sábado, 10 de setembro de 2016

Compartilhe

Com a primeira semana ficando para trás, chegou a conferirmos o que de mais importante aconteceu na volta do College Football e o que esperar da sua segunda rodada. “Mundo College” é a sua leitura obrigatória para acompanhar bem o futebol americano universitário.

Principais Resultados e observações da Semana 1

Sexta (26/08)

Hawaii 31 x 51 California

Quinta (01/09)

#19 Louisville 70 x 14 Charlotte

O 49ers nunca foi uma ameaça, mas a forma como o Cardinals dominou o jogo foi impressionante. O sophomore QB Lamar Jackson foi o principal nome do jogo após uma exibição que o colocou entre os candidatos ao Heisman Trophy. Jackson acumulou 286 jardas aéreas, 119 jardas corridas e 8 TDs (6 passes e 2 corridos). Mas não é apenas o signal caller que merece destaque, praticamente todo o elenco, desde os titulares aos reservas, teve um desempenho encorajador e já colocam Louisville como uma das fortes candidatas ao título da ACC.

#9 Tennessee 20 x 13 Appalachian St

Tennessee se complicou demais contra um adversário notavelmente inferior. Após muita expectativa antes da estreia, o Volunteers – principalmente o QB Joshua Dobbs – decepcionou e teve que levar o jogo à prorrogação para vencer o Mountaineers. Merecidamente o time caiu no ranking da Associated Press após a primeira semana.

Sexta (02/09)

#12 Michigan St 28 x 13 Furman

O Spartans foi outro time que quase se complicou, sendo que dessa vez contra um oponente da FCS. Restando 11:49 para o fim do 4º quarto, Furman estava perdendo por apenas 21×13 e tinha a bola na linha de 44 jardas do ataque, mas acabou cometendo um turnover e a posse voltou para Michigan St. Foi então que o Spartans marcou seu último TD após passe do QB Tyler O’Connor de 12 jardas para sacramentar o triunfo que deveria ter sido muito mais fácil do que realmente foi.

#8 Stanford 26 x 13 Kansas St

A estreia de Christian McCaffrey era a minha maior expectativa para essa partida e ele não decepcionou. Apesar do Wildcats ter feito um bom trabalho defensivo durante boa parte do jogo, não foi o suficiente para frear um dos fortes candidatos ao Heisman trophy. Foram 126 jardas terrestres e 2 TDs em 22 tentativas de corrida e 7 recepções para 40 jardas, sem contar um fantástico retorno de chute para TD que acabou sendo anulado por uma falta.

Sábado (03/09)

#3 Oklahoma 23 x 33 #15 Houston

De uma forma simples e direta: Houston é uma das potências do College Football em 2016. A partida contra o Sooners serviu para provar aos críticos que novamente o Cougars vem forte em todos os setores do time. QB Greg Ward Jr. (23/40, 321 jardas e 2TDs) e o WR Steven Dunbar (7 recepções para 125 jardas) comandaram o ataque. Pelo lado defensivo, CB Howard Wilson e o DT Ed Oliver foram os maiores destaques, enquanto o K Ty Cummings teve 100% de aproveitamento (4/4 FGs e 3/3 XP) e o CB Brandon Wilson, além de contribuir defensivamente, retornou um chute para TD.

#20 USC 6 x 52 #1 Alabama

Certas coisas nunca mudam e a abertura de temporada de Crimson Tide provou que favoritismo do time para essa temporada é uma delas. Nick Saban e companhia não tomaram conhecimento do Trojans e dominaram de início ao fim, tanto ofensivamente como defensivamente. Destaque para o QB Jalen Hurts, que apesar de começar sofrendo um fumbles em seu primeiro snap, deu a volta por cima e terminou a partida com 2 TDs lançados.

