quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Compartilhe

Finalmente aconteceu. Depois de 16 anos e 232 partidas, a era Eli Manning em Nova York parece ter chegado ao fim. Na manhã desta desta última terça feira 17, a equipe anunciou que Daniel Jones será o titular no jogo fora de casa contra o Tampa Bay Buccaneers. Para alguns foi tarde, para outros, cedo, mas o que parecer ser unanime, é que Eli não tinha mais condições de atuar na NFL.

Talvez o maior ídolo da história da franquia, Eli, aos 38 anos, já não consegue ter um bom desempenho em campo devido a fatores físicos. O passe já não tem mais a força de antes, a mobilidade, que nunca foi seu forte, está ainda mais comprometida, e as atuações, descendo ladeira abaixo. Todas as equipes já sabem como anular o Giants a algum tempo, lotar o box e deixar dois safeties no fundo. E assim o desgaste do QB começou. Times fracos, atuações ruins e campanhas fracas ano após ano. Como já escrevi recentemente, Eli não é o culpado, mas era o freio de mão da equipe. Enxergando isso e resolvendo finalmente olhar para o futuro, Pat Shurmur, treinador principal da equipe, decidiu escalar o calouro para finalmente podermos avaliar com precisão, o que Daniel Jones é de verdade.

Leia Mais: o que esperar do Saints e da NFC na ausência de Drew Brees

Leia Também: o Chicago Bears não vai a lugar algum com Trubisky

Escolha muito criticada na #6 geral, Jones teve um período pós Draft excelente do ponto de vista pessoal. Não se abalou com críticas, sejam dos torcedores ou da mídia em geral. Trabalhou, e muito, na offseason, a fim de melhorar seu jogo e deficiências. Entrou em campo na pré-temporada e teve o melhor desempenho entre todos os jogadores ao somatório das 4 semanas. A mídia que antes batia, agora pede sua titularidade. Os torcedores que discordaram, estavam ansiosos para vê-lo em campo. Uma virada de jogo e tanto para o QB, que vai ter que calcular muito bem os riscos e as expectativas que o cercam antes da estreia nessa semana 3.

Falando de bola e campo, sua situação é melhor que a de muitos calouros todos os anos. Na proteção, a 4ª melhor OL da temporada, ranqueada pelo site do Pro Football Focus. Saquon Barkley para carregar o jogo corrido e um grupo de recebedores mediano. Ainda sem Golden Tate até a semana 5, Jones pode ter a volta de Sterling Shepard após perder a semana 2 com uma concussão. Mesmo assim, terá Evan Engram, um dos melhores TEs da Liga recebendo passes e T.J Jones, seu alvo favorito durante a pré-temporada, que também foi bem contra o Bills, marcando 1 TD.

A expectativa para sua estreia é boa, embora não deva ser visto como o salvador da pátria. Daniel Jones não tornará o Giants competitivo em busca do Super Bowl, muito pelo contrário. A intenção ao colocar o calouro é pensar no futuro. Ver o que a equipe tem na mão. O melhor cenário para o Giants é ver sinais do seu QB, enxergar nele potencial para ser o jogador da franquia no futuro. Mais do que vitórias, bons passes, progressão de recebedores e presença no pocket serão os aspectos mais importantes a serem analisados nessa partida e as que virão pela frente na temporada. Daniel Jones não é a resposta, mas sim a esperança do torcedor.

Com uma defesa ranqueada entre as piores da Liga e um ataque com buracos, é possível que novamente o Giants tenha uma campanha péssima em 2019 e uma escolha top10 no Draft. Assim, é importante saber o que pode ser verdade na projeção de Jones. Se ele for um fracasso retumbante e tiver péssimas atuações nas partidas, paciência, a equipe procurará um novo nome. Se der certo, ótimo! Menos uma etapa no processo de reconstrução da equipe. O que não dava era persistir no erro em manter um ídolo em puro processo de fritação. Do Eli, sabíamos o que esperar, do Jones, não. Hoje, a torcida de NY tem esperança. Esperança de dias melhores, de ser competitiva e poder voltar a bater de frente com os rivais. Se não der, paciência. Faz parte do processo.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui

Compartilhe

Comments are closed.