segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Compartilhe

 

Conversando com jogadores brasileiros de Madden, pude notar que a maior dificuldade da maioria ainda é jogar defensivamente. Entender os sistemas de marcação, as formações táticas e o momento certo de escolher cada jogada são grandes problemas para muitos.

Visando ajudar neste sentido, dou início a uma nova série de textos explicando um pouco sobre os diversos sistemas defensivos do Madden, além de momentos durante as partidas em que pode ser interessante usá-los.

Leia Mais: Às vésperas do Black Monday, confira os principais candidatos a técnico em 2019

Leia Também: Entenda as diferenças entre as coberturas defensivas do Madden

Para começar, falarei sobre o tradicional sistema Cover 2 em Zona. Muito útil para se defender contra diversos tipos de jogadas ofensivas.

Entendendo o sistema

Em um sistema tradicional Cover 2 em Zona temos as seguintes distribuições de funções:

Pass Rush: Quatro jogadores com a função de pressionar o backfield adversário (setas vermelhas)

Região intermediária central: Três jogadores cobrindo a parte central do campo, mais ou menos até 15, 20 jardas a partir da linha de scrimmage (zona amarela). Dois estarão em Vertical Hook próximos às hash marks e outro centralizado em Middle Read.

Região lateral: Dois cornerbacks são responsáveis pela região lateral (zona azul clara) e podem estar em Hard Flat, Cloud Flat ou Soft Squat.

Região profunda: Dois safeties serão responsáveis por cobrir o fundo do campo (zona azul escura), cada um com uma metade.

Também existem variações com apenas três jogadores na pressão e um outro em QB Spy e outros casos em que um quinto jogador vira um blitzer, deixando apenas dois jogadores cobrindo o centro do campo.

Para uma melhor compreensão sobre as zonas de marcação, leia o texto e veja o vídeo sobre o assunto.

Contra o jogo terrestre

Esse sistema é interessante para parar o jogo corrido, tanto pelo meio, como pelas laterais, pelo fato de termos cinco jogadores com áreas de coberturas próximas à linha de scrimmage, além dos quatro pass rushers. Portanto, é um bom sistema para ser usado em primeiras descidas, ou em situações em que o adversário necessita de poucas jardas para o first down, onde é comum jogada terrestre.

Controlando o middle linebacker, podemos avançar caso ocorra uma corrida pelo interior da OL, tomando cuidado para não ficar preso no bloqueio do center. Em caso de corrida lateral, conseguimos se deslocar para ambos o lado para fazer o tackle.

Cover 2 em zona dificulta as corridas pela quantidade de jogadores no box

Outra opção para parar o jogo corrido é controlar o strong safety e posicioná-lo mais avançado. Isso fará com que oito jogadores se posicionem no box, dificultando o avanço pelo chão do ataque adversário.

Contra o jogo aéreo

Como temos apenas dois jogadores no fundo do campo, o Cover 2 em Zona é uma boa opção para parar rotas mais curtas, o que torna o sistema uma boa alternativa em jogadas próximas da própria End Zone, por exemplo. Os três jogadores posicionados na parte central do campo, tornam o sistema forte contra rotas que cruzam essa região, como Slant, In e Drag.

Povoando a End Zone com uma Cover 2

O espaço entre os dois safeties é um ponto fraco deste sistema, portanto uma saída para evitar que um jogador em rota post explore esta região, é controlar o middle linebacker e recuar para aquela região, como se transformasse o sistema em uma Cover 3. Caso não apareça nenhum jogador na área, podemos voltar a atenção para rotas mais curtas.

O MLB recuando entre os safeties e interceptando um passe

Em relação às laterais do campo, precisamos decidir se queremos nossos CBs marcando mais próximos da linha de scrimmage, ou mais recuados, cobrindo uma área entre 8 e 15 jardas. Isso pode ser definido de acordo com a situação da descida: se o ataque estiver precisando de poucas jardas para o first down, ou estiver próximo da End Zone, marcar mais avançado pode ser uma boa saída. Já se precisarem de 5 ou mais jardas, marcar recuado seria melhor.

Na primeira opção, os cornerbacks precisam estar em Hard Flat e é uma boa alternativa para marcar RB e TE em rotas flat ou recebedores do lado oposto em rota drag, visando ganhos curtos. Para cobrir as costas do CB nesta situação, podemos controlar o safety, esperando rotas longas pelas laterais.

CB em Hard Flat interceptando a rota flat do RB

Na segunda opção, os cornerbacks precisam estar em Cloud Flat, o que os tornam grandes defensores de rotas Curl, Out, Corner e Comeback. Caso, ocorra um passe curto na zona flat, dá tempo de eles avançarem para fazer o tackle, evitando grandes ganhos.

CBs em Cloud Flat marcando a linha do first down em uma 3rd & 10

Para saber como deixar os CBs em Hard Flat ou Cloud Flat, leia o texto e veja o vídeo sobre ajustes da secundária.

Sabendo escolher o sistema em momentos certos e controlar bem um linebacker ou safety, o Cover 2 poderá trazer muitos problemas para o ataque adversário durante as partidas virtuais do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.