terça-feira, 31 de maio de 2016

Compartilhe

reliant

O Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do planeta e todas as cidades com estádios da NFL almejam receber a grande partida. Não é apenas a diversão da população local que está em jogo, com diversos eventos ocorrendo pela cidade sede ao longo da semana da final, mas trata-se também de uma questão econômica. Por exemplo, o Super Bowl XLIX em Glendale, Arizona, trouxe para a região um impacto econômico de 719 milhões de dólares. Com isso, todos os anos diversas cidades submetem candidaturas para sediar os Super Bowls futuros. Após um longo processo seletivo a NFL, em uma reunião entre os donos das 32 franquias, premia um estádio com uma final. Em 2014 foram escolhidas as sedes dos Super Bowls LI e LII e na semana passada foram eleitos os estádios que receberão as três finais seguintes. A liga tem a tendência de recompensar a construção de novas praças esportivas cedendo a elas o direito de receber o Super Bowl e é isso o que acontecerá em três dos próximos anos. Confira agora quais são os próximos cinco estádios a receberem o maior espetáculo do futebol americano.

Leia mais: TOP 5 – Estádios Mais Caros da NFL

Super Bowl LI (2017) – NRG Stadium (Houston, Texas)

nrg stadium

Essa será a segunda vez que o NRG Stadium, estádio do Houston Texans, receberá o Super Bowl. Em 2004, na sua segunda temporada, o local foi palco da final entre Patriots e Panthers, quando a franquia de New England levou o título em um jogo emocionante. O estádio, inaugurado em 2002, tem capacidade para 72220 lugares e custou 352 milhões de dólares para ficar pronto. Além de já ter recebido o Super Bowl, o NRG Stadium já foi sede do WrestleMania em 2009, é onde anualmente acontece o Texas Bowl da NCAA e já foi palco duas vezes do Final Four do basquete universitário americano.

Super Bowl LII (2018) – U.S. Bank Stadium (Minneapolis, Minnesota)

usbank stadium

Um dos novos estádios a ser premiado com o Super Bowl, o U.S. Bank Stadium do Minnesota Vikings será inaugurado em 18 de setembro de 2016, quando a equipe da casa receberá o Green Bay Packers. Ele foi construído no mesmo local do antigo Metrodome, casa do Viking entre 1982 e 2013. O estádio terá capacidade para 66200 pessoas durante a temporada regular, mas poderá receber até 73000 torcedores no Super Bowl LII. A praça esportiva está em construção desde dezembro de 2013 e teve seu custo estimado de 1,06 bilhão de dólares repartido entre o estado de Minnesota a cidade de Minneapolis e a franquia do Vikings.

Super Bowl LIII (2019) – Mercedes-Benz Stadium (Atlanta, Georgia)

mercedes benz stadium

O novo estádio do Atlanta Falcons, que curiosamente tem o mesmo patrocinador do seu arquirrival New Orleans Saints, terá a honra de receber a final da NFL em 2019. O estádio começou a construção há pouco mais de dois anos, e tem sua inauguração prevista para junho do ano que vem. O Mercedes-Benz Stadium está sendo construído ao lado do Georgia Dome, que tem sido a casa do Falcons desde 1992. Após o termino da construção do novo estádio, o Dome será demolido e terá o terreno utilizado como estacionamento para a nova praça. Com um custo estimado de 1,4 bilhão de dólares, o novo local receberá, além das partidas do Falcons (quando terá capacidade para 71000 torcedores), o Peach Bowl e os jogos do Atlanta United FC, da MLS. Em sua configuração para receber o soccer o estádio terá uma capacidade reduzida de 29332 lugares, e para grandes eventos como o Super Bowl, 4000 assentos adicionais podem ser instalados.

Super Bowl LIV (2020) –  New Miami Stadium (Miami Gardens, Florida)

sunlife stadium

Apesar do nome, o estádio do Miami Dolphins é o mais veterano da lista e receberá o Super Bowl pela sexta vez em sua história. Conhecido até o último janeiro como Sun Life Stadium, o local é a casa da franquia de Miami desde sua inauguração em 1987. Com capacidade para 65326 torcedores (reduzido de 75540 em 2015 devido a uma reforma), outros times locais já tiveram a oportunidade de ter lá seu lar. Entre 1993 e 2011 o Florida Marlins da MLB mandou seus jogos no local e desde 2008 o time da Universidade de Miami também usa o estádio.  Devido ao clima agradável e a importância da Florida, a região metropolitana de Miami já recebeu 10 Super Bowls, sendo cinco sediados no New Miami Stadium. O último deles foi o XLIV, com a vitória do Saints sobre o Colts, mas o próprio time de Indianapolis, além de Broncos e 49ers (duas vezes) já levantaram troféus no estádio.  O local ainda é sede do Orange Bowl e já recebeu a final do futebol americano universitário duas vezes (2009 e 2013). Também é um dos principais locais para shows na região de Miami, já tendo sido palco para nomes de peso como The Who, Guns N’ Roses, U2, Pink Floyd, Rolling Stones, Elton John, Madonna e Paul McCartney.

Super Bowl LV (2021) – City of Champions Stadium (Inglewood, California)

inglewood stadium

Los Angeles está em festa. Após o Rams voltar para casa depois de 22 anos, o estádio da equipe que ainda nem saiu do papel foi presenteado com um Super Bowl. O City of Champions Stadium será mais do que apenas um local para jogos, sendo concebido como um complexo de entretenimento que será construído em Inglewood, cidade da região metropolitana de Los Angeles. As obras do complexo devem começar em agosto de 2016 e o estádio tem expectativa de inauguração para 2019. Além de receber os jogos do Rams, o local deverá ter centro de convenções, hotel, lojas e diversas atrações relacionadas ao futebol americano. Para reaver o investimento avaliado em mais de 2,6 bilhões de dólares, espera-se que o local seja sede de muitos eventos esportivos importantes, principalmente com a candidatura dos EUA para a Copa do Mundo e de Los Angeles para as Olimpíadas. O estádio propriamente dito deverá ter capacidade para 70000 espectadores, podendo ser expandido para mais de 100000 lugares em eventos como o Super Bowl.

Compartilhe

Comments are closed.