segunda-feira, 11 de março de 2019

Compartilhe

Continuando a série sobre os sistemas defensivos do game oficial da NFL, falarei sobre aquele que talvez seja o mais usado pela maioria dos jogadores de Madden ao redor do mundo: o Cover 3.

Este sistema pode ser considerado o mais balanceado, pois consegue cobrir uma boa área da região intermediária do campo, ao mesmo tempo que não deixa a região profunda desprotegida, pelo fato de termos três jogadores mais recuados.

Leia Mais: Sistemas defensivos do Madden: Cover 1

Leia Também: Sistemas defensivos do Madden: Cover 2 em Zona

Confira abaixo suas características, assim como suas armas e fraquezas e veja como o Cover 3 pode ser útil para parar o ataque adversário.

Entendendo o sistema

Em um sistema tradicional Cover 3 temos as seguintes distribuições de funções:

Pass rush: Quatro jogadores possuem a função de pressionar o backfield adversário (setas vermelhas)

Região intermediária central: Dois jogadores – geralmente os linebackers – são responsáveis por cobrir a região central entre 5 e 15 jardas com a função Hook Curl (balões amarelos)

Região lateral: Dois jogadores são responsáveis por cobrir as regiões laterais entre 5 e 15 jardas. Eles podem estar em Curl Flat ou Seam Flat (balões roxos). Os jogadores responsáveis por essas duas regiões podem ser o linebacker, nickelback ou algum safety (geralmente o SS).

Região profunda: O fundo do campo é dividido em três com o free safety cobrindo o terço central e os outsides cornerbacks com os laterais (balões azuis).

Para mais informações sobre as diversas áreas de coberturas, leia o texto e veja o vídeo sobre o assunto.

Contra o jogo terrestre

Com o intuito de ter três jogadores na região mais profunda e outros dois em regiões intermediárias laterais, este não é o principal esquema que devemos escolher quando imaginamos uma corrida adversária. Mas caso esta seja a jogada escolhida pelo ataque rival, o RB pode ser parado através do trabalho da DL e pela rápida reação dos linebackers. Em caso de corridas laterais, também é necessário um rápido reconhecimento da secundária.

Contra o jogo aéreo

O sistema Cover 3 é muito bom para parar rotas verticais, tanto pelas laterais, como pelo centro. Wide receivers aberto em rotas Go terão dificuldades para conseguir separação, pois os outsides cornerbacks estarão mais recuados irão acompanhá-los até o fim. Já a rota Post que visa o centro profundo do campo dará de cara com o free safety. Falando nele, poderá ter dificuldades para defender o setor em caso de uma Four Verticals, pois acaba ficando em desvantagem com dois recebedores invadindo seu setor.

Em relação a região lateral do campo, os defensores em Curl Flat ou Seam Flat se preocupam, primeiramente, com rotas que exploram aquela região entre 10 e 15 jardas a partir da linha de scrimmage, por isso é um bom sistema para parar rotas como Comeback, Curl, Corner e Out. Por este motivo a região Flat fica um pouco fragilizada com a Cover 3 e a defesa pode ter dificuldades para parar rotas como Flat, Swing, Zig e Drag.

O sistema Cover 3 consegue cobrir uma boa área do campo

A região central intermediária com dois jogadores em Hook Curl pode cobrir recebedores que cruzem o setor em rotas como Slant e In, mas como estes tem como prioridade perseguir jogadores em rotas mais profundas, dependendo da combinação usada pelo adversário, acabam deixando espaço para rotas mais curtas, como a Drag.

Há ainda algumas variações do sistema como blitzes e spy. No primeiro caso temos um jogador menos cobrindo a região intermediária central e um quinto pass rusher, que pode dificultar o ataque em caso de necessidade de um passe mais longo, pois exigirá um trabalho melhor dos bloqueios. Já no segundo caso, temos apenas três jogadores pressionando o backfield, enquanto outro defensor fica espiando a movimentação do QB. Bom para usar contra quarterbacks que procuram ganhar jardas correndo com a bola.

Cover 3 com blitz para dificultar um passe longo do QB

Como vimos, o sistema Cover 3 pode ser eficaz contra vários tipos de rotas e conceitos ofensivos. Treine-o nas diversas situações de jogo e dificulte a vida do ataque adversário nas partidas virtuais do Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.