segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Compartilhe

 

Quando analisamos uma equipe de futebol americano, damos atenção para as armas ofensivas e defensivas, que levam o time à frente e evitam que o adversário avance no campo, respectivamente.

Mas nem só de ataque e defesa vive uma franquia da NFL e do Madden. Os jogadores do time de especialistas também possuem sua importância durante as partidas e muitas vezes são determinantes no resultado.

Leia Mais: Destaques e Decepções: Russel Wilson é elite, sim senhor!

Leia Também: Philip Rivers é o melhor Quarterback que ninguém comenta

Para ajuda-los a transformar o time de especialistas numa unidade que faça a diferença em campo, apresento os comandos e algumas dicas importantes para serem usadas durante os Field Goals, Punts, retornos, entre outras jogadas dos especialistas. Essas jogadas podem ser encontradas no menu Play Type – Special Teams.

Kickoff

Uma partida de futebol americano começa com os times de especialistas em campo, com uma das equipes realizando o kickoff.

Ao escolher a jogada, utilize o L3 / L para direcionar o chute. No canto direito da tela temos uma barra de força e direção que será usada duas vezes no lance: ao apertar o X / A, o indicador irá começar a subir. Aperte novamente o X / A na parte de cima da barra para determinar a força do chute (que atinge sua força máxima na região verde). Em seguida o indicador irá começar a descer, então aperte uma outra vez o X / A, de preferência dentro da região demarcada na parte de baixo da barra para que a precisão do chute seja a ideal.

Um chute muito longo impossibilitará o retorno do adversário, fazendo com que a campanha comece na linha de 25 jardas do campo de defesa. Caso o adversário retorne o chute, utilize algum jogador para ir em direção ao retornador e impedir o avanço. Não se esqueça que, caso o kickoff saia pela linha lateral, é marcada a falta e o adversário irá começar sua campanha na linha de 40 jardas do campo de defesa.

Tente ser o mais preciso possível para um chute perfeito

Onside Kick

Caso seu time esteja atrás no placar com pouco tempo no relógio, você pode tentar um Onside Kick: um chute que visa que a bola viaje 10 jardas e seja recuperada por algum jogador da equipe chutadora. É uma jogada de difícil conversão, mas que muitas vezes não custa nada tentar e a execução é a mesma do kickoff.

Squib

Já se você estiver realizando o kickoff com poucos segundos no relógio, tanto no segundo quarto, quanto no último (neste caso, em igualdade ou na frente no placar), a melhor opção talvez seja evitar o retorno do adversário utilizando o chute Squib. Para isso aperte o botão L1 / LB com o kicker já posicionado para mudar o tipo de chute para um mais rasante e curto. A bola irá parar na mão de algum adversário mais pesado, dificultando seu retorno.

Field Goal

Se estiver em uma quarta descida, ou faltando poucos segundos para o final do segundo ou quarto período, e seu ataque estiver em uma posição de campo não tão longe da End Zone adversária, a melhor saída poderá ser tentar o Field Goal.

A execução também é a mesma do kickoff, mas precisamos prestar atenção em alguns detalhes a mais:

– preste atenção na direção e velocidade do vento para saber se deve direcionar o chute mais para direita ou esquerda.

– segure levemente o L3 / L para baixo em FGs mais longos para conseguir um chute mais rasante que alcança uma distância maior.

– quanto mais longo o FG, menor o espaço de precisão demarcado na parte de baixo da barra. Seja mais preciso ao apertar o botão pela última vez.

– em partidas online e com dificuldade All Madden, a direção do chute não fica visível na tela. Uma dica é ir segurando levemente o L3 / L para o lado e, ao sentir o controle vibrar, significa que o chute está indo para fora. Torne a ajustar a direção e acerte o chute.

– chutar FG online é um martírio para muitos jogadores por causa do delay. A qualidade da conexão interfere bastante, o que faz com que o botão tenha que ser apertado com antecedência. Fique atento no nível de delay para acertar seus chutes.

Preste atenção no vento e na direção do chute durante um Field Goal

Punt

Outro chute que usa o mesmo mecanismo de execução. Como o objetivo aqui é posicionar o ataque adversário o mais longe possível da nossa End Zone, tentem mirar na linha lateral do campo para que não ocorra o retorno. Se o arco de direção não estiver disponível, vá colocando para o lado até o controle tremer, o que indica que o chute está indo para fora.

Em Punts que conseguem chegar até a End Zone do adversário, o ideal é tentar acertar o chute nas últimas dez jardas do campo. Para que a bola não entre na End Zone após o quique, aperte o L1 / LB para mudar o tipo de chute para um Backspin. Outra opção é selecionar o Sky Kick com o triângulo / Y para um chute mais alto, dando tempo para um jogador do seu time chegar até o retornador.

Vale lembrar que o Punt após sofrer um Safety não pode sair pela lateral do campo, senão é marcada a falta.

Punt saindo pela lateral evita retorno do adversário

Fake Field Goal e Fake Punt

Nesta temporada vimos vários exemplos de fakes, principalmente com o LA Rams. No Madden temos algumas jogadas em que o time finge o chute e vai para um passe ou uma corrida. Em alguns casos pode ser interessante tentar pegar o adversário desprevenido com alguma jogada dessa. Não use sempre para não ficar previsível demais.

Bloqueio de chutes

No Madden também temos a opção de tentar bloquear Field Goals e Punts. Para isso, precisamos apertar o botão R2 / RT no momento em que o snap for realizado. Caso consiga apertar no tempo certo, o defensor irá fazer a volta nos bloqueadores e partir em direção ao chutador e, ao chegar perto dele, aperte triângulo / Y para um salto vertical ou quadrado / X para um salto horizontal. Só tomem cuidado para não chegar atrasado e acabar cometendo uma falta.

Bloquear chutes não é uma tarefa fácil, mas pode acontecer

Retorno de Kickoff ou Punt

Não seria nada mau conseguir um Touchdown através de um retorno de chute, certo? É uma jogada difícil de acontecer, mas não é impossível. Nos kickoffs podemos escolher retornar pelo meio, esquerda ou direita, o que faz com que os bloqueadores se desloquem para uma dessas regiões. Tenha calma para achar algum espaço entre os bloqueios para tentar conseguir avançar no campo para conseguir pontuar ou, pelo menos, começar a campanha em uma boa posição no campo.

Em Onside Kicks o único objetivo é ficar com a bola. Escolha Onside Recovery em situações que achar que o adversário irá tentar essa jogada. Se o adversário escolher o Onside Kick e você estiver posicionado para o kickoff, é possível mudar a jogada já em campo. Aperte quadrado / X e em seguida R1 / RB. Seus jogadores irão mudar o posicionamento para um Onside Recovery.

Não se deixe enganar pelo Onside Kick do adversário

Em retorno de punts as chances de avançar são maiores, principalmente explorando as laterais do campo. Escolha no Depth Chart os jogadores mais ágeis e velozes para fazer os retornos (Kickoff Return e Punt Return)

Executar bem as jogadas do time de especialistas, fará com que seu time tenha maiores chances de vencer a batalha estratégica das partidas virtuais do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.