Auburn 13 x 19 #2 Clemson

Auburn acabou perdendo a partida, mas o maior destaque tem que ser o fantástico trabalho defensivo da equipe durante todo o confronto, o que acabou tornando a estreia ainda mais difícil do que o QB Deshaun Watson imaginava. Contudo, a exemplo do ano passado, o ataque do time continuou inefetivo, mesmo com Gus Malzahn rotacionando os três quarterbacks (Sean White, Jeremy Johnson e John Franklin III). O melhor time acabou saindo com a vitória, mas o sinal de alerta tem que ser ligado em Clemson com relação à proteção ao seu quarterback, enquanto Auburn provou que não vai ser derrotado tão facilmente assim.

Texas A&M 31 x 24 #16 UCLA

Quem acompanhou essa partida, viu em primeira mão quão talentoso é o DE Myles Garrett (TAMU). Mesmo enfrentando um bom OT (Connor McDermott), Garrett não tomou conhecimento e aterrorizou o QB Josh Rosen. Ao fim do jogo, o defensor acumulou 1 sack, 3 hits no QB e 7 pressões. Pelo lado de UCLA, o maior destaque foi outro defensor, o DT Eddie Vanderdoes. Após perder toda a temporada passada com uma lesão no joelho, Vanderdoes voltou com tudo e acumulou 5 pressões ao QB e 4 tackles contra o jogo corrido.

#5 LSU 14 x 16 Wisconsin

Um ano se passou, mas os problemas de LSU parecem ser os mesmos da temporada passada. Apesar do talento por todo o elenco, o desempenho do time foi muito prejudicado por mais uma fraca atuação do QB Brandon Harris, que inclusive lançou uma interceptação horrível no fim do jogo, selando a vitória de Wisconsin. O Badgers por sinal, merece bastante crédito pelo excelente trabalho defensivo contra o concorrente ao Heisman, RB Leonard Fournette. Mesmo assim, Fournette conseguiu 138 jardas em 23 tentativas, além de 38 jardas em 3 recepções. Pelo lado defensivo de LSU, CB Tre’Davious White, possível escolha de primeira rodada no próximo draft, foi o maior destaque com uma INT retornada para TD, uma recuperação de fumble e permitindo apenas 3 passes – de 8 tentados – serem completados em sua direção.

#18 Georgia 33 x 24 #22 North Carolina

Após uma terrível lesão no joelho na última temporada, o RB Nick Chubb voltou com tudo. Foram 222 jardas em 32 carregadas para o jogador, além de 2 TDs contra a boa defesa de North Carolina. Boa partida também do calouro QB Jacob Eason, considerado o melhor da classe de recrutas de 2016. Eason acertou 8 de 12 passes para 121 jardas e 1 TD enquanto dividia snaps com o outro QB do Bulldogs, Greyson Lambert. Com a atuação, Eason ganhou a vaga de titular para a partida da próxima semana contra Nicholls State.

Domingo (04/09)

Texas 50 x 47 #10 Notre Dame

No meio de muitos jogos bons, Longhorns e Irish protagonizaram o melhor deles. Se aproveitando da rotação de seus quarterbacks, o calouro Shane Buechele e Tyrone Swoopes, Texas levou a melhor sobre a favorita Notre Dame na segunda prorrogação. Contudo, o confronto não teve só pontos negativos para o Irish, isso porque o QB DeShone Kizer teve uma fantástica performance com direito a 5 TDs e 215 jardas aéreas, além de 77 jardas terrestres e um TD correndo. Desde o ano passado, Kizer vem chamando bastante atenção dos olheiros da NFL devido ao seu potencial de uma possível escolha alta de Draft.

Segunda (05/09)

#11 Ole Miss 34 x 45 FSU

O último grande jogo da semana não deixou a desejar e FSU encerrou a semana 1 com uma incrível virada contra o Rebels. Após começar perdendo por 28×6, o Seminoles deu a volta por cima liderados pelo QB calouro Deondre Francois (33/52, 419 jardas e 2 TDs), DL  DeMarcus Walker (5 tackles e 4.5 sacks) e o K Ricky Aguayo (6/6 FGs e 3/3 XPs). O RB Dalvin Cook, outro jogador favorito ao Heisman também fez uma boa partida. Após um fumble bizarro perto da end zone, o jogador se recuperou e teve um papel muito importante no triunfo da equipe. Cook conseguiu 91 jardas terrestres em 23 tentativas e 101 jardas aéreas em 7 recepções.

