terça-feira, 7 de julho de 2020

Compartilhe

A última segunda feira, 06/07/2020, será lembrada como o dia que marcou o início de uma tendência que deve se repetir ao longo dos próximos anos. Patrick Mahomes assinou uma extensão contratual de 10 anos com o Kansas City Chiefs e é o atleta mais bem pago em toda NFL, em contrato similar à acordos da liga americana de baseball, no que tange ao valor e duração.

Décima escolha geral do draft de 2017, o produto de Texas Tech chegou à NFL como um diamante bruto a ser lapidado, tendo em vista que apesar de contar com um talento no braço fora do normal, o que o torna capaz de realizar qualquer tipo de lançamento ordinário nos jogos, além dos extraordinários, Mahomes era cru em seu processamento mental e leitura de defesas, necessitando de um tempo de aprendizado em como jogar na liga.

Leia Mais: Por que o Washington Redskins discute mudar o seu nome?

Leia Mais: O que restou no mercado de QBs pós Newton?

Um ano sob os cuidados de Andy Reid e tutoria de Alex Smith foram suficientes para o Chiefs ver que seu diamante no banco estava a brilhar intensamente. Com o comando da equipe do Missouri em 2018, Mahomes teve uma temporada histórica em termos individuais e coletivamente no lado ofensivo da bola, sendo nomeado o jogador mais valioso daquele ano. Infelizmente, após uma partida controversa, seu Chiefs acabou eliminado pelo New England Patriots na final da conferência americana.

Não contente, em 2019 Mahomes buscou terminar os trabalhos que deixou em aberto no ano anterior. Com atuações fantásticas na semifinal de conferência contra o Houston Texans e na final da conferência americana contra o Tennessee Titans, o camisa 15 guiou sua equipe até o grande jogo da temporada. No fim, Patrick Mahomes conquistou o primeiro Super Bowl de sua carreira, bem como o prêmio de MVP daquela noite.

Patrick Mahomes Gets 10-Year Deal With Kansas City Chiefs - T ...

Não restam dúvidas do talento de Mahomes e que ele certamente é o quarterback da franquia que o Chiefs imaginou que seria ao subir no draft de 2017 para recrutá-lo. Seu talento é único e não será visto algo parecido tão cedo na NFL. Patrick Mahomes está no caminho para ser um dos melhores e maiores quarterbacks da história da NFL.

Sob esta perspectiva, o Kansas City Chiefs vinha desde o início da intertemporada buscando um acordo com o atleta. Não eram divulgados números, nem quaisquer informações sobre o andamento das negociações. Eis que, conforme anteriormente mencionado, o dia 06/07/2020 entra para os livros de história da NFL. Patrick Mahomes e o Chiefs chegam a um acordo de 10 anos e 477 milhões de dólares, com valores que podem chegar até 503 milhões de dólares através de incentivos para vencer a conferência americana e o prêmio de MVP.

Diversos jogadores e analistas comentaram sobre o contrato nas redes sociais e, apesar das divergências, houve um consenso: Mahomes merece cada centavo que irá receber. No entanto, um ponto precisa ser destacado, sendo este o risco de um acordo desse nível, tanto para o jogador quanto para o time.

Caso Mahomes assinasse um contrato padrão de 6 anos, certamente os valores também estariam nas casas históricas. Além disso, ao final do contrato ele teria poder de barganha para um novo acordo longo que o colocaria como jogador mais bem pago da liga mais uma vez. Ou seja, teria dois contratos distintos ao longo do mesmo tempo de duração do seu novo vínculo atual. Para analisar dessa maneira, deve-se levar em consideração que o mercado na NFL infla a todo ano. Contratos com valores astronômicos em um tempo podem ser somente comuns 6 anos após a sua assinatura.  Isso se dá por conta da mudança constante do teto salarial das equipes, além do desejo de quebrar recordes salariais para suas estrelas e por parte delas, aqui não se fala somente da posição de quarterback.

