segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Compartilhe

 

Nas últimas semanas escrevi aqui no site sobre duas formações (Nickel e Dime) mais voltadas para o combate ao jogo aéreo que, hoje em dia, é responsável pela maioria dos snaps ofensivos na NFL. Mas existem aquelas situações que o ataque coloca Fullback e/ou Tight Ends em campo para aumentar os bloqueios e tentar ganhar jardas pelo chão. Nesses momentos é importante ter em campo uma formação defensiva com jogadores especialistas em conter o jogo terrestre.

Pensando nesse caso, hoje falarei sobre a formação 4-4, onde a defesa lota o box para tentar dificultar o ganho de jardas pelo chão. Não é um esquema para ser usado o tempo inteiro, mas em situações claras de corrida pode acabar dificultando o trabalho do ataque.

Leia Mais: Formações defensivas do Madden: Dime

Leia Também: Formações defensivas do Madden: Nickel

Definição

A formação 4-4 é definida por uma Linha Defensiva formada por quatro jogadores (mão no chão), o segundo nível com quatro Linebackers e uma Secundária com apenas três jogadores, geralmente dois Cornerbacks e um Safety.

Características do jogadores

Nesta formação temos um front eight com quatro DLs e quatro LBs lotando o box para tentar evitar ao máximo as chances do ataque conseguir correr com a bola. Com isso, é importante ter no elenco jogadores destes dois grupos com características para sair dos bloqueios e tacklear o Running Back.

Diferentemente da Dime em que era necessário em elenco com profundidade na posição de CB, aqui precisamos ter pelo menos quatro LBs que possam entrar em campo e contribuir parando o jogo terrestre, além de cobrir TEs e RBs no jogo aéreo, se necessário.

– DTs e DEs

Strength: para duelar com os jogadores da OL e enfrentar Double Teams

Block Shedding: para sair de bloqueios do jogo terrestre

Tackle: para impedir o avanço do jogador com a bola

Play Recognition: para evitar cair em play actions, read options, draw ou screen passes 

Power Move ou Finesse Move: para pressionar o QB em jogadas de passe

– LBs

Block Shedding: para sair de bloqueios do jogo terrestre

Pursuit: para perseguir o jogador com a bola

Tackle: para impedir o avanço do jogador com a bola

Play Recognition: para evitar cair em play actions, read options, draw ou screen passes

Zone Coverage: para cobrir em zona o passe

Man Coverage: para cobrir individualmente o passe, marcando, geralmente, um TE ou RB

Quando utilizar

Como dito acima, a formação 4-4 é composta por oito jogadores no box, portanto ela é mais eficaz para combater o jogo terrestre. É uma boa escolha para momentos em que o adversário manda a campo uma formação com muitos RB e/ou TEs como, por exemplo, os conjuntos 12 (1 RB e 2 TEs), 13 (1 RB e 3 TEs), 21 (2 RBs e 1 TE) e 22 (2 RBs e 2 TEs).

4-4 contra o jogo terrestre

Esta formação é bem forte contra o jogo corrido, contando com oito jogadores no box, em tese, especialistas na defesa deste tipo de jogada.

Vejamos abaixo as atribuições de gaps contra uma formação “pesada” do ataque:

Na imagem acima o lado forte do ataque é o esquerdo, com dois TEs posicionados no setor. Uma possível corrida por este lado teria as seguintes atribuições de gaps:

O ROLB (F) é o responsável por evitar que o RB ganhe a lateral, forçando-o para dentro

O MLB do lado direito da defesa protege o Gap D esquerdo

O RE protege o Gap C esquerdo

O DT do lado direito da defesa protege o Gap B esquerdo

O MLB do lado esquerdo da defesa protege o Gap A esquerdo

O DT do lado esquerdo da defesa protege o Gap A direito

O LOLB (C) protege o Gap B direito e é o responsável por chegar no RB se este cortar para o meio

O LE protege o Gap C direito

Já se a corrida for para a direita (lado fraco) teremos as seguintes atribuições:

O LOLB (F) é o responsável por evitar que o RB ganhe a lateral, forçando-o para dentro

O LE protege o Gap C direito

O DT do lado esquerdo da defesa protege o Gap B direito

O MLB do lado esquerdo da defesa protege o Gap A direito

O DT do lado direito da defesa protege o Gap A esquerdo

O MLB do lado direito da defesa protege o Gap B esquerdo

O RE protege o Gap C esquerdo

O ROLB (C) protege o Gap D direito e é o responsável por chegar no RB se este cortar para o meio

4-4 contra o jogo aéreo

Quando escolhemos esta jogada contra formações pesadas ofensivas, esperando um corrida, pode acontecer do adversário passar a bola. Não é a mais indicada para cobrir o passe pela quantidade de LBs presentes nela, mas eles podem acabar conseguindo fazer bem o papel no matchup contra RB e TE.

Vejamos abaixo alguns exemplos de jogadas e como se comportam os jogadores em coberturas diferentes:

Acima temos uma Cover 2 onde os OLBs são responsáveis por cobrir as laterais do campo e os MLBs se concentram entre o meio campo e as laterais. O outro responsável por cobrir a região central intermediária é o Safety. Os dois CBs dividem o fundo do campo em dois.

Nesta Cover 3 novamente os OLBs cobrem as laterais e os MLBs são os responsáveis pelo meio. O fundo do campo fica dividido em três pelo Safety e os Cornerbacks.

Já acima temos uma Cover 1 onde existe coberturas individuais. Os OLBs marcam um TE cada um, enquanto um MLB acompanha o RB. O outro MLB cobre em zona o meio do campo, enquanto o Safety marca o fundo sozinho. Os WRs são responsabilidades dos CBs.

Por fim temos esta agressiva blitz onde seis jogadores pressionam o backfield (os quatro DLs e os dois MLBs), enquanto os OLBs, CBs e Safety cobrem individualmente os possíveis recebedores. A intenção aqui e fazer o QB soltar rapidamente a bola com a cobertura não dando espaço para os recebedores.

Utilize a 4-4 nas partidas virtuais de Madden e veja como o jogo terrestre adversário terá dificuldade para mover as correntes.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.