quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Compartilhe

Quando falamos de esporte no Brasil, as atenções estão sempre voltadas para o agora. Planejamento e futuro não são palavras bem aceitas na mente dos torcedores por aqui. Mas se tratando de NFL, essa questão sempre tem que levada em consideração. E quando foi anunciado que Ben Roethlisberger estaria fora da temporada por conta da lesão no cotovelo, o imediatismo fez o torcedor por aqui pensa: “acabou o ano”.

E, de fato, a vaga nos playoffs ficou distante. Pensando que apenas pouco mais de 10% dos times que começaram 0-2 foram à pós-temporada na história, a tarefa já não era das mais fáceis. Sem um dos principais QBs dos últimos 15 anos e desempenho muito abaixo do esperado nas primeiras semanas, fica quase impossível. Mas analisando um projeto para o futuro, nem tudo está perdido em Pittsburgh.

Leia Mais: Rastreando Draftados – D.K. Metcalf fazendo a diferença para o Seahakws

Leia Também: Minkah Fitzpatrick, Jalen Ramsey e os pedidos de troca na NFL

Foto: Charles LeClaire-USA TODAY Sports

Isso porque o Steelers vai sentir se Mason Rudolph tem condições de ser o QB da franquia. Com Big Ben em ação, essa missão seria muito mais complicada. Agora o segundo anista terá 14 semanas para mostrar o que tem de melhor. E mesmo se não se provar como um jogador de alto nível, o time da Pensilvânia tem tempo para se reorganizar. 

A troca por Minkah Fitzpatrick é o primeiro indício deste fato. O DB, que foi mal aproveitado e acabou sendo queimado em Miami, chega para elevar o nível de uma secundária que sofreu desde as saídas de Troy Polamalu, Ike Taylor e cia. Além de dar confiança à Rudolph de que o time não vai gastar uma escolha de primeira rodada em QB, o negócio é de extrema importância para o time no futuro. Vale lembrar que Fitzpatrick tem apenas 22 anos e talento de sobra.

Pensando na evolução de Rudolph, os treinadores do Steelers precisam ajustar diversos fatores. A primeira delas é o corpo de recebedores. Donte Moncrief já mostrou que não é jogador de NFL. James Washington, companheiro do camisa 2 em Oklahoma State, precisa ser mais envolvido no plano de jogo. Os dois têm uma química antiga e juntos podem ajudar na evolução do ataque. Para JuJu Smith Schuster não ficar sobrecarregado, outros nomes terão que aparecer, como Ryan Switzer, Vance McDonald e até mesmo o calouro Diontae Johnson.

Quem sofreu também nas primeiras semanas foi o ataque terrestre. James Conner e Jaylen Samuels precisam ser mais eficientes para desafogar o QB. E para isso, a linha ofensiva que tem muito talento, mas também já não está mais no auge da idade, tem que corresponder em alto nível. 

Do outro lado da bola, muitos problemas. A secundária mostrou fraqueza novamente e a chegada de Minkah recarrega as baterias do sistema. Já os LBs Devin Bush e Mark Barron precisam dar sinais de recuperação desde já para que os pass-rushers possam atacar o QB sem medo. E essa melhora da defesa passa inclusive pelo plano de jogo de Mike Tomlin e Keith Butler. A defesa está mal treinada e indisciplinada. Os erros de leitura passam muito pelas chamadas dos dois especialistas de defesa de Pittsburgh.

O que deixa os fãs preocupados é que, se Rudolph não render como o Steelers espera, a troca por Fitzpatrick pode ser a escolha do futuro QB jogada no lixo. Mas vale lembrar que a classe de 2021 é fenomenal na posição. Muitos talentos estão por vir na liga. E com Big Ben confirmando que vai cumprir os 3 anos de contrato, o time não vai ficar de todo modo desconfigurado até lá. 

A NFL é um jogo de apostas e tudo pode dar errado para a franquia. Mas o planejamento feito mostra que nem tudo está equivocado. Para o GM Kevin Colbert continuar tendo sucesso, no entanto, vai ser necessário reestruturar o próprio vestiário. Para isso, Mike Tomlin deveria estar com os dias contatos no comando da equipe. Mesmo que isso vá de encontro com a política de manter treinadores. 

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui

Compartilhe

Comments are closed.