segunda-feira, 18 de março de 2019

Compartilhe

 

No duelo estratégico de uma partida virtual do game oficial da NFL, conseguir pressionar o backfield do adversário é de extrema importância para dificultar o ganho de jardas do ataque e obter sucesso enquanto controlamos a defesa. Principalmente em tempos que as jogadas de passe predominam, deixar o QB desconfortável é cada vez mais importante durante os jogos.

A defesa ideal é aquela que consegue apressar o passe com a pressão normal de quatro jogadores, deixando sete na cobertura, mas às vezes podemos usar a tática de mandar um quinto jogador para o pass rush para tentar dificultar ainda mais a vida do QB. E esta jogada com cinco ou mais defensores atacando o backfield chamamos de blitz. Elas podem ser fatais dando pouco tempo ao QB, mas ao mesmo tempo diminui o número de jogadores na cobertura, portanto temos que ter cuidado ao usá-las.

Leia Mais: Conheça comandos para se defender de jogadas específicas no Madden NFL

Leia Também: Aprenda a identificar a jogada ofensiva do adversário no Madden NFL

Existem diversos tipos de blitzes que variam desde o número de jogadores pressionando o backfield, como o tipo de cobertura e no texto de hoje irei mostrar alguns exemplos de jogadas e como elas podem ajudá-los no combate ao ataque adversário.

Conceito de Blitz

Como dito acima, uma jogada é considerada blitz quando cinco ou mais defensores pressionam o backfield. Como na maioria das vezes os Defensive Tackles, Defensive Ends e Outside Linebackers (em caso de defesa 3-4) são os jogadores que vão para o pass rush, a blitz é definida por um outro jogador, que pode ser um linebacker, safety ou cornerback. Ainda há casos que um jogador da linha defensiva recua para cobertura e, neste caso, um jogador a mais da cobertura se torna um blitzer.

O tipo de cobertura também varia em jogadas de blitz, podendo ser tanto individual como em zona e as blitzes estão presentes também em diversos sistemas.

Onde selecionar

Em Play TypeBlitz temos as jogadas divididas em Man Blitz (blitz com cobertura individual) e Zone Blitz (blitz com cobertura em zona).

E em Concept temos Zone Blitz 2 Deep (blitz com Cover 2 em Zona), Zone Blitz 3 Deep (blitz com Cover 3 em Zona) e Man Blitz (blitz com cobertura individual em Cover 0 ou Cover 1)

Vejam abaixo alguns tipos de jogadas:

Blitz com Cover 2

Este tipo de jogada é caracterizada por cinco jogadores pressionando o backfield e seis marcando em zona, sendo dois cobrindo a região central intermediária, dois cobrindo as laterais e mais dois no fundo do campo.

Nesta jogada os dois OLBs vão para o pass rush e conseguem parar a corrida pelo meio

Blitz com Cover 3

Já esta jogada é formada por cinco jogadores pressionando o backfield e seis marcando em zona, sendo um cobrindo a região central intermediária, dois cobrindo as laterais e três no fundo do campo.

Aqui o CB aberto é o responsável pela blitz e chega de surpresa pelo lado cego do QB

Blitz com Cover 1

Aqui temos blitzes que usam a marcação individual. Cinco ou mais defensores vão para o pass rush e um jogador cobre em zona o fundo do campo. Os outros são designados a marcar individualmente os recebedores.

A cobertura individual não dá espaço para os recebedores e a blitz consegue chegar até o QB

Blitz com Cover 0

Grupo das blitzes mais agressivas onde seis ou mais defensores pressionam o backfield e o resto marcam individualmente os recebedores. Não temos nenhum jogador cobrindo o fundo do campo neste tipo de jogada.

Seis jogadores no pass rush dá pouquíssimo tempo para o QB achar algum recebedor

Blitz de Goal Line

Outra situação que é comum a defesa usar blitz é quando o adversário está perto da End Zone na iminência de marcar o touchdown. Neste caso são usados esquemas com muitos DLs na linha de scrimmage com o intuito de parar uma possível corrida pelo meio. Existem jogadas que usam alguns jogadores em marcação individual e outras com dois marcando as zonas laterais, como podemos ver na imagem abaixo:

Teste as diversas jogadas de blitz e veja como elas podem ser eficazes em diversas situações para dificultar o avanço do ataque adversário e levar vantagem nas partidas virtuais do Madden.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.