terça-feira, 28 de abril de 2020

Compartilhe

Vivemos um momento singular na história moderna da humanidade, com a pandemia do coronavírus espalhada pelo globo e alterando instantaneamente nosso modo de viver e nos relacionarmos com outras pessoas. Grandes concentrações de pessoas, até pouco tempo atrás bastante comuns, foram abolidas até segunda ordem e a orientação de “ficar em casa” impera nos dias de hoje, tudo para evitar a propagação ainda maior deste vírus. Várias competições esportivas já foram canceladas e a NFL, ao que tudo indica, trabalha com o cenário otimista de começar sua temporada regular em Setembro, o que normalmente acontece, mas já planeja um plano de contingência caso isto não seja possível.

Tamanho destaque que o esporte tem principalmente em terras americanas, a simples divulgação da tabela da temporada regular gera uma enorme atenção. Fãs suspiram com a sequencia de jogos contra seus grandes rivais, donos de carnês dos jogos em casa já planejam as viagens para assistir seu time de coração, apostadores já fazem alterações nas cotações de acordo com o calendário, enfim, começamos a respirar futebol simplesmente quando enumeramos os dias que ele acontecerá.

Leia Mais: Fatos e curiosidades sobre o Draft

Leia Também: Draft 2020 – Veja com quem seu time assinou como undrafted rookie free agent (NFC)

Mas vivemos tempos diferentes e planejar qualquer coisa para daqui três meses já parece arriscado.

Em vista disto, a NFL planeja divulgar sua tabela na primeira quinzena de Maio e a princípio, será aquela que estamos acostumados: 16 jogos para todas as equipes divididos em dezessete semanas – com a tradicional semana de folga para as equipes já que o 17º jogo de temporada regular, previsto no novo acordo trabalhista assinado entre sindicato de atletas e a liga, terá validade apenas para a temporada de 2021. Nesta situação, o Super Bowl LV estaria previsto para 7 de Fevereiro de 2021 na cidade de Tampa, Florida.

Contudo, a equipe trabalha na montagem desta tabela de forma a apresentar uma flexibilização necessária para uma mudança de planos devido ao coronavírus.

Um primeiro cenário de contingência permite que a temporada se inicie cinco semanas após a data inicial prevista sem profundas alterações de cenário, ou seja, na primeira quinzena de Outubro – quando seria jogada a semana 6 dentro do calendário padrão. Isto faria com que o Super Bowl fosse jogado três semanas após a data inicial estipulada, além das seguintes mudanças:

  • Sem a tradicional semana de folga durante a temporada regular, ou seja, todas as equipes jogariam semana após semana entre Outubro e Janeiro;
  • Sem Pro Bowl, ou seja, sem uma semana de intervalo entre as finais de conferência e o Super Bowl;

Claro que isto mexeria totalmente com a preparação das equipes para o principal jogo da temporada, mas parece ser uma situação que a NFL está disposta a submeter as equipes, tendo em mente a manutenção do calendário dentro de possíveis alterações na pior das hipóteses.

Seria também um efeito cascata para outros eventos esportivos, que historicamente procuram “fugir” do final de semana que é realizado o Super Bowl, por obviamente não conseguir competir com a audiência e o frenesi que o principal jogo da temporada carrega consigo. A WWE, por exemplo – a maior organização de luta livre de entretenimento do mundo sempre organiza o Royal Rumble, um de seus pay-per-views mais nobres durante o mês de Janeiro, especificamente na semana entre as finais de conferência e o Super Bowl, onde normalmente é jogado o Pro Bowl, como forma de competir pela audiência ao redor do globo, se aproveitando do pouco apelo que o “jogo das estrelas” da NFL causa na torcida, mesmo com várias alterações feitas pela liga nos últimos anos.

Há duas linhas de raciocínio com seus pontos positivos nesta situação. Há quem aplauda a iniciativa da NFL em que, mediante a tantas incertezas no presente e no futuro próximo, trabalhe para apresentar soluções e soluções para conseguir dar andamento à sua temporada regular, que cativa milhões de fãs por todo o planeta. Ter alternativas para todas as situações possíveis de operações parece sim algo muito tangível e uma tentativa de retomar todas as atividades logo quando possível

Mas por outro lado, ter uma tabela de jogos passível de alterações pode parecer um tanto quanto desesperador para donos de carnês de jogos e empresas que anunciam sua marca durante a campanha. Talvez, apresentar a tabela no meio de tantas incertezas pode parecer um “desafio” frente à governos estaduais perante a pandemia que parecem pessimistas frente à realizações de eventos esportivos neste ano, tudo como medidas de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.

Fontes ligadas à prefeitura da cidade de Tampa – local do Super Bowl LV, dão conta que a administração municipal mantém, ao menos neste momento, todas as fichas na realização do Super Bowl em 7 de Fevereiro, ou seja, no cenário de início da temporada regular já em Setembro. Tal fato é importante pois o Super Bowl se tornou um evento não apenas realizado no domingo em questão. É realmente um evento semanal, com várias atrações nos dias anteriores à partida e que envolvem um planejamento turístico para a cidade – hotéis, pousadas, enfim, tudo se prepara para a realização deste grande evento.

Outro fato importante que as vezes passa esquecido é que não se trata apenas de qual dia teremos um jogo profissional da NFL, mas também de tudo que vem antes da bola oval voar para valer nos campos norte-americanos. Há um calendário de intertemporada que precisa ser definido para os meses até lá – e como a NFL iniciará tais protocolos de preparação para realização dos jogos é o crucial nesta situação.

Por exemplo, com o início dos jogos oficiais em Setembro, o Training Camp obrigatório para todos os atletas é realizado em Agosto, alguns treinos físicos são realizados em Junho e por aí vai, ou seja, restariam poucos meses até que os protocolos iniciais de realização dos jogos se inicie. Alguns times, inclusive, iniciaram os protocolos de offseason de maneira totalmente digital e em isolamento, confira mais informações aqui.

Tendo isto em mente, a NFL provavelmente divulgará sua tabela de jogos nos primeiros dias de Maio, baseando as contingências como o principal ponto e deixando claro que fará toda e qualquer alteração necessária, de forma a conciliar as medidas de isolamento com a possibilidade de retomar a temporada regular o mais perto possível das normalidades possíveis nesta situação.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.