segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Compartilhe

 

Dando continuidade a série sobre as formações defensivas que podemos escolher no Madden para impedir o avanço do ataque adversário, falo hoje sobre aquela que é a mais utilizada na NFL atual e, consequentemente, utilizamos bastante também nas partidas virtuais: a Nickel.

Com o ataque cada vez mais utilizando formações com três wide receivers, a defesa precisou contra-atacar e, nessas situações, retiram um jogador do front seven e acrescentam um na secundária, totalizando cinco no  último nível da defesa. A título de curiosidade, por este motivo a formação recebeu o nome de Nickel, o mesmo da moeda de 5 centavos de dólar.

Leia Mais: Formações defensivas do Madden: 4-3

Leia Também: Formações defensivas do Madden: 3-4

O jogador da secundária que entra formação, geralmente é um Cornerback, que acaba sendo chamado de Nickelback. Ele joga entre os Linebackers e o Cornerback aberto e costuma marcar o recebedor no slot.

Definição

A formação Nickel  é definida por uma Linha Defensiva formada por quatro jogadores, dois Linebackers compondo a segunda linha e uma Secundária com cinco jogadores, sendo dois Cornerbacks abertos, um Nickelback e dois Safeties.

Características dos jogadores

Como este esquema é mais utilizado para marcar jogadas de passe, é importante que os defensores tenham características voltadas a brecar este tipo de jogada. Os DTs nesta formação costumam ser os Rush Defensive Tackles, posição existente no Depth Chart do Madden. Eles são os jogadores internos da DL com características de pressionar o QB, tomando o lugar daqueles que são melhores em conter o jogo terrestre.

Os Linebackers precisam ser bons em cobrir a região central  em zona ou individualmente TEs e RBs que são usados no jogo aéreo. Já o Nickelback precisa ser um jogador completo marcando o passe e, ao mesmo tempo, ajudar no combate de corridas laterais.

Portanto, vejamos quais atributos os defensores precisam ter destaque prioritariamente:

– DT

Power Move ou Finesse Move: para pressionar o QB pelo meio da OL

Strength: para duelar com os jogadores da OL e enfrentar Double Teams

Acceleration: para chegar mais rápido no QB

Play Recognition: para evitar cair em play actions, read options, draw ou screen passes 

Block Shedding: para combater o jogo terrestre

– DEs

Power Move ou Finesse Move: para pressionar o QB pela lateral da OL

Acceleration: para chegar mais rápido no QB

Play Recognition: para evitar cair em play actions, read options, draw ou screen passes 

Block Shedding: para combater o jogo terrestre

– LBs

Zone Coverage: para cobrir em zona o passe

Man Coverage: para cobrir individualmente o passe, marcando, geralmente, um TE ou RB

Block Shedding: para combater o jogo terrestre

Tackle: para impedir o avanço do jogador com a bola

Play Recognition: para evitar cair em play actions ou draw

Acceleration: para conseguir cobrir uma área maior no passe, marcar o RB em jogadas de corrida e chegar mais rápido no QB em jogadas de blitz

– Nickelback

Zone Coverage: para cobrir em zona o passe

Man Coverage: para cobrir individualmente o passe, marcando um recebedor no slot

Acceleration, Agility e Speed: para conseguir acompanhar o recebedor

Block Shedding: para combater o jogo terrestre

Quando utilizar

A formação Nickel é indicada para ser usada quando o ataque adversário manda a campo uma formação com apenas três WRs. O terceiro recebedor, que geralmente se posiciona no slot, acaba tendo a sua frente um CB para marcá-lo.

Nickel contra o jogo terrestre

Esta formação não é mais indicada para conter o jogo terrestre, pois não existe um front seven nela e sim um front six. Com o box com menos defensores o combate ao jogo corrido fica prejudicado. Em compensação, se ela for usada contra uma formação ofensiva com três WR onde possui menos bloqueadores, o Nickel pode ser suficiente para parar este tipo de jogada.

Abaixo temos exemplos de um caso assim e vejamos como ficaria as atribuições dos defensores em relação aos gaps:

Em uma corrida para o lado esquerdo:

O DT 1-Tech protege o Gap A direito

O DT 3-Tech protege o Gap B esquerdo

O LE protege o Gap C direito

O RE protege o Gap D esquerdo

Os LBs protegem os Gaps A esquerdo e C esquerdo

Um CB (F) deve impedir que o RB vá para a lateral do campo e o Nickelback (C) deve impedir um corte para o meio

Em uma corrida para o lado direito:

O DT 1-Tech protege o Gap A direito

O DT 3-Tech protege o Gap B esquerdo

O LE protege o Gap C direito

O RE protege o Gap C esquerdo

Os LBs protegem os Gaps A esquerdo (este também deve evitar um corte do RB para o meio) e B direito

Um CB (F) deve impedir que o RB vá para a lateral do campo

Nickel contra o jogo aéreo

Com cinco defensores na Secundária, a Nickel é uma das principais formações para combater o jogo aéreo. Vejamos alguns conceitos de coberturas com este esquema defensivo:

Acima temos uma Cover 1 que mostra bem como é feito o contra-ataque defensivo contra uma formação com três WRs. Cada um dos três CBs marca individualmente um WR. Um LB fica de olho no RB, enquanto o outro cobre, em zona, a região central. Um dos Safeties fica responsável pelo TE e o outro cobre o fundo do campo.

Numa Cover 2 em zona o Nickelback é o responsável por cobrir um dos setores da região central intermediária. Como vimos nos textos passados, na 3-4 e 4-3 esta função era dos OLBs.

Já nesta Cover 3 o Nickelback cobre a lateral do campo, assim como um dos Safeties. Na 3-4 e 4-3 também costuma ser responsabilidade do OLB. Isso faz da Nickel uma formação mais voltada para o combate ao jogo aéreo, afinal um CB está mais apto a realizar estas funções do que um OLB.

Por fim temos um exemplo de uma blitz com cobertura Cover 1. A diferença aqui é que um dos LBs se torna um pass rusher, em vez de cobrir em zona o meio de campo.

Dominem a formação Nickel, uma das mais utilizadas do Madden e veja como o jogo aéreo adversário terá dificuldades para mover as correntes nas partidas virtuais.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

 

Compartilhe

Comments are closed.