quarta-feira, 15 de junho de 2016

Compartilhe

Liga dos L32 tela cheia

Anualmente fazemos a “Pesquisa de Torcidas” com o objetivo de medir o crescimento do futebol americano no Brasil e, obviamente, o tamanho aproximado da torcida de cada um dos 32 times da NFL. É importante deixar bem claro que essa pesquisa 2016 alcançou quase 10.000 votos, o que nos dá uma excelente base para analisar os seus relevantes resultados. Além disso, nenhum voto repetido foi computado. É a maior pesquisa de torcidas da NFL já realizada computando apenas UM VOTO POR PESSOA, essencial para ter o resultado mais próximo da realidade possível.

Os nossos leitores habituais (bem como os não habituais) tiveram 15 dias para enviar seu voto e nós fizemos uma divulgação frequente em nosso Twitter e página no Facebook. É claro que alguns perfis de times se engajam mais que outros, bem como certas torcidas se empenham mais em convidar os demais torcedores a votar através dos seus grupos no WhatsApp e Facebook. Normalmente, isso está relacionado ao próprio tamanho da torcida daquele time, ou seja, os que possuem mais fãs teoricamente conseguem espalhar a pesquisa para mais gente e atrair mais votos para aquela determinada franquia.

Dito isso, todos os 32 times receberam votos suficientes para ultrapassar a quantidade mínima estabelecida e figurarem no gráfico final. Fica claro que hoje em nosso país existem quatro grandes torcidas – Packers, Seahawks, 49ers e Patriots – que lideraram a pesquisa e trocaram de posição entre si por dias, seguidos de um bloco de 10 times com números consideráveis. Depois aparecem duas equipes – Bills e Jets – que ficam entre esses 14 primeiros que se distinguem dos demais e os 16 últimos que contam com uma base de fãs menor.

Alguns pontos interessantes nessa pesquisa:

  • O New England Patriots não é mais dono da maior torcida, o que antes era uma constante.
  • O San Francisco 49ers mostrou bastante força e tradição, enquanto o Seattle Seahawks manteve o embalo da conquista recente de Super Bowl.
  • A quinta força é o Dallas Cowboys, que se separa levemente do segundo bloco, mas ainda longe de alcançar os quatro primeiros. Aliás, Philadelphia Eagles e New York Giants, rivais de divisão, confirmam a popularidade da NFC Leste no Brasil.
  • Uma surpresa foi o resultado expressivo do Baltimore Ravens, bem como o Los Angeles Rams, que mal se mudou mas já fica à frente de 8 times.
  • Negativamente, vale destacar o Carolina Panthers, que vem de uma temporada fantástica, todavia sem conseguir inflar sua base de torcedores por aqui, e o Kansas City Chiefs, que tem o brasileiro Cairo Santos jogando por lá, mas isso não se refletiu em aumento da torcida no Brasil.
  • Por fim, o Oakland Raiders ocupa o bloco que possui menos torcedores, porém, se cada um que vestisse camisas do time nas ruas do nosso país torcesse para a franquia da Califórnia, eles estariam disputando a liderança.

Confira o resultado oficial da nossa “Pesquisa de Torcidas 2016” e deixe nos comentárias as suas impressões:

PESQUISA

Compartilhe

Comments are closed.