sábado, 3 de setembro de 2016

Compartilhe

Depois de muito tempo de espera, está rolando a temporada 2016/2017 do College Football e, assim como no ano passado, a L32 vai acompanhar tudo que acontece na FBS, também conhecida como a primeira divisão. A cobertura será similar à do ano anterior, com algumas poucas mudanças. Além dos principais jogos, sendo os mais importantes comentados, e o Top 25 da Associated Press, que é o mais confiável, também veremos a partir da próxima semana duas novas seções: Estrelas da Rodada e o De Olho no Draft. Na primeira, citarei os dois melhores jogadores da última semana (um defensivo e outro ofensivo), enquanto na segunda, comentarei sobre o que mais de importante aconteceu com os jogadores mais bem cotados para o NFL Draft do próximo ano. Abaixo, segue a cobertura da primeira semana que começa no dia 26/08 e vai até o dia 04/09.

*Obs: Se você quiser conhecer melhor a estrutura da NCAA e as conferências da FBS, clique aqui

Principais Jogos

Sábado (03/09)

 #3 Oklahoma Sooners  x  #15 Houston Cougars – 13:00

Após chegar ao College Football Playoffs na última temporada, o Sooners começa a temporada 2016/17 tentando repetir a ótima campanha do ano passado e quem sabe dessa vez chegar mais longe. Contudo, o primeiro duelo não promete ser fácil. O time enfrentará o Cougars que vem de uma boa temporada. Houston chegou perto de ir aos playoffs, mas acabou ficando de fora e disputando – e vencendo – o Peach Bowl contra Florida State.

O duelo promete colocar frente a frente duas potências da próxima temporada, cada uma tentando usufruir o máximo de seus respectivos pontos fortes. O Sooners deve continuar com um ataque dinâmico e versátil, graças ao retorno do QB Baker Mayfield e do RB Samaje Perine, que juntos formam um dos backfields mais formidáveis do College Football. Entretanto, é do outro lado da bola que Oklahoma deve se preocupar mais para essa partida, pois Houston também possui um explosivo setor ofensivo. Além do retorno do QB dupla ameaça Greg Ward Jr., o Cougars ainda conta com a chegada do RB transferido Duke Catalon, que tem tudo para ser um poderosa arma para a equipe.

Segurar o ataque de Houston é o segredo para a vitória do Sooners, mas isso não deverá ser fácil, já que a equipe perdeu várias peças defensivas importantes, inclusive quatro jogadores escolhidos para o time da conferência na última temporada.

Jogadores para se observar:

QB Baker Mayfield (OK)

RB Samaje Perine (OK)

WR Dede Westbrook (OK)

DE Ogbonnia Okoronkwo (OK)

LB Jordan Evans (OK)

QB Greg Ward Jr. (HOU)

RB Duke Catalon (HOU)

WR Ra’Shaad Samples (HOU)

DE Cameron Malveaux (HOU)

LB Steven Taylor (HOU)

 

 

 #20 USC Trojans x  #1 Alabama Crimson Tide – 21:00

Em termos de história, são poucos os confrontos que reúnem mais conquistas. Alabama e USC acumulam juntas 27 títulos nacionais, mas se encontram em momentos bastante distintos. Como bem sabemos, Crimson Tide vem de seu 16º título nacional, o 4ª nos últimos sete anos. Em contraponto, o Trojans acabou de passar por uma das temporadas mais conturbadas de sua história. Enquanto uma equipe vem de glórias, a outra busca redenção.

Para este confronto, obviamente Crimson Tide é favorita. Mesmo perdendo vários titulares importantíssimos, o elenco possui profundidade e a equipe contará com outros retornos importantes como o LB Reuben Foster, o DL Jonathan Allen e o S Eddie Jackson, peças chaves para manutenção da excelente defesa que anulou vários ataques formidáveis. Para o comando do ataque, Nick Saban escolheu o Junior QB Cooper Bateman, que terá a ajuda de uma das melhores OLs do College e de ótimos recebedores como o WR Calvin Ridley e o TE O.J. Howard.

