segunda-feira, 17 de junho de 2019

Compartilhe

 

Dominar os tipos de coberturas defensivas é de suma importância no Madden para saber as melhores situações para escolher cada uma e aproveitar ao máximo as características dos jogadores que formam a defesa do seu time. Ao mesmo tempo, ter este conhecimento ajuda a conhecer também as fraquezas de cada sistema para se aproveitar na hora que seu ataque entrar em campo.

Aqui no Liga dos 32 já apresentei diversos sistemas defensivos e hoje termino esta série com o último: o Cover 6. Este sistema é uma mistura de dois outros e pode acabar confundindo o ataque por causa disso.

Leia Mais: Sistemas defensivos do Madden: Cover 3

Leia Também: Sistemas defensivos do Madden: Cover 1

Entendendo o sistema

 

O sistema Cover 6 é uma mistura de dois outros: o Cover 2 e o Cover 4. Em uma metade do campo teremos as características do Cover 2 e do outro lado as do Cover 4, o que pode acabar dificultando a leitura do adversário.

Em um sistema tradicional Cover 6 temos as seguintes atribuições aos jogadores:

Pass rush: Quatro jogadores possuem a função de pressionar o backfield adversário (setas vermelhas).

Região intermediária central: Dois jogadores – geralmente os linebackers – são responsáveis por cobrir a região central entre 5 e 15 jardas (balões amarelos). Um com a função Hook Curl (lado Cover 2) e o outro em 3 Rec Hook (lado Cover 4).

Região lateral: Dois jogadores são responsáveis por cobrir as regiões laterais entre 5 e 15 jardas. No lado Cover 2 (balão azul claro) o defensor pode estar em uma das três funções deste sistema (Hard Flat, Soft Squat ou Cloud Flat). No lado Cover 4 (balão roxo) o defensor costuma ficar em Quarter Flat mas tbm pode ficar como Curl Flat ou Seam Flat.

Existem jogadas em que os dois lados possuem zonas roxas, o que torna a cobertura ainda mais conservadora.

Região profunda: No fundo do campo temos três defensores fazendo a cobertura (balões azuis escuros). No lado Cover 2 temos apenas um jogador que será responsável por cobrir está metade do fundo do campo. No lado Cover 4 temos dois defensores, cada um responsável por cobrir uma metade deste lado (um quarto).

Para entender melhor as zonas de marcação, leia este texto onde explico melhor.

Contra o jogo terrestre

O sistema Cover 6 não é o mais ideal para marcar o jogo terrestre, pois temos alguns jogadores que se posicionam um pouco mais recuados antes do snap para poder cobrir o fundo do campo, mas isto não significa que o ataque pode deitar e rolar pelo chão contra este sistema. A eficiência da jogada vai depender mais da formação escolhida.

Uma Cover 6 em uma formação com mais jogadores na linha defensiva e linebackers (4-3 ou 3-4, por exemplo) pode ser eficaz contra uma corrida, pelo fato das características destes jogadores que conseguem sair de bloqueios com mais facilidade que um jogador da secundária.

DLs e LBs do sistema Cover 6 ajudam no combate ao jogo terrestre

Contra o jogo aéreo

Como temos a mistura de dois outros esquemas, ao mesmo tempo que três jogadores cobrem o fundo do campo, o Cover 6 tem características defensivas do Cover 2, 4 e 3.

No lado Cover 2 tem um defensor que pode marcar algum jogador que ataque a lateral curta, deixando o fundo do campo daquele setor para o defensor mais recuado.

No lado Cover 4 temos um defensor que cobre a lateral intermediária ao mesmo tempo que outros dois defensores cobrem o fundo do campo nesta metade. Este lado do Cover 6 é o que melhor protege o fundo do campo e pode ser uma boa escolha contra esquemas ofensivos com muitos recebedores de um mesmo lado.

Além de todas estas características do Cover 2 e 4, pelo fato de termos três defensores no fundo do campo, ele se assemelha a um Cover 3, fazendo de ambos um sistema bem balanceado de cobertura por zona.

Lado Cover 4 do sistema batendo de frente com o lado com mais recebedores: todos em rotas longas bem marcados

Teste o Cover 6 durante suas partidas e veja como ele pode dificultar a leitura do seu adversário e tornar sua defesa mais forte no Madden NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.