sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Compartilhe

eddie-lacy-aaron-rodgers-nfl-green-bay-packers-new-orleans-saints-850x560

Como tudo que é bom dura pouco, chegamos rapidamente à última rodada da temporada regular da NFL. A semana 17 não deve ter disputa por vagas na pós-temporada, com todas as equipes da NFC garantidas e com Steelers e Colts tentando classificações improváveis na AFC. Entretanto, disputas por divisões, folga na primeira rodada e mando de campo na pós-temporada estão abertas. Ainda teremos as definições das posições do draft das 20 equipes que não irão aos playoffs. Fique de olho no nosso guia da rodada pra saber quais são as partidas que valem alguma coisa e não perca nada da última semana da NFL.

LEIA MAIS: NFL na TV: Transmissões da semana 17

guiadarodada04

Minnesota Vikings x Green Bay Packers – Domingo, 03/01, 23:30 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN e Esporte Interativo

Wild Card Playoffs - Minnesota Vikings v Green Bay Packers

A NFL reservou apenas clássicos divisionais para a última rodada, esperando que pudéssemos ter muitos confrontos diretos pelos títulos divisionais. Infelizmente, apenas um confronto direto ficou reservado para a semana 17: o jogo entre Vikings e Packers. Os rivais se enfrentam em uma “final”, onde quem vencer leva a divisão. Além de mais um título da NFC Norte, o vencedor da partida terá a oportunidade de jogar a partida de wild card em casa (que pode ser inclusive entre as equipes), um fator que pode ser decisivo na NFL. No primeiro jogo entre os times na temporada o Vikings havia surpreendentemente assumido a liderança de divisão, após uma sequência de três derrotas do seu rival. A partida terminou 30-13 para o Packers, que reassumiu a ponta da NFC Norte e tem travado uma disputa feroz com Minnesota pelo título. Desde aquele jogo foram cinco rodadas e 3 vitórias e 2 derrotas para cada equipe. É hora de todo esse equilíbrio ser posto a prova no jogo mais importante da temporada até agora para ambos os times.

guiadarodada03

New York Jets x Buffalo Bills – Domingo, 03/01, 16:00 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

jets

A única disputa que existe na semana 17 por uma vaga na pós-temporada é entre Jets e Steelers. Os dois disputam a última vaga da wild card na AFC, com a franquia de New York tendo a vantagem. Para o Jets, basta não perder para o rival Buffalo Bills para se garantir na pós-temporada pela primeira vez desde 2010 (ano em que a equipe chegou na final da AFC). E New York pode se classificar mesmo com uma derrota, desde que o Steelers não passe pelo Browns. Mas como ninguém quer depender de resultados alheios, a ordem é ir para cima do Bills do ex-Jets Rex Ryan. A vaga no wild card coroaria a brilhante temporada de estreia de Todd Bowles, que conseguiu elevar o nível da defesa da equipe, uma das melhores da liga, e dar consistência a um ataque que é comandado por Ryan Fitzpatrick. Mais do que nunca, nesse momento percebe-se o quão acertada foi a demissão de Rex Ryan. Agora comandando o Bills, o técnico de vocação defensiva fez com que a defesa de Buffalo caísse da 5ª para a 20ª posição na liga. De forma geral o Jets é o melhor time e favorito a ir aos playoffs, mas o Bills fará de tudo para estragar a festa do rival.

Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns – Domingo, 03/01, 16:00 (Horário de Brasília) – Trasmissão: ESPN 

Buffalo Bills v Pittsburgh Steelers

Do outro lado da disputa pela última vaga nos playoffs da AFC está o Pittsburgh Steelers. Big Ben e companhia vinham numa crescente na temporada, justamente na hora mais importante. Vitórias contra Broncos e Bengals colocaram a equipe, que vinha tendo um desempenho ofensivo brilhante, como uma das favoritas a chegar aos playoffs. Entretanto, uma derrota dolorosa contra o fraco Ravens, que encerrou uma sequência de seis jogos com o Steelers marcando mais de 30 pontos por partida, derrubou a equipe que agora depende de uma derrota do New York Jets para não ver o seu ano naufragar na semana 17. Para a sorte de Pittsburgh, seu desafio não é muito grande. O Cleveland Browns tem apenas 3 vitórias na temporada e disputa diretamente com o Tennessee Titans o posto de pior equipe do ano e, consequentemente, a primeira escolha no draft de 2016. Portanto, dificilmente o Browns apresentará grande resistência. Resta a Pittsburgh fazer a lição de casa e torcer muito para que o Bills estrague a festa do Jets.

