segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Compartilhe

 

Após seguidos textos sobre o Madden 20 para deixá-los por dentro de todas as novidades da nova versão do game oficial da NFL, volto a falar sobre tutoriais do jogo, mais precisamente sobre os conceitos ofensivos.

Um dos conceitos mais agressivos é o Verticals, que exige uma atenção especial da secundária pela quantidade de jogadores que exploram o fundo do campo. Uma defesa muito avançada pode ser vítima de uma big play, podendo, inclusive resultar num longo touchdown. Confira abaixo como ele pode funcionar contra as várias coberturas defensivas.

Leia Mais: Conceitos ofensivos do Madden: Drive

Leia Também: Conceitos ofensivos do Madden: Comeback

Conceito básico

O conceito Verticals (encontrado na aba ConceptDeep Pass) é definido por rotas que exploram o fundo do campo, tentando conseguir um matchup favorável contra os jogadores mais recuados, principalmente os safeties. A principal rota deste conceito é a Streak (Go), onde o recebedor corre em linha reta para o fundo do campo, mas podemos encontrar rotas Post, rotas cruzadas longas, entre outras. Ele funciona melhor contra coberturas mais avançadas, em momentos que a defesa não está esperando um passe longo, onde as chances de um sistema com muitos defensores no fundo do campo são menores.

Atacando uma marcação individual

Contra sistemas que usam a cobertura homem a homem, a velocidade do recebedor é fundamental para o sucesso da jogada. Analisar os matchups dos recebedores com seus respectivos marcadores é fundamental para definir qual recebedor possui maiores chances de conseguir separação.

Uma defesa em cobertura individual pode ter desde zero jogador cobrindo o fundo do campo, o que vai exigir que algum recebedor consiga uma separação mais rápida, pois o QB não terá tanto tempo para segurar a bola, como dois safeties mais recuados, onde, além de ter a separação, o recebedor precisa estar fora da região de cobertura de um dos dois.

Metcalf possui 4 pontos a mais de velocidade do que seu marcador e consegue separação explorando a longa região que o Safety precisa cobrir

Atacando uma Cover 2

Uma Cover 2 em zona pode sofrer com este conceito, pois temos cinco defensores cobrindo a região intermediária e apenas dois no fundo do campo. Uma Verticals com pelo menos três rotas longas pode ser o suficiente para aparecer algum recebedor livre.

A melhor solução aqui é se concentrar em um lado do campo e explorar um dos safeties com duas rotas em sua direção.

O Safety da direita precisa prestar atenção em mais de um jogador abrindo espaço para um passe no meio

Atacando uma Cover 3

As jogadas Four Verticals funcionam bem contra esta cobertura, pois temos quatro rotas explorando o fundo do campo contra três defensores no setor. As rotas internas possuem uma chance maior de conseguir atacar um espaço vazio, explorando a região do free safety.

Um WR aberto muito veloz também tem uma chance grande de conseguir separação contra o CB e avançar livre rumo à End Zone.

O recebedor no slot consegue explorar um espaço na secundária desta Cover 3

Atacando uma Cover 4

Este sistema é ideal para marcar o conceito Verticals, pois temos quatro defensores cobrindo o fundo do campo. Quando percebermos que a defesa está com muitos defensores recuados, tentar o passe assim mesmo é arriscado, pois as chances de separação são pequenas, mesmo com WRs velozes.

Contra uma Cover 4 é difícil obter sucesso em rotas verticais

Atacando uma Blitz

Uma blitz pode fazer com que seja necessário soltar a bola mais rapidamente e uma jogada Vertical exige um certo tempo para que o recebedor consiga separação, então temos que tomar cuidado nesta circunstância. Possuir recebedores velozes e aumentar o número de bloqueadores pode ajudar no processo.

Contra blitzes é necessário uma separação mais rápida para não correr o risco de ser sackado

Mescle jogadas de ganhos curtos com outras deste conceito Verticals e pegue a defesa adversária de surpresa, conquistando big plays e bonitos touchdowns em suas partidas virtuais de Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.