quinta-feira, 14 de abril de 2016

Compartilhe

tabela

Hoje, às 21h, a NFL divulga a tabela de jogos da próxima temporada, com datas e horários para todas as partidas de 2016. Mas como cada equipe joga apenas 16 partidas por temporada regular, um time não enfrenta todos os adversários da liga em um ano. Então, como são definidos os adversários de cada time? E como a ordem desses jogos é escolhida? Meu time joga dentro ou fora de casa? Em que horário? Confira no nosso guia todas as respostas para suas perguntas sobre como a tabela da NFL é criada.

LEIA MAIS: Dicionário da Liga

Definindo os Adversários

Os adversários de uma equipe em cada temporada são definidos através de um conjunto de regras. Cada time faz 16 jogos por ano da seguinte forma:

– Cada time joga dois jogos contra cada adversário de sua divisão (um em casa e um fora), totalizando 6 jogos.

– Cada time joga uma vez contra cada adversário de uma divisão de sua própria própria conferência (dois jogos desses são em casa e dois fora), totalizando 4 jogos. A divisão que a equipe vai enfrentar varia em uma rotação de três anos.

– Cada time joga uma vez contra um adversário de cada divisão restante que não seja a sua ou a que já enfrenta por conta da rotação e que ficou na sua mesma posição no ano anterior, totalizando 2 jogos (um em casa e outro fora).

– Cada time joga uma vez contra cada adversário de uma divisão da outra conferência (dois desses jogos são em casa e dois fora), totalizando 4 jogos. A divisão que a equipe vai enfrentar varia em uma rotação de quatro anos.

Tabelas de confrontos entre divisões

Os confrontos contra divisões dentro de uma conferência variam em um ciclo de três anos. Entre 2015 e 2017 os confrontos são:

2015: Leste x Sul, Oeste x Norte
2016: Leste x Norte, Oeste x Sul
2017: Leste x Oeste, Norte x Sul

Os confrontos contra divisões de conferências distintas variam em um ciclo de quatro anos. Entre 2015 e 2018 confrontos são entre:

2015: AFC Leste x NFC Leste, AFC Norte x NFC Oeste, AFC Sul x NFC Sul, AFC Oeste x NFC Norte
2016: AFC Leste x NFC Oeste, AFC Norte x NFC Leste, AFC Sul x NFC Norte, AFC Oeste x NFC Sul
2017: AFC Leste x NFC Sul, AFC Norte x NFC Norte, AFC Sul x NFC Oeste, AFC Oeste x NFC Leste
2018: AFC Leste x NFC Norte, AFC Norte x NFC Sul, AFC Sul x NFC Leste, AFC Oeste x NFC Oeste

Exemplo: Vamos demonstrar como foram definidos os adversários do Jacksonville Jaguars em 2015

1º) Observa-se a classificação da NFL em 2014:

tabela

2º) Com os confrontos dentro da divisão o Jaguars enfrentou duas vezes cada uma das equipes dentro da AFC Sul: Colts, Texans e Titans.

3º) Dentro da conferência o confronto em 2015 foi entre a AFC Sul e a AFC Leste. Portanto o Jaguars enfrentou uma vez cada equipe da AFC Leste: Patriots, Bills, Dolphins e Jets.

4º) Jacksonville terminou em 3º dentro de sua divisão em 2014. Portanto, em 2015 ele enfrentou os adversários das demais divisões da AFC que não enfrentaria por conta das rotações. Portanto o Jaguars duelou contra os terceiros colocados em 2014 da AFC Norte e da AFC Oeste: Ravens e Chargers.

5º) Pelas tabelas de confrontos entre conferências, em 2015 a AFC Sul enfrentou a NFC Sul. Portanto o Jaguars jogou uma vez contra cada equipe dentro da NFC Sul: Panthers, Saints, Falcons e Buccaneers.

Portanto os adversários do Jaguars em 2015 foram: Colts (2 vezes), Texans (2 vezes), Titans (2 vezes), Patriots, Bills, Jets, Dolphins, Ravens, Chargers, Panthers, Saints, Falcons e Buccaneers.

A definição se o time joga em casa ou fora com uma equipe que ele enfrenta apenas uma vez na temporada depende de onde foi o último confronto entre as equipes pelo mesmo motivo que elas se enfrentam agora.

Ex.1: A última vez que o Jaguars havia enfrentado o Saints tinha sido em 2011 em Jacksonville. Portanto a partida de 2015 foi em New Orleans.
Ex.2: A última vez que o Jaguars havia enfrentado o Bills tinha sido em 2012 em Buffalo. Portanto a partida de 2015 foi em Jacksonville.
Ex.3: A última vez que o Jaguars havia enfrentado o Dolphins tinha sido em 2014 em Jacksonville. Entretanto essa partida ocorreu porque ambas as equipes terminaram em 3º na suas divisões em 2013. A última vez que as equipes haviam se enfrentado por causa que a AFC Leste enfrentava a AFC Sul foi em 2012 em Miami. Portanto o jogo de 2015 foi em Jacksonville.

