segunda-feira, 3 de junho de 2019

Compartilhe

 

Retornando com a serie de textos onde explico os sistemas defensivos, falo hoje sobre um dos mais tradicionais do futebol americano: o Cover 2. Este sistema com dois defensores cobrindo o fundo do campo é o único no Madden que possui dois tipos de cobertura, sendo uma em zona – já explicado aqui no site – e outra com marcação homem a homem, que falo a respeito no texto de hoje.

Este sistema garante uma boa cobertura no fundo, além de não deixar nenhum recebedor sem um defensor em sua cola. Uma equipe com bons safeties e cornerbacks e linebackers especialistas em marcação individual pode atrapalhar bastante o ataque do adversário no Madden.

Leia Mais: Sistemas defensivos do Madden: Cover 0

Leia Também: Sistemas defensivos do Madden: Cover 3

Entendendo o sistema

Em um sistema tradicional Cover 2 com cobertura individual temos as seguintes atribuições aos defensores:

Pass Rush: Quatro jogadores são responsáveis pela pressão no backfield (seta vermelha).

Coberturas por zona: Dois safeties são responsáveis por cobrir o fundo do campo, cada um com uma metade.

Coberturas individuais: Cinco defensores são responsáveis por cobrir individualmente um recebedor do adversário elegível a receber passes (RBs, TEs e WRs). Geralmente, os outsides cornerbacks marcam os wide receivers, o nickleback cobre o slot receiver e os linebackers acompanham os running backs e tight ends.

Características necessárias dos jogadores

Os jogadores responsáveis pela cobertura individual (cornerbacks e linebackers) precisam ter destaques nos seguintes atributos:

– Speed e Acceleration: para acompanhar os recebedores velozes.

– Agility: para acompanhar a mudança de direção dos recebedores.

– Man Coverage: atributo principal deste tipo de cobertura.

– Pursuit: para impedir que o recebedor com a bola ganhe mais jardas após a recepção.

– Press: para dificultar o movimento inicial do recebedor.

Já os safeties precisam ser bons nos seguintes atributos:

– Speed e Acceleration: para conseguir chegar mais rápido na cobertura

– Play Recognition: para se antecipar à jogada ofensiva.

– Zone Coverage: para cobrir melhor o fundo do campo.

Pontos fortes

Este sistema garante que todos os recebedores serão marcados por um defensor específico, portanto o jogador de ataque só conseguirá separação se levar a melhor no matchup com o defensor. Além disso, o fundo do campo fica protegido com dois safeties que devem fazer a leitura de qual recebedor conseguiu escapar para aquele setor e ajudar na marcação. Isso pode ajudar a suprir a deficiência de algum cornerback ou linebacker que não seja especialista na cobertura homem a homem.

Dois safeties dando proteção ao fundo e nenhum recebedor livre de marcação. Este é o princípio da Cover 2 Individual

Um sistema com marcação individual também é eficiente contra jogadas de Screen para o running back. Geralmente o linebacker encarregado consegue chegar até o RB evitando ganho de jardas.

O LB cobrindo o RB consegue evitar a Screen Pass

Caso um running back ou tight end não saia em rota, ficando como um bloqueador na jogada, o defensor designado a marcá-lo ficará como uma espécie de Quarterback Spy, podendo ajudar na marcação de rotas curtas que cruzam pelo centro do campo e evitar que o QB consiga ganhar jardas com as pernas.

O fullback ficou no bloqueio e o linebacker designado a marcá-lo virou Spy

Pontos fracos

O Cover 2 individual não é o sistema ideal para se defender contra o jogo terrestre, afinal temos apenas um defensor da cobertura de olho no RB e, caso ele seja bloqueado, exigirá uma rápida leitura dos demais defensores para que o ataque não consiga conquistar jardas na jogada.

O LB que deveria marcar o RB foi bloqueado e a defesa foi castigada na jogada

Em relação à jogadas de passe, por não haver nenhum jogador em zona cobrindo o meio do campo ou as laterais, a defesa pode sofrer em matchups contra recebedores mais velozes em rotas Slant e Drag, por exemplo e RBs que saiam do backfield em rota Flat.

Ajustes importantes do sistema

Por se tratar de um sistema com cobertura individual, os ajustes que mostrei ser úteis para o sistema Cover 1 também servem aqui. São eles:

– Press: colocar a defesa pressionando os recebedores na linha de scrimmage, pode dificultar e atrasar o desenvolvimento das rotas, dando tempo precioso para o pass rush.

– Give Cushion: em jogadas que o ataque adversário precise conquistar muitas jardas, este ajuste fará com que a defesa não seja batida no fundo do campo, permitindo apenas passes curtos e ganhos menores de jardas.

– Inside: ajuste importantíssimo para se defender contra rotas cruzadas pelo meio, pois o defensor se posiciona forçando o recebedor para a lateral.

– Outside: já com este comando os defensores se posicionarão no lado externo dos recebedores, dificultando as rotas para a lateral do campo.

Com defensores que possuam as características certas, o sistema Cover 2 individual pode se tornar a base de sua defesa nas partidas do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.