segunda-feira, 1 de abril de 2019

Compartilhe

 

Retornando com a série de sistemas defensivos, explicarei hoje um tipo de defesa que precisa ser usada com muito cuidado, pois pode significar o sucesso ou o caos total numa jogada.

O sistema Cover 0 é o mais agressivo do futebol americano e precisa de uma grande sintonia entre pass rush e cobertura para que ele funcione perfeitamente, além de necessitar de atletas com características específicas, que falarei abaixo. Se houver essa combinação de fatores em sua defesa, o Cover 0 pode ser um terror para o ataque adversário.

Leia Mais: Sistemas defensivos do Madden: Cover 1

Leia Também: Sistemas defensivos do Madden: Cover 2 em Zona

Entendendo o sistema

Em um sistema Cover 0 temos as seguintes atribuições aos defensores:

Pass Rush: Seis jogadores são responsáveis por pressionar o backfield, o que faz o sistema ser formado por blitzes agressivas. Geralmente são os jogadores de linha defensiva e linebackers que possuem essa obrigação.

Coberturas individuais: Cinco jogadores são responsáveis por cobrir individualmente os cinco atacantes na jogada aptos a receber passes (WRs, TEs e WRs). O sistema Cover 0 não possui nenhum jogador marcando em zona. Caso um destes jogadores do ataque não sair em rota, ficando no bloqueio, o defensor que tinha a obrigação de marcá-lo ficará como uma espécie de QB Spy.

Há jogadas com ainda mais jogadores no pass rush, o que faz com que algum possível recebedor fique livre.

Sete jogadores no pass rush. Mesmo com um TE livre, Bortles não encontra tempo para completar um passe

Características necessárias dos jogadores

Assim como mostrei no sistema Cover 1, é importante ter defensores da cobertura com algumas características para que o sistema Cover 0 funcione bem. São eles:

– Speed: para acompanhar os recebedores velozes, cada vez mais presentes no Madden.

– Agility: para acompanhar a mudança de direção dos recebedores.

– Man Coverage: atributo principal deste tipo de cobertura.

– Pursuit: para impedir que o recebedor com a bola ganhe mais jardas após a recepção.

– Press: para dificultar o movimento inicial do recebedor.

Pontos Fortes

O Cover 0 é um sistema bem interessante para parar uma corrida, pois temos seis jogadores atacando o backfield e mais um marcando individualmente o RB. Muitas vezes é possível, inclusive, fazer o ataque perder jardas, com algum jogador conseguindo fazer o tackle atrás da linha de scrimmage.

Cover 0 pode fazer o RB perder jardas na jogada

Contra o jogo aéreo o Cover 0 dificulta bastante a proteção ao QB com os seis jogadores no pass rush, principalmente se não tiver ajuda nos bloqueios, já que a linha ofensiva é formada por cinco jogadores. Isso faz com que o quarterback seja obrigado a se livrar da bola rapidamente, o que torna este sistema uma boa arma quando o adversário precisa conquistar muitas jardas na jogada.

Pressão faz o QB se livrar rápido da bola evitando grandes ganhos de jardas

Pontos Fracos

O grande problema deste sistema acontecerá se os bloqueios funcionarem e conseguirem dar tempo ao QB. Pelo fato de não termos nenhum jogador marcando em zona e com o fundo do campo sem nenhum defensor para vigiar, algum recebedor fatalmente conseguirá separação e as chances de a defesa sofrer uma Big Play é enorme. Por isso é muito importante que o pass rush funcione para não sobrecarregar o trabalho da cobertura.

Ajustes importantes do sistema

Na secundária:

Press: pressionar os WRs na linha de scrimmage pode dificultar bastante o passe rápido do QB, dando tempo para o pass rush conseguir um sack.

– Give Cushion: aqui a secundária irá dar espaço aos recebedores e pode ser uma boa saída para se usar para evitar big plays.

Inside: dificulta passes que visam o meio do campo, muito usados pelos jogadores do Madden para bater blitzes

Outside: dificulta os passes laterais

Também podem ser realizados ajustes na linha defensiva, deslocando-a para o lado mais fraco de bloqueios da OL. Para mais exemplos de ajustes, (re)leia os textos sobre secundária e linha defensiva.

Com jogadores certos para este sistema, o Cover 0 fará da vida do QB adversário um verdadeiro inferno nas partidas virtuais do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.