segunda-feira, 28 de maio de 2018

Compartilhe

 

Os jogadores que compõe o setor da secundária de uma defesa no futebol americano estão, cada vez mais, com um papel de extrema importância no esquema tático. É bem comum vermos safeties e, principalmente, cornerbacks sendo escolhidos aos montes durante o draft, inclusive em posições altas do recrutamento.

Não é de se estranhar, afinal, em uma época em que o jogo de passe é cada vez mais usado, e formações com três ou mais WRs estão presentes na maioria dos snaps, a defesa responde sacando jogadores do front seven para acrescentar mais jogadores no setor da secundária.

No Madden a importância dos defensores que jogam na cobertura também é muito grande e, para facilitar o trabalho dos players na hora de marcar alguma jogada do adversário, a EA disponibiliza uma série de ajustes pré-snaps para se ter um maior controle da cobertura do passe. E é este o tema do texto de hoje: mostrar quais são esses ajustes e seus objetivos, visando jogar melhor defensivamente, aumentando as chances de retomar a posse da bola.

Acessando o menu

Após escolher sua jogada defensiva, antes do ataque adversário realizar o snap, aperte o botão triângulo (Playstation) / Y (XBOX) e aparecerá no canto inferior da tela um menu com várias opções. Nele estão presentes comandos para jogadores da cobertura, tanto antes como depois do snaps. Esses comandos podem ser usados para a unidade como um todo, ou para algum defensor específico.

As diversas opções para ajustar a secundária

LEIA MAIS: O futuro a AFC North

Movimentações pré-snaps

Na parte esquerda do menu temos quatro comandos (mais um quinto na parte de baixo) que são responsáveis por determinar as movimentações que queremos que nossa secundária faça antes do snap ser realizado, e devem ser acionados colocando o analógico da esquerda para uma das quatro direções ou apertando o R1/RB. São eles:

– Give Cushion (L3/L para cima)

Com esse comando os jogadores da cobertura recuam, se posicionando mais longe da linha de scrimmage. Bom para ser usado em situações em que o adversário precisa ganhar muitas jardas na jogada.

O adversário vai lançar uma Hail Mary? Give Cushion é uma boa pedida

– Press (L3/L para baixo)

Ao acionar o press, os cornerbacks irão se adiantar para, literalmente, pressionar os recebedores na linha de srimmage. Bons jogadores com notas de press conseguem atrapalhar o desenvolvimento da rota do recebedor, podendo dar segundos preciosos para o pass rush chegar até o QB.

– Show Blitz (L3/L para esquerda)

Aqui os jogadores da secundária avançam no campo, com os cornerbacks ficando próximos à linha de scrimmage e os safeties próximos ao box. Isso passará a idéia de que a defesa vai mandar blitz, podendo dificultar a leitura do ataque.

Defesa avançada passando a idéia de blitz, mas na verdade é uma Cover 4

– Base Align (L3/L para direita)

Esse comando serve para posicionar a defesa em sua formação padrão, com 2 safeties ao fundo. Por exemplo, ao escolher um esquema Cover 3 e utilizar o base align, a defesa irá se posicionar com dois safeties ao fundo, tentando enganar o ataque, passando a idéia de que se trata de uma Cover 2 ou Cover 4.

Cover 3 disfarçada numa Cover 4 através do Base Align, dificultando a leitura do QB

– Man Align (R1/RB)

Acionando esse comando, os jogadores da cobertura se posicionarão à frente dos possíveis recebedores que marcarão na jogada. Bom para dificultar o trabalho do ataque em rotas verticais.

LEIA MAIS: A segunda pessoa mais importante em uma franquia

Movimentações pós-snaps

Na parte direita do menu estão presentes quatro comandos (mais um quinto na parte de baixo) que definem qual movimentação os defensores da cobertura devem fazer após o snap ser realizado, e devem ser selecionados colocando o analógico da direita para uma das quatro direções ou apertando o L1/LB. São eles:

– Overtop (R3/R para cima)

Ao acionar esse comando, criado para marcações por zona, os jogadores responsáveis por marcar a zona lateral do campo irão passar a se preocupar com regiões um pouco mais distantes da linha de scrimmage, com o objetivo de marcar, prioritariamente, rotas mais profundas, como corner, curl e out. Com o overtop, defensores em Hard Flat ou Soft Squat passarão para Cloud Flat e jogadores em Seam Flat ou Quarter Flat passarão para Curl Flat. Para saber mais sobre as zonas de cobertura, leia este texto publicado aqui no site.

