segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 

O jogo de futebol americano da EA Sports, a cada ano que passa, fica mais fiel ao esporte real. O fato de a empresa ter a licença da NFL facilita bastante na reprodução do esporte para os consoles do mundo todo.

As grandes estrelas do esporte são reproduzidas fielmente, desde altura e peso, até tatuagens e penteados. Mas o grande desafio da franquia Madden é reproduzir as habilidades dos jogadores que enchem os olhos dos telespectadores durante 5 meses no ano. Como fazer o OBJ receber os lançamentos longos com uma única mão? E reproduzir os passes precisos de Tom Brady? Ou transformar o JJ Watt num pass rusher quase imparável? Aí que entram os atributos dos jogadores, que vão moldando cada atleta com suas características reais de jogo, transformando-os em cópias perfeitas daqueles que assistimos na TV.

Nesse texto trago para vocês a explicação de cada atributo e sua importância dentro do Madden. Sabendo para o que cada um serve, você conseguirá montar seu time no modo Ultimate Team baseado em alguma estratégia de jogo, saberá identificar os pontos fortes e fracos de cada jogador e, consequentemente, de cada equipe.

Separei os atributos em 7 categorias: atributos físicos, de passador, de corredor, de recebedor, de bloqueador, de defensor e de chutador. Lembrando que a disposição das notas desses atributos definem o Overall do jogador.

Atributos Físicos

Acceleration (Aceleração) – Quanto maior for esse atributo, mais rápido o jogador consegue atingir sua velocidade máxima. A aceleração é importante para a “explosão” inicial de uma corrida de um running back, para um recebedor se desvencilhar de seu marcador e, consequentemente, para um defensor perseguir o atacante adversário. Se você quiser um quarterback que resolva algumas jogadas com as próprias pernas, ele precisa ter uma boa aceleração também.

Agility (Agilidade) – A agilidade é a capacidade do jogador em movimento mudar de direção sem grandes perdas de velocidade. Muito importante para recebedores durante rotas como slant, post, corner, in, out, onde essas mudanças de direção acontecem durante o percurso, para as fintas dos RBs durante a corrida e para os defensores durante uma marcação homem a homem.

Awareness (Consciência) – Um dos atributos mais importantes do Madden e se aplica a todas as posições. Quanto maior o “awareness” do jogador, maior será sua inteligência de jogo. Um jogador de linha ofensiva perceberá mais rápido quem deve bloquear, um wide receiver saberá o momento certo de se virar para receber a bola, o safety reconhecerá com mais facilidade quem deve marcar, entre outras situações. Vale destacar que esse atributo só interfere nos jogadores controlados pela máquina. Ele não irá ajudar nas suas leituras com o quarterback, por exemplo. Fica a dica!

Injury (Lesão) – Aqui temos um atributo inversamente proporcional. Quanto mais notas de injury, menos suscetível à lesão o jogador se torna. Atributo muito importante no modo Franchise, onde é comum vermos jogadores perdendo jogos, ou até mesmo temporadas, por causa de lesões.

Jumping (Salto) – Sem muito mistério aqui, quanto maior a nota de jumping, mais alto o jogador salta. Importante para as disputas aéreas entre recebedores e marcadores.

O Jumping pode definir uma disputa aérea pela bola

Speed (Velocidade) – Nada mais é do que a velocidade máxima do jogador. Importante para running backs, principalmente em corridas pela lateral do campo, para wide receivers em rotas longas e, consequentemente, para os jogadores de secundária poderem marcar esses velozes recebedores.

Stamina (Resistência) – Com stamina alta o jogador consegue ficar mais tempo em campo, rendendo o seu máximo. Jogador cansado em campo também fica mais propício à lesões, portanto fique de olho na resistência de seus jogadores.

Strength (Força) – A força do jogador não poderia ficar de lado num esporte tão físico como o futebol americano. Esse atributo é de extrema importância na batalha das trincheiras e pode definir se o quarterback será protegido pelo jogador da linha ofensiva ou será jogado ao chão pelo jogador da linha defensiva.