Outros resultados:

#23 Baylor 55 x 7 Northwestern St

#6 Ohio State 77 x 10 Bowling Green

#7 Michigan 63 x 3 Hawaii

West Virginia 26 x 11 Missouri

#14 Washington 48 x 13 Rutgers

#17 Iowa 45 x 21 Miami (OH)

#21 Oklahoma St 61 x 7 Southeastern Louisiana

Arkansas 21 x 20 Louisiana Tech

#24 Oregon 53 x 28 UC Davis

#25 Florida 24 x 7 UMass

#13 TCU 59 x 41 South Dakota St

Arizona 16 x 18 BYU

De Olho no Draft

                                                    WR Cooper Kupp (Easthern Washington – FCS)

Resultado de imagem para cooper kupp

Kupp é, provavelmente, o melhor prospect que você nunca ouviu falar. Apesar de jogar da FCS, já deu muito trabalho a vários times da FBS e sua estreia em 2016, contra outro oponente da FBS, não foi diferente. Foram 12 recepções para 206 jardas e 3 TDs contra Washington State. Ele agora acumula 40 recepções, 716 jardas e 11 TDs em jogos contra Oregon, Washington, Washington State e Oregon State, todos membros da PAC-12. Kupp agora soma 59 TDs na carreira e recebeu pelo menos um touchdown em 34 das 40 partidas na carreira. Apesar de maioria de seus oponentes serem de nível inferior, vai se solidificando como, no mínimo, uma possível escolha de segundo dia do draft.

                                                                      DL Carl Lawson (Auburn)

Resultado de imagem para carl lawson

O setor defensivo de Auburn brilhou contra Clemson, muito graças à partida de Carl Lawson. Estatisticamente, acumulou um QB hit, 3 pressões e 4 tackles contra o jogo corrido, mas seu ótimo desempenho foi muito superior a esses números. Lawson constantemente dominou o bloqueador adversário, forçando Deshaun Watson a se livrar rapidamente da bola, além de ocupar os espaços abertos pela linha ofensiva do Tigers, fazendo Wayne Gallman mudar de direção várias vezes.

                                                                QB DeShone Kizer (Notre Dame)

Resultado de imagem para deshone kizer

Geralmente quando uma equipe perde, uma boa parcela da culpa acaba caindo no colo dos quarterbacks (de forma justa ou não). Contudo, isso não foi o que aconteceu com Kizer durante a derrota do Fighting Irish para o Longhorns. Apesar de ser pressionado durante a partida e perder jogadores importantes por lesões durante o confronto, teve um desempenho excelente e foi quase intocável durante maior parte da noite. Abusando do seu repertório de passes, deu uma mostra do que os olheiros procuram em um quarterback talentoso. Ele obviamente não foi perfeito, cometendo alguns erros recorrentes da última temporada, como na tomada de decisões e presença de pocket inconsistente. Contudo, sua evolução é evidente e se continuar mantendo o nível de jogo, pode acabar disputando o status de QB #1 do próximo draft com Deshaun Watson.

Melhores Momentos da Semana 1

Preview: Semana 2

Após grandes jogos na rodada de estreia, a semana 2 não é tão promissora assim, com vários confrontos bastantes desequilibrados. Contudo, alguns deles ainda serão muito interessantes. Vamos conferir:

Melhores Jogos da Rodada (Semana 2)

Sábado (10/10)

Resultado de imagem para pittsburgh panthers logoPittsburgh Panthers x Resultado de imagem para penn state nittany lions logo Penn State Nittany Lions – 13:00 (WatchESPN)

