segunda-feira, 30 de março de 2020

Compartilhe

O mundo tenta seguir em frente e se manter firme no combate ao Covid-19, embora suas consequências e problemáticas deixem marcas que jamais serão apagadas na história do planeta. Com todos os eventos esportivos suspensos ou cancelados, a NFL, na contramão, confirmou a realização do Draft de 2020 na sua data originária, mesmo que sem ser o mesmo evento grandioso e com a ausência de quaisquer aglomerações, inclusive de jogadores e representantes dos times. Ignorando o mérito em si dessa decisão e focando no evento, teremos um cenário desafiador e complicado para os GMs e scouts, que terão que se desdobrar para montar suas boards e simplificar o processo.

Com o estouro da pandemia do coronavírus e as múltiplas e fundamentais medidas preventivas tomadas, muitos pro days e workouts de universidades foram cancelados, impedindo com que centenas de prospectos tivessem mais uma oportunidade de mostrar suas qualidades, traços físicos e principalmente ter um contato direto com representantes dos times. Ainda que o Combine tenha se realizado normalmente, as demais atividades são de extrema importância e englobam um universo muito maior de atletas que não foram convidados para participar daquele ou então não puderam desempenhar e treinar por conta de algum problema físico.

Leia Mais: A free agency do Green Bay Packers

Leia Também: O Buffalo Bills está pronto para vencer a AFC Leste?

A eliminação das 30 visitas e trabalhos privados que cada franquia poderia ter com prospectos em suas instalações é ainda mais impactante para o processo do draft e motivo de muita preocupação, já que tal contato sempre foi preponderante para a avaliação final e uma possível seleção daquele jogador para a grande maioria dos times. Segundo Tom Pelissero, repórter da NFL Network, de 30 a 40 % dos jogadores na board das equipes não terão suas medições verificadas, fato que preocupa muito, pois como bem sabemos, as fichas e dados dos jogadores são constantemente alteradas e “valorizadas” pelas universidades e seus estafes, não sendo assim totalmente confiáveis. Ainda segundo o repórter, de 15 a 20 % dos prospectos nas boards não terão nota médica ou uma avaliação sobre sua condição, fato ainda mais agravante e que compromete muito na percepção e possibilidades sobre determinado jogador, pois há o risco evidente de se excluir um atleta da hipótese de ser selecionado por conta de seu histórico ou algum problema médico mais recente, porém sem ter a real noção sobre sua recuperação ou condição. Assim como da mesma forma, algum jogador lesionado ou com problemas crônicas, podem passar batido e acabar aterrissando no seu time.

Dessa maneira, o tape do jogador e sua produção devem acabar tendo um peso ainda maior no processo de avaliação, algo que já é até inerente e natural, mas que nunca foi fator único e totalmente determinante. Da mesma forma, o combine, com seus testes, exercícios e treinos de posição, também pode ganhar um peso ainda maior nessa celeuma. Contudo, é preciso ter em mente que o grande problema é para quem não participou do Combine, não teve pro day e nem qualquer oportunidade de entrevista privada ou contato direto, ficando numa situação realmente complicada perante os times. Por mais que sejam reportadas entrevistas e encontros virtuais por Skype ou FaceTime, é uma realidade muito diferente e que não consegue ser substituída ou suprida totalmente.

O NFL Scouting Combine de 2020 acaba tendo um peso maior para o Draft.

Diante desse cenário de dificuldades e muitas incertezas, o Draft de 2020, que por si só já será histórico, tem tudo para também ser um dos mais surpreendentes e confusos dos últimos tempos, com a singularidade de termos prováveis diferenças de avaliação mais exacerbas entre as franquias e muitas possibilidades de erros nas tomadas de decisões, sejam eles positiva ou negativamente, mas que certamente irão impactar no futuro das equipes.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.