segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Compartilhe

O Carolina Panthers aparentemente tem um candidato à MVP em seu elenco e ele não se chama Cam Newton. Após cravar o QB como o jogador mais valioso do futebol americano em 2015, os Panthers contam agora com uma nova estrela do esporte na figura do RB Christian McCaffrey, que vem evoluindo a cada semana e se estabelecendo como um dos possíveis nomes que brigarão ao final da temporada pelo principal prêmio individual da NFL. Após uma atuação de gala contra o Jacksonville Jaguars e a sua forte defesa na semana 5, o corredor levou Carolina ao recorde de 3-2 e finalmente se colocou como o protagonista da franquia na ausência do lesionado Newton. O sucesso de McCaffrey, porém, não vem acontecendo por coincidência ou sorte.

Considerado um fenômeno do futebol universitário, o camisa 22 atuou pelo time de futebol americano de Stanford por duas temporadas, quebrando diversos recordes do programa e chamando atenção imediata dos olheiros da NFL. Em uma função que tradicionalmente não é escolhida em posições altas do draft ou até mesmo na 1ª rodada do recrutamento, McCaffrey foi a aposta do Carolina Panthers para oferecer ao seu QB uma arma ofensiva que nenhum outro time da NFL poderia se dar ao luxo de contar. A justificativa da franquia se encontrava no estilo de jogo do jovem atleta, que exerceu por dois anos em Stanford um papel muito mais complexo do que o de um Running Back convencional. Com uma capacidade incrível de correr e receber bolas com a mesma efetividade, McCaffrey precisava apenas amadurecer para se tornar um dos jogadores mais dinâmicos do esporte. Em 2019, ele finalmente chegou a esse ponto.

Leia Mais: Jay Gruden é o maior culpado pela campanha do Redskins?

Leia Também: Guia da Semana 5 da NFL

Após 5 jogos disputados, o jogador é o principal destaque de uma unidade ofensiva repleta de atletas jovens e com detalhes a serem corrigidos. Sob a sua batuta, o Panthers conta com o melhor ataque corrido da NFL neste momento da temporada, apoiado pelas 4.8 jardas de média por jogada registradas pelo camisa 22 até agora. Muito rápido e com capacidade atlética incrível, McCaffrey foi responsável por evitar 25 tackles nas últimas 2 semanas, a melhor marca da NFL. É exatamente por isso que ele quase não perde nenhum snap ofensivo da equipe e é um dos jogadores com mais toques na bola até agora na nova temporada.

Como se já não bastasse a efetividade do atleta correndo com a bola, ele também é um dos principais alvos da NFL no quesito recepções, se estabelecendo no TOP 10 da liga após 5 rodadas. Apenas em 2019, o camisa 22 soma 279 jardas de recepção (com média de 9 por jogada) e 1 TD; Entre 2018 e 2017, McCaffrey somou mais de 1000 jardas recebidas e 11 TDs em 32 jogos disputados. A verdade é que a aposta do Panthers precisou apenas de um período natural de adaptação ao nível profissional, mas finalmente está se tornando realidade e redefinindo a posição de Running Back na NFL. Correndo ou recebendo a bola, McCaffrey é um dos melhores jogadores do futebol americano na atualidade, entrando na seleta lista de atletas que podem mudar individualmente o destino de uma partida.

CANDIDATO À MVP?

Ainda é cedo para entrarmos no assunto “MVP”,  mas Christian McCaffrey se coloca neste momento como um dos possíveis candidatos ao principal prêmio individual do esporte americano. Desde 2000, apenas 4 RBs conseguiram superar a hegemonia dos Quarterbacks e foram escolhidos como o jogador mais valioso da temporada, todos eles nomes históricos da NFL: Marshall Faulk, Shaun Alexander, Ladainian Tomlinson e Adrian Peterson. Assim como esses atletas, o camisa 22 é hoje o principal jogador da sua equipe e principal responsável pelo eventual sucesso ou fracasso do Panthers na temporada. Com números incríveis e regularidade invejável, McCaffrey precisa continuar sendo decisivo para Carolina caso queira se colocar de vez na disputa. Pelo menos por enquanto, não há sinais de regressão no seu desempenho e ele vem fazendo tudo certo para superar o recorde de Chris Johnson em 2019, fechando o ano com aproximadamente 2,771 jardas de scrimmage.

Disputando com jogadores como Patrick Mahomes e Russell Wilson, o RB tem uma missão difícil para cumprir até o final da temporada caso queira ser MVP, mas ele não parece ter dificuldades em sua carreira para superar expectativas. Ainda sem Cam Newton, que foi responsável por colocar novamente o Carolina Panthers no protagonismo da NFL, a franquia encontra agora em McCaffrey uma nova estrela jovem para construir um time ao redor. O que antes parecia uma equipe próxima da total reconstrução, hoje é um time competitivo e com um jogador que poucos times da NFL sabem como conter.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.