O clássico do estado da Pennsylvania promete ser muito intenso após anos sem as duas equipes se enfrentarem. A última partida das 96 já realizadas entre os times foi apenas em 2000. Historicamente, o Nittany Lions leva vantagem com 50 vitórias, 42 derrotas e 4 empates, mas após 16 anos sem se enfrentar, muita coisa mudou e dificilmente o histórico vai ter algum peso nesse confronto. As duas equipes possuem alguns pontos em comum, ambas estrearam com vitória na primeira semana (Panthers venceu Villanova por 28×7 e o Lions derrotou Kent State por 33×13) e possuem o ataque corrido como seu principal trunfo. RB Saquon Barkley (Penn St) é um dos melhores RBs do país graças a sua habilidade como corredor e recebedor, enquanto Pitt conta com o retorno do RB James Conner. O corredor enfrentou lesões no joelho e foi diagnosticado com o linfoma de Hodgkin no último ano. Agora recuperado, Conner teve uma emocionante reestreia no triunfo sobre Villanova e, mesmo não sendo muito exigido, contribuiu bastante. Foram 53 jardas e 1 TD em 17 carregadas, além de 16 jardas e 1 TD em 3 recepções.

Defensivamente, as duas equipes possuem setores promissores, principalmente na linha defensiva. Enquanto Pitt aposta na experiência de seus jogadores, o Nittany Lions possui uma linha defensiva reformulado e que apesar de inexperiente, deu lampejos de talento na última semana. O que pode realmente acabar por decidir a partida é como os times se saem no jogo aéreo. Os dois QBs – Trace McSorley (Penn State) e Nathan Peterman (Pitt) – não foram espetaculares, mas foram sólidos durante a primeira semana. Se conseguirem, no mínimo, repetir a atuação, poderemos ter um bom jogo.

Jogadores para se observar:

QB Nathan Peterman (Pitt)

RB James Conner (Pitt)

OT Adam Bisnowaty (Pitt)

OG Dorian Johnson (Pitt)

CB Avonte Maddox (Pitt)

DB Jordan Whitehead (Pitt)

DE Ejuan Price (Pitt)

QB Trace McSorley (Penn St)

RB Saquon Barkley (Penn St)

WR Chris Goodwin (Penn St)

LB Brandon Bell (Penn St)

LB Nyeem Wartma-White (Penn St)

WR DaeSean Hamilton (Penn St)

LB Jason Cabinda (Penn St)

Resultado de imagem para virginia tech hokies logoVirginia Tech Hokies x Resultado de imagem para tennessee logo #17 Tennessee Volunteers – 21:00

Dois bons times, vários prospects interessantes e uma partida de football no meio de um autódromo (sem nenhuma corrida, claro). A “Batalha de Bristol” reúne Hokies e Volunteers no que pode ser o jogo da semana. As equipes vêm de vitória, mas em circunstâncias diferentes. Virginia Tech venceu Liberty por 36×13, mas o oponente passou longe de exigir muito do time. Já o Volunteers passou sufoco para bater Appalachian State por 20×13 na prorrogação e por pouco não sofreu o que poderia ser uma das maiores zebras da temporada.

Em questão de talento, o Volunteers leva vantagem nos dois lados da bola, mas o Hokies possui bastante nomes interessantes também. Os maiores talentos de Virginia Tech se encontram no setor ofensivo, WR Isaiah Ford e TE Bucky Hodges. Ford, por sinal, será um dos protagonistas do confronto mais esperado do duelo. Cotado como uma possível escolha de primeira rodada por alguns olheiros, o recebedor também enfrentará outro jogador cotado para sair na noite inicial do Draft, o CB Cameron Sutton (TEN). Além de Sutton, o DE Derek Barnett e o LB Jalen Reeves-Maybin são outros prospectos para ficar de olho na defesa do Volunteers.

Do lado ofensivo, Tennessee espera um jogo melhor do QB Joshua Dobbs e do RB Jalen Hurd. Os dois terão uma importância crucial na partida já que a defesa do Hokies sempre vem complicando a vida dos adversários graças ao trabalho do experiente DC Bud Foster. O pass rush do setor ainda não demonstrou muita promessa, mas a secundária possui jogadores talentosos como o S Chuck Clark e a dupla de cornerbacks, Brandon Facyson e Greg Stroman.

