quinta-feira, 12 de julho de 2018

Compartilhe

O Jacksonville Jaguars, acostumado a ser saco de pancada da Liga há tanto tempo, se cansou de perder e decidiu que era hora de mudar. Após diversos Drafts bem feitos e uma defesa de colocar respeito em qualquer ataque na Liga, a equipe ficou a algumas jogadas de disputar o Super Bowl LII contra o Philadelphia Eagles, sendo derrotado numa partida duríssima contra os Patriots. Agora em 2018, com uma equipe jovem, talentosa e um ano mais experiente, a expectativa é de no mínimo alcançar os playoffs novamente. No entanto, existem alguns poréns e alguns pilares para se apoiar.

A primeira e grande questão da equipe é o seu Quarterback. Blake Bortles está longe de ser considerado um titular seguro na posição, no entanto, o jogador vem de sua melhor temporada no ano passado. Com 21 TDs, 13 INTs e 3.687 jardas, Bortles evoluiu seu jogo e o desejo dos Jaguars é melhora-lo ainda mais. A confiança é tanta que a equipe foi contra todos os prognósticos e exerceram a renovação automática de quinto ano no contrato de calouro do QB e ainda deram uma extensão contratual de duas temporadas. Definitivamente, apesar da boa temporada, Bortles foi a âncora da talentosa equipe de Jacksonville, a estrela do ataque da equipe era outra.

Leonard Fournette, #4 escolha geral do Draft de 2017, Running Back de LSU. Ele foi o grande responsável pela melhora no jogo de Bortles e maior impacto ofensivo do time. Correndo atrás de uma linha ofensiva talentosa, muito forte, o RB conseguia jardas importantes para o ataque dos Jaguars e movia as correntes da equipe. Além do impacto com a bola nas mãos, a ameaça do jogo corrido de Fournette deixava as defesas sempre ligadas a para-lo, pesando a linha de scrimagge. Fato esse que ajudou muito no jogo de Blake Bortles. Além de permitir descidas mais curtas, o QB se aproveitou muito do play action durante toda temporada, indo para o passe sempre contra defesas mais honestas combatendo o ataque aéreo.

Outro ponto chave foi a talentosa defesa da equipe. Segundo colocada em pontos e em jardas cedidas, a mistura entre jovens jogadores e veteranos consagrados foi primordial para o sucesso da unidade. No Pass Rush, Calais Campbell, free agent vindo do Arizona Cardinas e Yannick Ngakoue, segundo anista do draft de 2016 combinaram para 28,5 sacks, sendo uma das duplas mais efetivas da Liga no quesito. No corpo de Linebacks a juventude de Myles Jack e a velocidade de Telvin Smith formaram um dos melhores grupos de LBs da Liga. E na secundaria não seria diferente. O segundo anista Jalen Ramsey e o recém chegado A.J Bouye formaram a melhor dupla de cornerbacks da NFL. Com tanto talento em todas as posições da unidade, a defesa dos Jaguars foi protagonista na campanha vitoriosa de 2017 da equipe.

Estando em uma imprevisível AFC Sul, onde a saúde de Andrew Luck com os Colts é uma incógnita, com um também Deshaun Watson voltando nos Texans sem saber se jogará no nível de 2017 e o Tennessee Titans com mudanças na coordenação técnica da equipe buscando dar mais tranquilidade no sistema a Marcus Mariota, temos uma divisão extremamente complexa e difícil de prever. No entanto, depois de ser campeão de divisão após 2018 na antiga AFC Central, os Jaguars, com mais talento no papel que os outros times, chegam como favoritos e precisam fazer valer todo o investimento que fizeram nesses últimos 2 anos em busca de vitórias.

Reforços como Andrew Norwell (OG) e Donte Moncrief (WR) chegaram e tem tudo para somar numa equipe jovem e talentosa. O Draft da equipe também foi acima da média com o bom Taven Bryan na primeira rodada para ajudar na rotação de linha defensiva. Apesar de perdas pontuais como o WR Allen Robinson (Bears) e o LB Paul Posluszny (aposentadoria), o desenvolvimento dos jovens talentos da equipe devem dar conta e assumirem de vez suas respectivas posições, como Myles Jack (LB) e Dedé WestBrook (WR). No fim, a divisão deve ser bastante disputada, e após anos amargando a última colocação, é hora do Jaguars se agarrar ao papel de protagonista e exercer enfim seu favoritismo.

Compartilhe