Enfrentar logo de cara a máquina de vencer jogos de Nick Saban não seria o ideal para o estreante HC de USC, Clay Helton, mas é um desafio que ele está muito ansioso para encarar. O técnico sabe que tem nas mãos um elenco de talento inquestionável, apesar de algumas lacunas. O grupo de running backs é bom, WR JuJu Smith-Schuster é um dos melhores do país e a OL conta com 5 jogadores retornando. No posição de QB é onde reside a maior interrogação, pois o titular Max Browne lançou apenas 19 passes na carreira universitária. Do lado defensivo, a secundária do time liderada por CB Adoree Jackson deverá ser um dos pilares da equipe para a próxima temporada. Contudo, a linha defensiva pode se provar o “calcanhar de Aquiles”, começando a ser exposta logo na primeira semana contra Alabama. De fato, Crimson Tide é só o começo de uma complicada tabela do Trojans que ainda terá Stanford, Oregon, UCLA e Washington pela frente.

Jogadores para se observar:

QB Max Browne (USC)

RB Ronald Jones II (USC)

RB Justin Davis (USC)

WR JuJu Smith-Schuster (USC)

OT Chad Wheeler (USC)

OT Zach Banner (USC)

CB/WR/KR Adoree Jackson (USC)

CB Iman Marshall (USC)

QB Cooper Bateman (ALA)

RB Bo Scarbrough (ALA)

WR Calvin Ridley (ALA)

TE O.J. Howard (ALA)

OT Cam Robinson (ALA)

DE Jonathan Allen (ALA)

OLB Tim Williams (ALA)

OLB Ryan Anderson (ALA)

ILB Reuben Foster (ALA)

CB Minkah Fiztpatrick (ALA)

SS Eddie Jackson (ALA)

 

Auburn Tigers x  #2 Clemson Tigers – 22:00

Alabama pode ter ganho o último título, mas é Clemson quem deve chamar mais atenção nesse início de temporada. Isso porque todos os holofotes estarão focados em um dos favoritos ao Heisman, o QB DeShaun Watson. Após uma fantástica temporada que terminou em uma brilhante exibição na derrota para Crimson Tide, Watson retorna para tentar comandar novamente o Tigers em busca de uma vaga nos playoffs. Na estreia, o time visitará o outro Tigers que não vem de uma temporada tão boa assim.

Auburn ainda passa por um período de reformulação, mas conta com uma boa defesa. DE Carl Lawson e DT Montravious Adams prometem não dar vida fácil ao explosivo ataque de Clemson. Esse duelo promete ser de alto nível, mas é o outro que pode acabar decidindo a partida. São muitas interrogações para ambos os times: Clemson na defesa e Auburn no ataque. Após anos sendo conhecidos pelo poderio ofensivo, Auburn caiu bastante de produção nas últimas temporadas e viu o setor ofensivo terminar em 94º na última temporada. Para a próxima temporada, o grupo de running backs perdeu três jogadores importantes com Jovon Robinson sendo expulso por problemas extracampo, Roc Thomas se transferindo e Peyton Barber indo para a NFL. A linha ofensiva é inexperiente e o grupo de WRs perdeu os dois jogadores mais produtivos da última temporada (Ricardo Louis Melvin Ray). No comando disso tudo? O atlético QB John Franklin III (aquele mesmo da série Last Chance U), recém-transferido da JUCO League.

A situação da defesa de Clemson pelo menos está um pouco melhor. O setor perdeu vários jogadores, mas conta com retornos importantes como o DT Carlos Watkins, o LB Ben Boulware e o CB Cordrea Tankersley. As chances de Auburn ganhar a partida são poucas, mas uma mudança de atitude em relação a temporada passada já deve ser tida como um ponto positivo para o futuro.

Jogadores para se observar:

QB John Franklin III (AU)

OG Alex Kozan (AU)

DE Byron Cowart (AU)

DE Carl Lawson (AU)

DT Montravious Adams (AU)

CB Carlton Davis (AU)

FS Johnathan Ford (AU)

QB DeShaun Watson (CLE)

RB Wayne Gallman (CLE)

WR Mike Williams (CLE)

WR Artavis Scott (CLE)

TE Jordan Leggett (CLE)

DT Carlos Watkins (CLE)

LB Ben Boulware (CLE)

CB Cordrea Tankersley (CLE)

 

Segunda (05/09)