– Underneath (R3/R para baixo)

Comando com função inversa do overtop. Ao acioná-lo, os jogadores responsáveis pelas coberturas laterais, passarão a se preocupar com a região lateral próxima à linha de scrimmage, visando, prioritariamente, cobrir rotas mais curtas, como flat, quick out e zig, ou corridas laterais. Defensores em todas as zonas laterais passarão para a Hard Flat.

Zonas intermediárias se transformando em Hard Flat com o Underneath

– Inside (R3/R para esquerda)

Esse comando visa posicionar os defensores mais para o centro do campo, tentando forçar os recebedores para o lado externo. Ideal para cobrir rotas que exploram o centro do campo, como slant e post.

– Outside (R3/R para a direita)

Já com esse comando os defensores se posicionam mais para a lateral do campo, forçando os recebedores para a parte interna. Ideal para cobrir rotas que exploram as laterais, como corner e out.

– Sticks (L1/LB)

Nesse último comando os jogadores da cobertura irão se concentrar próximo à linha do first down, com o intuito de evitar a conquista da primeira descida pelo ataque.

Defensores próximos à linha do first down. Sticks é uma boa em terceira descida longa

LEIA MAIS: Como os contratos de calouro estão mudando a forma de montar um time na NFL

Ajustes individuais

Para finalizar, também é possível fazer ajustes individuais, tanto para marcar algum recebedor específico, como para passar um comando para algum defensor da secundária. São eles:

– Individual (X/A)

Ao apertar esse botão no menu de ajustes da cobertura, aparecerá todos os possíveis recebedores do ataque adversário, para que possamos especificar algum tipo de marcação nesse jogador específico. Ao selecionar o recebedor, abrirá uma nova janela com as seguintes opções:

Shade Left (R3/R para esquerda): serve para posicionar o defensor um pouco à esquerda do recebedor, forçando-o para o lado direito.

Shade Right (R3/R para direita): serve para posicionar o defensor um pouco à direita do recebedor, forçando-o para o lado esquerdo.

Shade Right em cima do Woods dificulta a execução de rotas slant ou drag, por exemplo

Press (R3/R para baixo): serve para pressionar o recebedor na linha de scrimmage, atrapalhando o desenvolvimento da rota.

Back Off (R3/R para cima): serve para recuar e ficar mais afastado do recebedor, dificultando o trabalho dele em rotas verticais.

Spotlight Receiver (X/A): fará com que a defesa dê uma atenção especial a esse determinado jogador. Bom comando para usar contra oponentes que forçam demais o jogo em um recebedor específico.

Reparem que esses movimentos são parecidos com outros mostrados neste texto, com a diferença que, em vez de servir para toda a unidade, serve apenas para um jogador específico.

– Quick Adjust (triângulo/Y)

 Outra opção de ajustes individuais, só que, em vez de escolher o recebedor, aqui escolhemos um dos defensores da secundária. Ao apertar o triângulo/Y no menu de ajustes da cobertura, aparecerá outra janela com todos os jogadores da secundária. Escolha um deles e aparecerá uma nova janela com diversas zonas de marcação, além das opções Man Coverage (R3/R para cima), onde você pode especificar um recebedor para ser marcado individualmente e Blitz (R3/R para baixo), onde mandamos o jogador ir para o pass rush.

Esse menu de ajustes individuais também pode ser acessado colocando o cursor no jogador desejado (segurando o círculo/B e apontando o L3/L na direção do jogador) e apertando o X/A.

Brandon Carr designado para marcar individualmente o Antonio Brown, enquanto o resto marca em zona

Pratique esses comandos, analise quais podem ser mais úteis durante as partidas e veja como sua marcação irá melhorar no Maddden NFL.

 

Compartilhe

Leave A Reply