Jogadores para se observar:

QB Jerod Evans (VT)

WR Isaiah Ford (VT)

TE Bucky Hodges (VT)

DE Ken Ekanem (VT)

CB Brandon Facyson (VT)

CB Greg Stroman (VT)

S Chuck Clark (VT)

QB Joshua Dobbs (TEN)

RB Jalen Hurd (TEN)

DE Derek Barnett (TEN)

LB Jalen Reeves-Maybin (TEN)

CB Cameron Sutton (TEN)

Outros Jogos Importantes

Sábado (10/09)

#22 Oklahoma St x Central Michigan – 13:00

#5 Michigan x UCF – 13:00 (WatchESPN)

#6 Houston x Lamar – 13:00

#9 Georgia x Nicholls – 13:00 (WatchESPN)

#20 Texas A&M x Prairie View A&M – 13:00 (WatchESPN)

#3 FSU x Charleston Southern – 13:30 (WatchESPN)

#2 Clemson x Troy – 13:30 (WatchESPN)

#4 Ohio State x Tulsa – 16:30 (WatchESPN)

#10 Wisconsin x Akron – 16:30

#18 Notre Dame x Nevada – 16:30

Florida x Kentucky – 16:30

#1 Alabama x Western Kentucky – 16:30 (WatchESPN)

#23 Baylor x SMU – 16:30

#19 Ole Miss x Wofford – 17:00 (WatchESPN)

#8 Washington x Idaho – 18:00

#25 Miami x Florida Atlantic – 19:00 (WatchESPN)

#14 Oklahoma x Louisiana Monroe – 20:00

#11 Texas x UTEP – 20:00 (WatchESPN)

Mississippi State x South Carolina – 20:00 (WatchESPN)

#15 TCU x Arkansas – 20:00 (WatchESPN)

#16 Iowa x Iowa State – 20:30

Utah x BYU – 20:30

#21 LSU x Jacksonville State – 20:30 (WatchESPN)

Arizona State x Texas Tech – 23:00 (Watch ESPN)

Washington State x Boise State – 23:15 (WatchESPN)

#24 Oregon x Virginia – 23:30 (WatchESPN)

Top 25 da Associated Press

 #1 Alabama Crimson Tide (1-0) (-)

 #2 Clemson Tigers (1-0) (-)

 #3 Florida State Seminoles (1-0) (+1)

 #4 Ohio State Buckeyes (1-0) (+2)

#5 Michigan Wolverines (1-0) (+2)

 #6 Houston Cougars (1-0) (+9)

#7 Stanford Cardinals (1-0) (+1)

#8 Washington Huskies (1-0) (+6)

#9 Georgia Bulldogs (1-0) (+9)

 #10 Wisconsin Badgers (1-0) (Não Ranqueado)

#11 Texas Longhorns (1-0) (Não Ranqueado)

 #12 Michigan State Spartans (1-0) (-)

#13 Louisville Cardinals (1-0) (+6)

  #14 Oklahoma Sooners (0-1) (-11)

#15 TCU Horned Frogs (1-0) (-2)

 #16 Iowa Hawkeyes (1-0) (+1)

#17 Tennessee Volunteers (1-0) (-8)

 #18 Notre Dame Fighting Irish (0-1) (-8)

 #19 Ole Miss Rebels (0-1) (-8)

Texas A&M #20 Texas A&M Aggies (1-0) (Não Ranqueado)

 #21 LSU Tigers (0-1) (-16)

#22 Oklahoma State Cowboys (1-0) (-1)

 #23 Baylor Bears (1-0) (-)

#24 Oregon Ducks (1-0) (-)

Miami (FL)#25 Miami Hurricanes (1-0) (Não Ranqueado)

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

Compartilhe

Comments are closed.