Contudo, deve-se considerar que os valores do acordo atual protegem Mahomes dessa reviravolta do mercado com o passar dos anos. Ainda restam dois anos no contrato de calouro do atleta, fazendo com que o contrato de 10 anos passe a vigorar a partir de 2022. Depois desse ano, a única temporada em que o camisa 15 receberá menos de 39 milhões de dólares é propriamente a de 2022, com 31 milhões programados. Em todos os próximos anos, os valores figuram na casa dos 42 milhões em média, sendo que em 2027 receberá 59,5 milhões de dólares, justamente o ano que ele possivelmente assinaria o  seu segundo hipotético contrato. Logo, os riscos ao jogador em questão financeira são irrisórios ao levar em conta a estabilidade ao longo dos anos, que certamente foi o fator preponderante para a finalização do acordo.

Não obstante, se o acordo foi bom para Mahomes, para o Chiefs foi melhor ainda. A franquia acaba de assegurar um talento raro na liga, que já trouxe um anel para a cidade e que pode trazer muito mais glórias até 2032. Isso por um valor especulado de mercado futuro, que poderá ser eventualmente ultrapassado por outro contrato qualquer. Além disso, o acordo com Mahomes não tem cláusula de troca, mostrando mais uma vez o interesse mútuo da manutenção do atleta com as cores vermelha e branca.

Kansas City Chiefs reportedly sign Patrick Mahomes to 10-year ...

O maior risco que a equipe sofre é o de uma possível lesão do jogador. No entanto, esse é um risco que qualquer um sofre em toda a liga, haja vista que futebol americano é um esporte de contato e contusões eventualmente acontecem. Mesmo não tendo um histórico aprofundado de lesões, Mahomes machucou o joelho na temporada passada, mas teve uma recuperação mais rápida que o comum e voltou aos campos em apenas duas semanas. Há uma boa garantia na casa dos 140 milhões no caso de lesão do atleta.

Para além do contrato de Mahomes, agora a equipe tem de ter um olhar mais aguçado para outros jogadores. O impacto na folha salarial dos próximos anos pode ser o estopim para um bom elenco que auxiliará Patrick ou um time ruim que deverá ser carregado pelo quarterback nas costas. Em 2021, dois importantes jogadores, Sammy Watkins e Chris Jones, serão free agents, sendo o primeiro muito mais substituível que o segundo. Manter Jones no elenco seria fundamental para continuar com uma defesa sólida, contando com seu principal jogador. Contudo, o jogador certamente não pretende receber pouco em um eventual renovação, sobretudo ao considerar os números de DeForest Buckner com o Colts – 4 anos e 84 milhões de dólares. A folha salarial do Chiefs não aguentará tudo isso. A principal maneira do Chiefs suportar o contrato de Mahomes e ainda assim ter boas equipes é através do draft. Recrutando bem, seu time sempre está jovem e com talento, tudo o que o camisa 15 necessita para continuar sua caminhada de sucesso.

Dois nomes em específico abriram muito os olhos para observar o novo contrato de Mahomes: Dak Prescott e Deshaun Watson. Prescott, que segundo fontes já recusou um contrato que lhe daria 110 milhões de dólares garantidos pelo Dallas Cowboys, deve utilizar os valores anuais de Patrick para vislumbrar uma renovação com a franquia do Texas. Por outro lado, Deshaun Watson ainda não tem conversas avançadas de renovação, haja vista que assim como Mahomes, seu contrato de calouro só termina em 2022. Watson também tem um talento raro de ser encontrado em quarterback nos mais diversos quesitos. Nesse sentido, não seria surpresa alguma ver um acordo entre atleta e Houston Texans extremamente similar ao de Mahomes no que tange à estabilidade e tempo de duração. Caso isso realmente ocorra, o dia 06/07/2020 se colocará, também, como marco divisor nos contratos em toda a NFL.

Apesar das ressalvas supracitadas, espera-se que tudo ocorre bem com Mahomes ao longo de seus anos com o Chiefs. Com o jogador saudável, estável e feliz com a franquia em que atua, poderemos certamente acompanhar uma carreira que entrará para a história de toda a NFL. Em 2 anos, Mahomes se consolidou como um dos melhores da atualidade. Agora, o Chiefs lhe dá mais 12 anos para entrar no mesmo rol em todos os tempos.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.