 #11 Ole Miss Rebels x  #4 Florida State Seminoles – 21:00

Esse potencialmente é o melhor jogo da primeira semana. Ole Miss e FSU são duas equipes com vários talentos retornando e com profundidade no elenco para suprir as saídas da última temporada. O confronto reunirá dois jogadores que podem acabar na disputa pelo Heisman no fim do ano, o QB Chad Kelly (OM) e o RB Dalvin Cook (FSU), ambos figuraram entre os melhores em suas respectivas posições no último ano e dessa vez não deve ser diferente. Kelly é a principal esperança do Rebels em alcançar os playoffs esse ano e enfrentará um ótimo teste contra a secundária do Seminoles. Derwin James, Nate Andrews e Tarvarus McFadden deverão dar bastante trabalho ao quarterback. A proteção ao quarterback também será essencial para o Rebels neste confronto, que terá mudanças para o setor este ano, o que acabará forçando o muito recrutado calouro Greg Little a jogar como LT logo em seu primeiro ano universitário.

A maior dúvida para o Seminoles é na posição de quarterback, onde o calouro QB Deondre Francois será o titular na ausência de Sean Maguire. Felizmente para o jogador, o ataque de FSU é recheado de talento em todos os setores. O formidável combo composto por Cook e a OL de FSU certamente deve tirar bastante peso dos ombros do quarterback. Além disso, o grupo de WRs conta com o retorno dos dois principais alvos da última temporada (Travis Rudolph e Kermit Whitfield).

Jogadores para se observar:

QB Chad Kelly (OM)

WR Quincy Adeboyejo (OM)

TE Evan Engram (OM)

OT Greg Little (OM)

DE Marquis Haynes (OM)

DB Tony Conner (OM)

QB Deandre Francois (FSU)

RB Dalvin Cook (FSU)

WR Travis Rudolph (FSU)

OT Roderick Johnson (FSU)

CB Tarvarus McFadden (FSU)

SS Derwin James (FSU)

FS Nate Andrews (FSU)

 

Outros Jogos Importantes

Sexta (26/08)

Hawaii x California – 23:00

Quinta (01/09)

#19 Lousville x Charlotte – 20:00

#9 Tennessee x Appalachian St. – 20:30

Sexta (02/09)

#12 Michigan St. x Furman – 20:00

#23 Baylor x Northwestern St. – 20:30

#8 Stanford x Kansas St. – 22:00

Sábado (03/09)

Georgia Tech x Boston College – 8:30

#6 Ohio St. x Bowling Green – 13:00

Northwestern x Western Michigan – 13:00

#7 Michigan x Hawaii – 13:00

West Virginia x Missouri – 13:00

#14 Washington x Rutgers – 15:00

Texas A&M x #16 UCLA – 16:30

#5 LSU x Wisconsin – 16:30

#17 Iowa x Miami (Ohio) – 16:30

#21 Oklahoma St. x Southeastern Louisiana – 16:30

Arkansas x Louisiana Tech – 17:00

#24 Oregon x UC Davis – 18:00

#18 Georgia x #22 North Carolina – 18:30

Miami x Florida A&M – 19:00

#25 Florida x UMass – 20:30

#13 TCU x South Dakota St. – 21:00

Arizona x BYU – 23:30

Domingo (04/09)

Texas Longhorns x #10 Notre Dame Fighting Irish – 20:30

 

Top 25 Associated Press

 #1 Alabama Crimson Tide

 #2 Clemson Tigers

   #3 Oklahoma Sooners

 #4 Florida State Seminoles

 #5 LSU Tigers

 #6 Ohio State Buckeyes

#7 Michigan Wolverines

#8 Stanford Cardinals

#9 Tennessee Volunteers

 #10 Notre Dame Fighting Irish

 #11 Ole Miss Rebels

 #12 Michigan State Spartans

#13 TCU Horned Frogs

#14 Washington Huskies

 #15 Houston Cougars

#16 UCLA Bruins

 #17 Iowa Hawkeyes

#18 Georgia Bulldogs

#19 Louisville Cardinals

 #20 USC Trojans

#21 Oklahoma State Cowboys

 #22 North Carolina Tar Heels

 #23 Baylor Bears

#24 Oregon Ducks

#25 Florida Gators

 

Compartilhe

Comments are closed.