Seattle Seahawks x Arizona Cardinals – Domingo, 03/01, 19:25 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

pi-nfl-cardinals-rashad-johnson-122114.vnocropresize.940.529.medium.29

O jogo não vale vaga na pós-temporada, já que as duas equipes já estão classificadas e o título da divisão já está garantido para o Cardinals. Mas a partida pode valer o mando de campo para Arizona. A franquia gostaria muito de garantir que todas as suas partidas dos playoffs sejam disputadas no University of Phoenix Stadium. Para isso, além de derrotar o rival de divisão Arizona torce para uma derrota do Carolina Panthers. Essa combinação de resultados poderia mudar mais do que o rumo dos playoffs. No momento, Cam Newton está com uma mão no troféu de MVP da temporada. Mas Carson Palmer vem jogando no mais alto nível, e é um dos poucos que pode tirar de Newton a honra de ser o melhor de 2015. Se Arizona terminar na frente de Carolina, e Cam apresentar uma performance questionável na semana 17, Palmer pode ganhar terreno na disputa. Mas tudo isso depende primeiramente de Arizona derrotar o Seahawks. Deveremos ter um jogão, como foi o da semana 10, quando o Cardinals anotou 39 pontos em pleno CenturyLink Field para vencer Seattle em uma das melhores partidas da temporada. Vale a pena acompanhar esse jogo.

guiadarodada01

Detroit Lions x Chicago Bears – Domingo, 03/01, 16:00 (Horário de Brasília) – Sem Transmissão.

chicago-bears-quarterback-jay-cutler

Como só teremos clássicos divisionais na última rodada, é difícil apontar um jogo ruim mesmo. Os clássicos da NFC Norte são marcados por muita história e rivalidade, e só isso pode ser justificativa o suficiente para acompanhar essa partida. Só que todos os jogos da última semana da NFL acontecem no domingo. E algumas das melhores e mais decisivas partidas da rodada final da temporada acontecem nesse horário, então serão poucos que terão coragem de se dedicar a essa partida entre duas equipes que decepcionaram ao longo de 2015.

guiadarodada02

– O WR Julio Jones (ATL) tem 1722 jardas de recepção na temporada precisa de 127 para ultrapassar Jerry Rice e ter a segunda melhor marca em jardas recebidas em um ano. O primeiro lugar é de Calvin Johnson, que conquistou 1964 em 2012.

– O QB Drew Brees (NO) pode conseguir seu 14º jogo na carreira de 400 jardas contra o Atlanta Falcons. Esse seria o recorde histórico da NFL empatado com Peyton Manning.

– Com 109 jardas contra o Titans, o RB Frank Gore (IND) se tornará apenas o quinto jogador na história a conquistar 1000 jardas terrestres em pelo menos 9 temporadas.

– Fique de olho nas definições dos playoffs que podem ocorrer na semana 17:
* New England Patriots: o Patriots pode conquistar o mando de campo até a final da AFC com uma vitória contra o Miami ou com derrota do Broncos;
* Cincinnati Bengals: O Bengals pode garantir a folga na primeira semana dos playoffs com uma vitória combinada com uma derrota do Broncos, ou com uma derrota do Broncos combinada com uma vitória de Kansas City;
* Denver Broncos: o Broncos vence a AFC Oeste com uma vitória contra o Chargers ou com uma derrota do Chiefs. Uma vitória garante a Denver a folga na primeira rodada dos playoffs. Se o Broncos vencer e o Patriots perder, Denver garante o mando de campo em todos os jogos dos playoffs da AFC.
Kansas City Chiefs: o Chiefs vence sua divisão se vencer seu jogo e Denver perder para San Diego;
* New York Jets: o Jets alcança a pós-temporada se vencer ou se Pittsburgh perder;
* Pittsburgh Steelers: o Steelers garante uma vaga nos playoffs com uma vitória combinada com derrota do Jets;
* Houston Texans: o Texans vence a AFC Sul com um vitória ou com uma derrota do Colts ou com uma combinação improvável;
* Indianapolis Colts: a combinação improvável que elimina o Texans é a que classifica o Colts. Para Indianapolis vencer a divisão e alcançar os playoffs o seguinte precisa acontecer: vitória do Colts, derrota do Texans, vitórias de Atlanta, Baltimore, Buffalo, Denver, Miami, Oakland e Pittsburgh;
Carolina Panthers: o Panthers garante o primeiro lugar na conferência e o mando de campo em todos os jogos dos playoffs com uma vitória ou com uma derrota do Cardinals;
* Arizona Cardinals: o Cardinals garante mando de campo em todos os jogos dos playoffs da NFC com uma vitória combinada com derrota do Panthers;
* Green Bay Packers: o Packers vence a NFC Norte com uma vitória;
* Minnesota Vikings: Vence a NFC Norte com uma vitória;

Compartilhe

Comments are closed.