LEIA MAIS: O Jets deve esquecer Kirk Cousins… e renovar com Josh McCown

Atributos de Passador

Deep Throw Accuracy (Precisão de Passe Longo) – Quanto maior a nota nesse atributo, mais preciso será o passe de longa distância (acima de 40 jardas) do quarterback. Se você quiser imitar Aaron Rodgers e suas “hail marys”, seu quarterback preciso ser bom nesse quesito.

Medium Throw Accuracy (Precisão de Passe Médio) – Aqui temos o atributo que determina a precisão dos passes de média distância (entre 20 e 40 jardas).

Play Action – Quanto maior for a nota do quarterback nesse atributo, maior a chance dele enganar a defesa numa jogada de play action (fazer com que os defensores pensem que é uma jogada de corrida, quando na verdade é uma jogada de passe). Esse “congelamento” momentâneo dos defensores pode ser determinante para o sucesso da jogada.

Short Throw Accuracy (Precisão de Passe Curto) – Este atributo define o grau de precisão de passes de curta distância (até 20 jardas).

Throw on the Run (Lançamento em Movimento) – Jogadores com destaque nesse atributo aumentam as chances de completar passes feitos enquanto se deslocam. Importante para players que gostam de sair do pocket com o quarterback.

Throw Power (Força de Lançamento) –  Quanto maior a nota nesse atributo, maior a capacidade do quarterback botar força em seus passes. O throw power faz com que passes em profundidade consigam atingir uma distância maior e que a bola chegue mais rápido no seu alvo durante um bullet pass.

LEIA MAIS: Vinatieri perto de sua 23a temporada na NFL

Atributos de Corredor

Ball Carrier Vision (Visão de Corrida) – Running backs com destaque nesse atributo, conseguem fazer uma leitura melhor dos bloqueios e traçar o melhor caminho para correr. Caso você esteja controlando o jogador, esse atributo perde o efeito.

Carrying – Um dos principais atributos que um running back pode ter no Madden. Ele é responsável pela capacidade do atleta de segurar a bola. Quanto maior a nota aqui, menor a chance do jogador sofrer fumble.

Elusiveness – Quanto maior a nota do running back nesse atributo, mais chances ele tem de quebrar tackles e escapar de seguradas dos marcadores.

Juke Move – Jogadores com alta nota nesse atributo são especialistas em driblar seus marcadores com a finta lateral.

Aproveite as habilidades de Juke Move de seu RB para deixar os marcadores na saudade

Spin Move – Já nesse atributo se encontram os especialistas em driblar seus marcadores através de um giro de 360°.

Stiff Arm – Ao melhor estilo Marshawn Lynch, destaque nesse atributo faz do jogador um especialista em se livrar do marcador empurrando-o com a mão.

Trucking – Por fim, o trucking faz com que o running back se torne um especialista em corridas pelo meio da linha ofensiva. É muito comum vermos corredores mais pesados e menos velozes se destacando nesse atributo.

Atributos de Recebedor

Catching (Recepção) – Quanto maior a nota nesse atributo, maior a chance de conseguir realizar uma recepção. Ajuda a evitar drops e que o marcador consiga tirar a bola das mãos do recebedor. Provavelmente o principal atributo para um wide receiver no Madden.

Catch in Traffic (Recepção Cercado) – Esse atributo ajuda o recebedor a pegar a bola mesmo marcado por outros jogadores. Se você quiser lançar uma hail mary com o cronômetro estourado, procure um recebedor com boas notas nesse atributo.

Release – O release é o atributo que ajuda o recebedor a se livrar da marcação pressão do marcador. Uma nota alta aqui é fundamental para combater a pressão feita pelo defensor na linha de scrimmage.

Route Running (Corredor de Rotas) – Os especialistas em realizar uma rota perfeita possuem destaque nesse atributo. Ele ajuda o recebedor realizar rapidamente os cortes durante as rotas, aumentando as chances de conseguir separação do seu marcador.

Spectacular Catch (Recepção Espetacular) – Como o próprio nome já diz, esse é o atributo responsável pelas mais belas recepções do Madden. Alguma dúvida que Odell Beckham Jr é um dos melhores nesse quesito?

