segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Compartilhe

 

Para se ter uma defesa forte no Madden é preciso reconhecer as melhores aptidões de seus jogadores, para saber em quais sistemas melhor se encaixam e poder fazer as melhores escolhas de jogadas durante as partidas.

Um sistema muito usado na NFL, que também pode ser explorados pelos jogadores virtuais é o Cover 1. Mas para que ele possa dar resultados, alguns critérios precisam ser levados em consideração, caso contrário, o ataque adversário poderá levar vantagem no confronto.

Leia Mais: Patriots domina Rams e é campeão do Super Bowl 53

Leia Também: Entenda os atributos dos jogadores no Madden

No texto da semana apresento o sistema Cover 1, mostrando suas armas e fraquezas no combate ao jogo ofensivo do oponente no Madden NFL.

Entendendo o sistema

 

Em um sistema tradicional Cover 1 temos as seguintes atribuições aos defensores:

Pass Rush: Quatro jogadores são responsáveis pela pressão no backfield (seta vermelha).

Coberturas por zona: Um jogador (geralmente um linebacker) é responsável por patrulhar a região central intermediária do campo (balão amarelo), ajudando outros defensores no combate à rotas que passam pelo meio do campo, como Slant, In ou Drag, por exemplo. Também terá a função de “Spy” para evitar que o QB conquiste jardas correndo.

O outro jogador do sistema a marcar em zona é o safety (geralmente o free safety), que tem a função de cobrir todo o fundo do campo (balão azul), ajudando os outros defendores na cobertura de rotas longas, como Post e Go (Streak), por exemplo.

Coberturas individuais: Cinco defensores são responsáveis por cobrir individualmente um recebedor do adversário elegível a receber passes (RBs, TEs e WRs). Geralmente, os outsides cornerbacks marcam os wide receivers, o nickleback cobre o slot receiver e os linebackers e safeties acompanham os running backs e tight ends.

Há ainda algumas variações onde este marcador central deixa a cobertura para se tornar um blitzer, tornando o sistema ainda mais agressivo.

Características necessárias dos jogadores

Para ter uma defesa forte no sistema Cover 1, precisamos ter jogadores com destaques em alguns atributos. São eles:

– Speed: para acompanhar os recebedores velozes, cada vez mais presentes no Madden.

Agility: para acompanhar a mudança de direção dos recebedores.

Man Coverage: atributo principal deste tipo de cobertura.

Pursuit: para impedir que o recebedor com a bola ganhe mais jardas após a recepção.

Press: para dificultar o movimento inicial do recebedor.

 

Pressionar os recebedores na linha de scrimmage é muito importante para o sucesso da Cover 1

Pontos fortes

A grande vantagem de utilizar o sistema Cover 1 é ter a garantia que não terá nenhum recebedor adversário sem marcação, pois cada um terá um defensor na sua cola. Isto pode ajudar no trabalho de pass rush, pois os recebedores podem demorar para conseguir a separação, dando tempo para os DLs chegarem até o QB.

Também é um esquema interessante para marcar rotas cruzadas pelo meio, pois teremos um defensor designado para patrulhar esta região. O usuário que controlar este jogador, pode dobrar na marcação de algum recebedor mais ágil em rotas deste tipo.

Rotas mais longas pelo meio, como a muito usada “post”, podem ser bem marcadas com a ajuda do safety que se encontra mais centralizado. Mas ele precisará ter um raciocínio rápido e ser bem ágil e veloz para patrulhar o fundo do campo inteiro.

Pontos fracos

Por se tratar de um sistema que utiliza marcação individual, os jogadores dependem bastante da parte física e de algumas características para se encaixarem na Cover 1. Um recebedor que seja bom em correr rotas pode acabar conseguindo separação mais facilmente, podendo conseguir grandes ganhos na jogada. Além disso, pelo fato de termos apenas um safety no fundo, este sistema pode fazer com que a defesa sofra com big plays, pricipalmente em passes para recebedores na lateral do campo.

Em relação ao jogo corrido, este esquema também não é uma boa pedida, pois temos até cinco jogadores de olho em possíveis recebedores, o que exige uma rápido raciocínio para reagir à uma jogada terrestre.

Ajustes importantes do sistema

Em um texto passado expliquei sobre todos os ajustes possíveis que podemos fazer com a secundária, mas vale apenas destacar alguns que podem ajudar bastante no combate ao ataque adversário quando usamos a Cover 1. São eles:

Press: colocar a defesa pressionando os recebedores na linha de scrimmage, pode dificultar e atrasar o desenvolvimento das rotas, dando tempo precioso para o pass rush.

Give Cushion: em jogadas que o ataque adversário precise conquistar muitas jardas, este ajuste fará com que a defesa não seja batida no fundo do campo, permitindo apenas passes curtos e ganhos menores de jardas.

O Give Cushion dificulta uma Hail Mary do adversário

– Inside: ajuste importantíssimo para se defender contra rotas cruzadas pelo meio, pois o defensor se posiciona forçando o recebedor para a lateral.

– Outside: já com este comando os defensores se posicionarão no lado externo dos recebedores, dificultando as rotas para a lateral do campo. Caso os recebedores cortem para o meio, os defensores poderão contar com a ajuda do linebacker e safety.

Monte um elenco com defensores com características para este sistema e verá que a Cover 1 pode dar bastante trabalho para o ataque aéreo adversário no Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.