corridas laterais que podem causar um matchups favoráveis para o ataque, trazendo problemas para a marcação adversária.

Leia Mais: Melhore seu jogo terrestre no Madden NFL

Leia Também: Conceitos ofensivos do Madden: Slant

Abaixo, explico o conceito e dou dicas de como ler a defesa e fazer modificações para ter maiores chances de conseguir avançar pelo campo.

Conceito Básico

As corridas Outside Zone são caracterizadas por um deslocamento em bloco da Linha Ofensiva para um dos lados, buscando bloquear o defensor que entar em sua zona. O handoff é feito para o RB, que deve analisar qual o melhor gap para atacar e conseguir ganhar jardas.

Para a realização destes bloqueios, uma Linha Ofensiva com jogadores que tenha algum destaque em atributos como Acceleration e Run Block Finesse aumenta a chance de sucesso na jogada. Os diversos tipos de RBs existentes no jogo podem fazer proveito deste conceito, cujo fator mais importante é a leitura dos gaps.

Veja a seguir algumas dicas para potencializar as Outside Zone:

Contagem dos defensores

A primeiro passo que devemos seguir é realizar a contagem dos defensores no box. Trace uma linha imaginária em cima do Center dividindo o campo em direita e esquerda. Conte quantos jogadores estão bloqueando em ambos os lados – o Center conta para os dois – e faça a mesma coisa em relação aos defensores no box. O lado em que tivermos mais bloqueadores em relação aos defensores é onde teremos mais chances de conseguir avançar.

Mudando o lado da corrida

Caso o lado oposto de onde a corrida estiver desenhada para se desenvolver for a melhor solução, podemos fazer algumas modificações na jogada. Ao apertarmos quadrado (PS4) / X (Xbox) e, em seguida, R2 / RT, a jogada inteira é modificada para o lado oposto.

Mudamos o sentido da jogada após a contagem realizada acima

Outra opção é colocar o R3 / R para o lado oposto, fazendo com que o handoff seja modificado para aquele lado.

Neste caso apenas o sentido do handoff foi modificado para o lado com menos defensores

Aumentar os bloqueios de um lado

Outra dica muito valiosa para este tipo de jogada é aumentar os bloqueios no lado em que a corrida irá se desenrolar. Para isso basta selecionar um TE ou WR bloqueador do lado oposto, segurando o O / B e apontando o L3 / L em sua direção e colocar o L3 / L para o lado em que o RB irá correr. Isso fará com que o jogador se movimente antes do snap para o sentido oposto, aumentando o número de bloqueadores naquele lado.

Além disso, esta é uma tática que ajuda a decifrar se a defesa está em uma cobertura individual ou em zona. Caso algum defensor acompanhe este jogador, é um indício de cobertura individual.

Mudamos o TE da direita para a esquerda para aumentar os bloqueios naquele lado

Treine suas leituras e coloque em prática as corridas Outside Zone e veja como elas te ajudarão a mover as correntes ofensivas no Madden NFL.

Para uma maior compreensão, veja o vídeo sobre o tema:

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.