Seguindo essa lógica os adversários do Jaguars em 2015 foram:
Em casa: Colts, Titans, Texans, Bills, Miami, Chargers, Panthers e Falcons.
Fora: Colts, Titans, Texans, Patriots, Jets, Ravens, Saints e Buccanners.

Dessa forma os 32 times da liga tem seus adversários para o ano seguinte definidos ao fim da temporada regular. Entretanto ainda resta definir a ordem em que esses jogos ocorrerão.

Definindo a Tabela

Quatro executivos da NFL são os responsáveis por determinar a tabela final da liga, composta por 256 jogos espalhados por 17 semanas. Em 2016 o vice-presidente senior de transmissões Howard Katz, o vice-presidente de transmissões Onnie Bose, o gerente senior de transmissões Jonathan Payne e o diretor senior de transmissões Michael North são os homens que definirão a ordem e os horários que os jogos da NFL acontecem. Para isso, munidos dos adversários de cada equipe, 136 computadores calculam cada uma das possíveis tabelas e pré-selecionam algumas delas. A partir daí os executivos da NFL assumem e devem selecionar datas e horários que agradem fãs, jogadores, televisão e patrocinadores.

Fatores a serem considerados:

Kickoff

BroncosDefense1Quem será o adversário do Denver Broncos na abertura da temporada?

A NFL tem nos últimos anos promovido o jogo inaugural do campeonato envolvendo o campeão do último Super Bowl em casa. Geralmente é uma partida de destaque, contra um adversário interessante (forte ou com grande rivalidade) e acontece na primeira ou segunda quinta-feira do mês de setembro. Em 2016 o jogo acontece no dia 8 de setembro quando o atual campeão Denver Broncos receberá no Sports Authority Field at Mile High algum adversário de grande apelo midiático. Boas apostas pra partida são New England Patriots, Carolina Panthers e Houston Texans. Mas isso não é regra, e pode ser mudado. Exemplo é o Baltimore Ravens, que como campeão estreou jogando fora de casa contra o Broncos em 2013 devido a um conflito de horários com o Baltimore Orioles, time da MLB com quem o Ravens divide o estacionamento do estádio.

Horário dos jogos

TRANSM

A NFL tem basicamente cinco horários fixos para as partidas. Existem os jogos do chamado “Prime Time”, o horário nobre das emissoras americanas, que acontecem às quintas, domingos e segunda por volta das 20h no horário do leste dos EUA. Esses jogos são transmitidos por CBS ou NBC e NFL Network (quinta), NBC (domingo) e ESPN (segunda). A novidade para 2016 é que o Twitter transmitirá gratuitamente para o mundo inteiro as partidas da noite de quinta. Outro horário nobre são os jogos do fim da tarde de domingo, que ocorrem às 16h e podem ser transmitidos pela FOX ou pela CBS, que geralmente se alternam semana a semana. A grande maioria dos jogos acontece no início da tarde de domingo, às 13h. Esses jogos são transmitidos por FOX e CBS. A FOX é responsável pela transmissão dos jogos dos times da NFC que joguem fora de casa e a CBS pelos times da AFC que joguem fora de casa. As emissoras podem também trocar horários de jogos a partir da semana 5. FOX e CBS podem negociar a troca de um de seus jogos da tarde de domingo para a noite, no horário do Sunday Night Football da NBC. Para isso a troca precisa ser anunciada com 12 dias de antecedência e ser aprovada pela liga. Os jogos de quinta e segunda a noite não podem ser trocados.

Horários no Brasil

Para o Brasil no início da temporada o horário da costa leste americana está atrasado em uma hora em relação ao horário de Brasília. Portanto no domingo à tarde os jogos se iniciam às 14h e 17h e os jogos a noite se iniciam às 21h. Entretanto na semana 6 (16/10) começa o horário de verão no Brasil, e a diferença de fuso passa a ser de duas horas. Portanto nas semanas 6 e 7 os jogos começam às 15h e 18h no domingo à tarde e 22h nos jogos à noite. A partir da semana 8 (30/10) termina o horário de verão nos EUA e a diferença de fuso passa a ser de três horas. É aí que o sofrimento começa, com os jogos em horário noturno se iniciando às 23h. Os jogos do domingo à tarde se iniciam às 16h e 19h.

“Byes”

Outro fator que deve ser levado em conta na montagem da tabela são as semanas de folga das equipes. Como cada time joga 16 partidas, mas existem 17 semanas de temporada regular, existe uma semana de folga (bye) para cada franquia. Apesar de não ser oficial a NFL costuma seguir algumas diretrizes com relação a essas semanas. Os times que jogam partidas em Londres tem sua folga na semana seguinte a esse jogo. A NFL tenta evitar também que uma equipe enfrente muitos times vindos de bye em uma mesma temporada, porque considera que enfrentar muitas equipes descansadas pode significar uma desvantagem competitiva.

Outros

Além disso diversos outros fatores interferem na montagem da tabela. Eventos que acontecem em estádios (como shows), estádios que usam estacionamento compartilhado, e outras festividades importantes em uma cidade podem impedir a realização dos jogos em uma data. Todos esses detalhes são levados em conta, dificultando em muito o trabalho da NFL na hora de montar a tabela do campeonato.

Compartilhe

Comments are closed.