quarta-feira, 1 de abril de 2020

Compartilhe

Embora ainda esteja longe do seu início, a temporada 2020/21 da NFL já começa a dar o que falar nos bastidores do esporte. Nesta terça-feira (31) os donos dos 32 times da principal liga de futebol americano do mundo aprovaram uma mudança importante já visando os playoffs deste ano, alterando a estrutura da pós-temporada pela 1ª vez desde 1990. Segundo a nova regra, o número de vagas no mata-mata passa de 12 para 14 em 2020, com 7 times de cada conferência avançando de fase. Assim, os playoffs desta temporada terão dois jogos a mais do que nos anos anteriores.

O novo formato da pós-temporada será montado da seguinte forma: As duas melhores equipes de cada conferência seguirão folgando na 1ª rodada do mata-mata, que agora contará com duelos entre o 2º x 7º,  3º x 6º e o 4º x 5º melhores colocados, tanto na AFC, quanto na NFC. Os jogos extras aconteceram durante o final de semana de repescagem, que agora passarão a contar com três duelos no sábado e outros três no domingo.  As transmissões das duas partidas extras já foram separadas entre as emissoras NBC e CBS, mas ainda não foi informado oficialmente pela ESPN se eles também serão mostrados ao vivo para o Brasil.

Leia também: Dupla Murray e Hopkins caminha para ser a mais temida da NFL

Leia Também: O incerto futuro de Jameis Winston na NFL

A grande discussão sobre as duas novas vagas de repescagem adicionadas pela NFL em 2020 é se elas não ajudariam diretamente equipes com recordes negativos a se classificarem para a pós-temporada. Apesar da desconfiança, os números mostram que desde 1990, 44 dos 60 times que acabaram com a 7ª melhor campanha nas suas conferências tinham recorde positivo, sendo que 10 deles terminaram a temporada com mais de dez vitórias e não avançaram de fase. Embora os números estejam a favor da NFL nessa discussão, fica aberto também o debate sobre a qualidade das equipes e dos confrontos de playoffs a partir de agora, já que os jogos nem sempre correspondem as expectativas dos torcedores.

Outra alteração que a mudança definida pela NFL nesta terça-feira irá causar é a do valor da melhor campanha em cada conferência durante a temporada regular. Agora, apenas as equipes com o melhor recorde da AFC e da NFC irão descansar durante a 1ª semana dos playoffs, o que representa uma vantagem considerável durante a pós-temporada, além do mando de campo até uma possível final de conferência. Sem a chance de conquistar a folga com a 2ª melhor campanha a partir de agora, a briga pelo 1º lugar geral de cada conferência promete ser mais disputada, o que torna a temporada regular ainda mais interessante.

Com o novo formato definido para 2020, a NFL será agora a 3ª das principais ligas americanas com a maior porcentagem de times avançando para os playoffs: 43.7%. Na MLB, o número é de 33.3%, enquanto na NHL ele sobe para 51.6% e na NBA para 53.3%. Após definir a nova regra da pós-temporada, os donos dos 32 times da liga e representantes da NFL voltarão a se reunir em maio para discutir possíveis novas mudanças nas regras do jogo, válidas já para 2020.

A MUDANÇA NO FORMATO DOS PLAYOFFS É BOA OU RUIM PARA A NFL?

As opiniões sobre o novo formato dos playoffs da NFL com 14 times irão divergir ao longo de toda a offseason. O fato da liga promover dois jogos de mata-mata a mais em seu calendário é sem duvida uma grande atração para os fãs do esporte e também para as emissoras que cobrem o futebol americano, aumentando a audiência e a receita durante a pós-temporada. Já a disputa entre setembro e dezembro também promete ficar mais interessante, com um número maior de equipes batalhando até a ultima semana pela chance de atuar em janeiro e manter vivo o sonho do Super Bowl.

Por outro lado, pensando na qualidade do jogo em si, é questionável a decisão da NFL em criar duas novas vagas nos playoffs. A rodada de Wild Card funciona sempre com muita dose de imprevisibilidade, podendo presentear os torcedores com jogos épicos ou goleadas sem emoção, dependendo do nível de equilíbrio entre as equipes que disputarão a vaga.  Como exercício de comparação, caso o novo formato estivesse valendo desde o ano passado, Steelers (8-8) e Rams (9-7) estariam classificados para enfrentar o campeão Kansas City Chiefs e o Green Bay Packers, respectivamente. Apesar de toda a discussão, as respostas só começarão a serem dadas a partir de janeiro de 2021 e nos resta apenas esperar.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.