segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Compartilhe

Entrando no site do Oakland Raiders neste momento e navegando até o elenco do time, além dos atuais 89 jogadores no plantel (número que deverá ser reduzido a 53 para a temporada regular) poderemos ver mais 3 pequenas listas separadas, que no momento estão assim:

  • Active/Physically Unable to Perform – Eddie Vanderdoes
  • Reserve/Did Not Report – Khalil Mack
  • Reserve/Injured – Ahtyba Rubin

Leia textos exclusivos a cada semana sobre todos os times da NFL. Seja um assinante L32

Respectivamente, as listas acima se traduzem para “Ativo/Fisicamente incapaz de jogar”, “Reserva/Não se apresentou”  e “Reserva/Lesionado”. Até mesmo quem acompanha a NFL há algum tempo algumas vezes se vê confuso sobre as designações das listas de reservas que os times podem utilizar. Cada lista tem um propósito específico e suas regras próprias. A seguir explicarei o que cada uma das listas significa para o time e para o jogador:

Leia Mais: Os cinco jogadores de defesa mais subestimados da NFL

Leia Também: Os 10 jogos mais esperados da temporada de 2018

Did Not Report List (Lista de jogadores que não se apresentaram)

O significado desta lista é bem intuitivo em relação ao seu nome. São basicamente jogadores que não se apresentaram ao Training Camp na data especificada pelo time. Exemplos nesta temporada são o próprio Khalil Mack no Raiders e Earl Thomas no Seattle Seahawks, ambos ainda em discussão relacionadas à extensões contratuais. Um jogador colocado nesta lista não conta nos limites das listas de jogadores ativos (seja de 90, 75 ou 53 jogadores) e está sujeito a diversas punições a serem aplicadas pela franquia, tais como:

  • Multa de até 30 mil dólares por dia de Training Camp perdido;
  • Multa de 1/17 do salário para cada jogo de pré temporada perdido (caso o jogador assinou como agente livre irrestrito);
  • Até 25% de multa sobre o bônus de assinatura pelo tempo perdido no Training Camp;
  • 25% de multa sobre o bônus de assinatura se o jogador perder o primeiro jogo da temporada regular;
  • Após 4 semanas perdida, a franquia pode cobrar 1/17 do salário proporcionais a cada semana adicional de ausência do jogador (sendo o bônus de assinatura o teto do que pode ser recuperado).

É claro que em muitos casos não vemos essas multas sendo aplicadas sobre os jogadores, em especial quando é do interesse do time que o atleta volte a jogar. Mas em situações sem volta é uma forma da franquia recuperar ao menos parte do dinheiro do contrato do jogador.

Reserve/Injured (Reserva/Lesionado)

Esta lista, também conhecida apenas como Injured Reserve (IR), é provavelmente a que mais é comentada ao longo da temporada. Ela não tem limite de jogadores (o time pode colocar quantos atletas quiser na IR) e mesmo que influencie no teto salarial, não conta no limite de jogadores ativos. Quando um jogador é colocado nesta lista ele não é mais elegível nem para treinar e tão pouco para jogar com seu time na temporada, a não ser que seja designado seu retorno. Um time pode “tirar” desta lista no máximo 2 jogadores no ano, com a condição de que o atleta tenha perdido pelo menos 10 partidas na temporada.

Physically Unable To Perform List (Lista de jogadores fisicamente incapazes de Jogar)

Levando a sigla de PUP esta lista normalmente comporta aqueles jogadores que chegam nos treinamentos ainda com restrições médicas e pode ser de dois tipos: jogadores fisicamente incapazes de jogar ativos (PUP ativos) ou jogadores fisicamente incapazes de jogar reservas (PUP reservas). A diferença é que a lista de ativos é utilizada na pré temporada, enquanto a lista de reservas na temporada regular, além de que apenas na pré temporada o jogador que estiver na lista de incapazes de jogar conta para o limite de jogadores no time (seja 90 ou 75). Ao final da pré-temporada, um jogador que estiver como PUP ativo será automaticamente colocado na lista de PUP reservas para a temporada regular. Quem for tirado da lista de PUP ativos e começar a treinar com o time não poderá ser colocado na lista de PUP reservas após o início da temporada.

Os jogadores que estiverem na lista de PUP reservas não poderão ser elegíveis para jogar nas 6 primeiras semanas da temporada. Caso um jogador for tirado da lista, terá uma janela de 6 semanas (até a semana 11) para voltar aos treinamentos. Após estar treinando, o time ainda tem mais 3 semanas para ativar o jogador na lista de 53 atletas ativos. Caso o jogador ainda esteja lesionado, ele deverá ser ou dispensado ou colocado na Injured Reserve pelo restante da temporada.

Non-Football Injury List (Lista referente à lesão não relacionada ao futebol)

A NFI (sigla para a descrição em inglês) é muito semelhante a PUP, porém a diferença é que a lesão não tem relação às atividades realizadas no time. Mesmo com o nome dizendo que a lesão não é relacionada com futebol isso não é inteiramente verdade. Lesões sofridas por calouros ainda na Universidade também se enquadram nesta categoria. No restante, praticamente todas as regras são idênticas à lista de jogadores incapazes de jogar.

Uma grande diferença existente entre as listas NFI e PUP é que na primeira o time pode tentar deixar de pagar parte do salário dos jogadores, caso cheguem a conclusão de que a lesão foi devido a imprudência do atleta e que ele tem ao menos parte da culpa nela. É claro que é muito mais fácil falar do que fazer, já que além de criar um desgaste na relação do time com o jogador, é necessário provar que o jogador conscientemente se colocou em risco.

Suspended List (Lista de jogadores suspensos)

A quantidade de gente que já passou por essa lista é grande, sendo composta por atletas que estão suspensos pela NFL. Jogadores na lista de suspensos não contam na lista final do plantel, ou seja, outros jogadores podem ser levados para a temporada regular enquanto estes cumprem suspensão. Além disso eles podem participar normalmente de treinamentos e dos jogos de pré temporada do time, como o exemplo de Rouben Foster dos 49ers, que está suspenso pelos dois primeiros jogos da temporada regular e participou com bastante volume das duas partidas de pré temporada jogadas até agora.

Outras listas

Retired List (Lista de jogadores aposentados): lista jogadores que se aposentaram enquanto ainda sob seus contratos com o time. As implicâncias no teto salarial são as mesmas de um jogador cortado pela franquia.

Military List (Lista de jogadores em serviços militares): como o nome já diz, é composta por jogadores que são convocados para servir aos serviços militares enquanto sob contrato com alguma franquia da NFL. Estes jogadores não impactam nem o teto salarial e nem contam no limite da quantidade de jogadores do plantel.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Leave A Reply