terça-feira, 5 de março de 2019

Compartilhe

Um dos eventos mais esperados da offseason da NFL, o Combine trouxe os principais prospectos do próximo Draft participando de exames médicos, entrevistas e, claro, exercícios que visam aferir as capacidades físicas dos próximos calouros da liga. Como é comum a cada ano, alguns jogadores se destacam e conseguem melhorar a sua colocação nas avaliações das equipes profissionais. Neste ano, um jogador em especial chamou muito a atenção dos avaliadores, da mídia e dos torcedores do mundo todo: D.K. Metcalf. Hoje vamos conhecer um pouco mais do WR e discutir se ele realmente merece todos estes elogios.

Nascido em 14 de dezembro de 1997, DeKaylin Zecharius Metcalf é filho do ex-OL do Bears, Terrance Metcalf. Nascido e criado em Oxford, Mississippi, DK fez a sua carreira colegial e universitária em seu estado de origem. Com bastante destaque no High Scholl, Metcalf foi recrutado por Ole Miss onde disputou 3 temporadas até se declarar para o Draft 2019.

Leia Mais: Guia para o NFL Scouting Combine

Leia Também: Mock Draft – Lucas Teixeira 1.0

A primeira coisa que nos chama a atenção em sua carreira universitária é que, diferente da maioria dos WRs saídos do Campeonato universitário e considerados os principais jogadores da posição, Metcalf não possuiu números tão expressivos em sua passagem pelo College. Neste sentido, duas ponderações precisam ser feitas. A primeira é que Metcalf jogava em um sistema no qual tinhas responsabilidades limitadas e, dentro deste cenário, seus números são bem interessantes. O segundo ponto importante é que, em sua melhor temporada, Metcalf sofreu uma séria lesão no pescoço que encerrou prematuramente sua participação no campeonato.

Em relação ao seu desempenho nos campos, João Gabriel Gelli, um dos nossos especialistas na avaliação de prospectos universitários, fez uma análise – que pode ser acessada neste link – detalhada de todos os pontos fortes e fracos de Metcalf. A citada avaliação destaca muitas qualidades do WR que já chegara ao Combine considerado, quase que de forma unânime, como o WR1 de sua classe. Disto isto, chegamos então ao desempenho impressionante de DK em alguns dos exercícios do evento realizado em Indianápolis.

Metcalf começou impressionando em uma exercício que, para muitos, é um dos menos importantes do combine, sobretudo para a posição de WR, o Bench Press (supino).  No entanto, apesar das considerações feitas, as 27 repetições de Metcaf demonstram uma força física que, sem dúvidas, será útil em seu jogo. A título de comparação, Khalil Mack, o excepcional defensor do Bears, fez 23 repetições neste mesmo exercício. Na sequência, DK conseguiu anotar 40.5 polegadas no salto vertical, exercício importante que mede a impulsão e a força nas pernas. Há alguns anos, Julio Jones, WR do Falcons, teve um desepenho muito bom neste exercício e anotou 38,5 polegadas.

Por fim e para entrar de vez na lista dos destaques, Metcalf correu as 40 jardas em 4.33 segundos! Este tempo é completamente insano para alguém de 1,91m e cerca de 103kg. Para o amigo que não possuiu muita familiaridade com estes números, vale destacar que DeSean Jackson, um dos jogadores mais velozes da NFL, na época de seu Combine, registrou 4,35 em seu teste e ele pesou cerca de 20kg a menos que Metcalf.

Estamos diante de um jogador que conseguiu fazer mais repetições no supino do que Mack, saltou mais alto do que julio Jones e foi mais veloz do que DeSean Jackson, ou seja, Metcalf é uma combinação raríssima de vários atributos físicos. Vale destacar mais uma vez que isto não seria tão relevante se o desempenho em campo não fosse compatível. A bela análise já mencionada do jogador, e o video destacado abaixo de um TD anotado por Metcalf contra a poderosa Alabama, dão mostras que o WR vai muito além de apenas um atleta muito acima da média, DK também é um jogador acima da média. Repare no vídeo que, em apenas um lance, podemos notar algumas características bem interessantes. É possível observar que Dk consegue a separação de seu marcador, demonstra ótimas mãos ao fazer a recepção sem auxílio do corpo, velocidade em direção a end zone e muito equilíbrio corporal para não ser derrubado após o toque do recebedor, além de não pisar fora do campo.

Contudo, como era de se esperar, nem tudo é perfeito no WR. Em campo, por vezes, Metcalf demonstrou algum nível de desconcentração/desatenção que resultou em drops em bolas relativamente fáceis. Além disto, mesmo no combine, Metcalf não foi muito bem em dois exercícios que medem a agilidade e a velocidade de mudança de direção do jogador. Estes, inclusive, foram testes abaixo da média. Comparando novamente com Julio Jones, jogador da mesma posição, com altura semelhante, porém um pouco mais leve, Metcalf leva desvantagem. No 3 cone drill, exercício de agilidade onde o jogador faz um circuito ao redor destes cones, Metcalf anotou 7,38 segundos, enquanto Jones realizou o exercício em 6,66 segundos.

Considerando os (muitos) pontos fortes e (poucos) fracos de Metcalf, a conclusão é que estamos diante de um dos mais impressionantes prospectos dos últimos anos. Obviamente que isto não garante o sucesso do jogador na NFL, este êxito depende de vários outros fatos, muitos dos quais são imensuráveis. No entanto, Dk reúne as principais ferramentas que se procura em um jogador de sua posição. Fora dos campos, o WR não teve qualquer problema disciplinar relevante, a lesão no pescoço que o tirou da última temporada foi curada e, ao que parece, o recebedor dispõe de uma base familiar sólida com experiência no mundo do Futebol profissional.

Grande jogador em campo, sem problemas fora dele, além de ótimo atleta, DK Metcalf provou no combine que é um prospecto raríssimo. No próximo dia 25 de Abril, na 1ª rodada do Draft 2019, certamente, o ex-WR de Ole Miss terá o seu nome chamado por Roger Goodell. E, fazendo uma aposta pessoal, eu diria que seu nome estará entre os 4 primeiros convocados pelo comissáro da NFL.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.