Spectacular Catch é o responsável pelas recepções de cair o queixo

Atributos de Bloqueador

Impact Block (Bloqueio de Impacto) – Jogadores de linha ofensiva com destaque nesse atributo, possuem mais chances de derrubar o adversário durante um bloqueio. Tem coisa melhor para um quarterback ou running back do que um adversário caído no chão?

Pass Block (Bloqueio para Passe) – Principal atributo para linhas ofensivas montadas para fortalecer o jogo aéreo. Jogadores com destaque em pass block possuem mais chances de evitar o pass rush e proteger seu quarterback.

Run Block (Bloqueio para Corrida) – Principal atributo para linhas ofensivas montadas para fortalecer o jogo corrido. Jogadores com destaque em run block possuem mais chances de abrir espaço para o running back conseguir suas jardas pelo chão.

LEIA MAIS: Quais os candidatos a “Eagles de 2018”?

Atributos de Defensor

Block Shedding (Sair de Bloqueios) – Defensores com alto nível nesse atributo, conseguem sair com mais facilidade dos bloqueios feitos pelos jogadores de ataque (principalmente os da linha ofensiva). Atributo fundamental para conseguir parar as corridas do adversário.

Finesse Moves – Atributo de destaque dos grandes pass rushers do Madden. Uma nota alta aqui ajuda o defensor a se livrar dos bloqueios ofensivos, usando sua agilidade, aumentando as chances de chegar rapidamente até o quarterback.

Hit Power (Força do Tackle) – Defensores com nota alta de “hit power” terão maiores chances de forçar um fumble durante o tackle.

Man Coverage (Cobertura Homem a Homem) – Principal atributo para defesas com marcação individual. Ele ajuda o defensor a marcar de perto o recebedor adversário, evitando assim, que ele consiga separação.

Não desgrude do recebedor adversário com o Man Coverage

Play Recognition (Reconhecimento de Jogada) – Mais um atributo muito importante para um jogador de defesa. Com nota alta de play recognition o jogador consegue fazer leituras mais rápidas das jogadas ofensivas, evitando, por exemplo, ser enganado em play actions.

Power Moves – Mais um atributo característico dos grandes pass rushers. A diferença para o Finesse Move é que aqui o defensor usa a força, ao invés da agilidade, para se desvencilhar dos bloqueios ofensivos.

Press (Pressionar) – Atributo fundamental para um cornerback exercer pressão no wide receiver na linha de scrimmage. Essa pressão permitida nas primeiras 5 jardas pode acabar tirando completamente o recebedor da jogada.

Pursuit (Perseguir) – Quanto melhor a nota nesse atributo, melhor o defensor será perseguindo o running back ou o wide receiver com a bola.

Tackle – Sem muio mistério aqui. Alta nota de tackle facilita no trabalho do defensor de derrubar o jogador de ataque que está em posse da bola.

Zone Coverage (Cobertura em Zona) – Principal atributo para defesas que usam a marcação por zona. Jogadores com destaque em zone coverage conseguem reagir melhor à passes realizados em sua área de marcação.

Atributos de Chutador

Kick Accuracy (Precisão do Chute) – Quanto maior a nota do jogador nesse atributo, maior sua precisão. Isso ajuda bastante o kicker a chutar a bola no meio do “Y” e o punter a colocar a bola na área desejada.

Um Kicker com bons atributos pode acabar definindo uma partida

Kick Power (Força do Chute) – Quanto maior a nota do jogador nesse atributo, mais forte será seu chute. Para acertar field goals longos é fundamental ter um kick power alto, certo Justin Tucker?

 

Compartilhe

1 comentário

  1. OMFG que show de conteúdo!

    Sou viciado no jogo e faço várias planilhas pra controlar os prospectos e procurar fazer um Draft mais que decente.
    Mas tudo, claro, com meus conhecimentos.
    O conteúdo dessa matéria me deu mais profundidade nesses quesitos.
    Muito obrigado!

Leave A Reply