quinta-feira, 16 de junho de 2016

Compartilhe

top-10

Semana passada iniciamos a série de textos com as listas dos dez melhores jogadores da liga em diversas posições, já falamos sobre os RBs e hoje é a vez dos Linebackers. Um bom jogador da posição deve ter números satisfatórios em praticamente todas as estatísticas de defesa, pois em um NFL cada vez mais aérea, ele precisa cobrir uma parte maior do campo e estar sempre perto da jogada. Antes de comentar, elogiar ou criticar lembre-se que o critério foi uma soma da CARREIRA com o MOMENTO ATUAL vivido pelos jogadores e a lista traz uma opinião, então não é uma verdade absoluta e todos são livres para discordar. Calouros na temporada passada não entram na lista, pois, em nosso julgamento, um ano na NFL é muito pouco para colocar um jogador entre os dez melhores da posição. Os OLBs do sistema 3-4 não estão presentes neste TOP 10, os jogadores da posição serão avaliados juntos com os Pass Rushers posteriormente.

LEIA MAIS: TOP 10 – Running Backs

10º) Paul Posluszny – Jacksonville Jaguars

posluszny-top10-jaguars

Mesmo com várias conquistas individuais na NCAA, Paul Posluszny foi selecionado apenas na segunda rodada do Draft de 2007 pelo Buffalo Bills e lá ficou como titular absoluto até 2010, quando foi contratado pelo Jaguars. Desde que chegou, sempre teve temporadas com mais de 100 tackles, além de sempre conseguir derrubar o QB adversário pelo menos uma vez, desviar e interceptar passes, mostrando ser um atleta completo para a posição. Seu grande ano foi o de 2013, quando somou 162 tackles, teve 3 sacks, 9 passes desviados, 2 INTs e ainda anotou um TD, números que o colocaram no Pro Bowl pela primeira e única vez em sua carreira. Chegando perto dos 32 anos de idade, Posluszny já passou da marca de 1.000 tackles na carreira e aos poucos caminha para a parte menos produtiva de sua carreira. Ano passado vinha em outra ótima temporada até se lesionar e ficar fora das últimas duas partidas, porém, com o surgimento do ótimo Telvin Smith e a expectativa em torno de Myles Jack, parece apenas uma questão de tempo para o veterano encerrar seu ciclo em Jacksonville.

9º) Anthony Barr – Minnesota Vikings

anthony barr

Principal símbolo da jovem defesa do Minnesota Vikings, Anthony Barr chegou à NFL em 2014, mas já pode ser considerado um dos melhores em sua posição pelo que já demonstrou dentro de campo. Com apenas 24 anos de idade, ele já é um dos líderes do time e vem provando toda a expectativa colocada em cima dele. Extremamente atlético, jogou como RB, TE e até WR durante sua carreira universitária até se firmar como um LB de respeito, que graças a isso consegue ocupar praticamente o campo todo. Na NFL, impressionou em sua temporada de calouro com 70 tackles, 4 sacks 3 passes desviados e 2 fumbles forçados, mas foi ainda melhor na temporada passada, quando teve 68 tackles, 3,5 sacks, 7 passes desviados, uma INT, 2 fumbles forçados e uma participação no Pro Bowl. Por ser um OLB num sistema 4-3, ele não é aquele atleta que vai ter mais de 100 tackles todo ano, Barr se destaca por ser ótimo no combate no meio do campo e também pressionando os QBs adversários quando necessário. Muito novo, ainda tem muito a evoluir e subir nesta lista com o passar dos anos até as primeiras posições.

8º) Jamie Collins – New England Patriots

jamie collins top 10 patriots

Outro representante da nova geração de LBs com talento, Jamie Collins está a um passo de brigar pelas cinco primeiras posições dessa lista. Selecionado pelo New England Patriots na segunda rodada do Draft de 2013, rapidamente se transformou em dos grandes pilares da defesa. Titular absoluto desde a temporada de 2014, teve atuações excelentes na ocasião, quando somou 116 tackles, 4 sacks, 3 passes desviados, 2 INTs e incríveis 4 fumbles forçados. Não satisfeito com isso, foi ainda melhor na temporada passada, quando, até se lesionar e ficar fora dos últimos quatro jogos, tinha 89 tackles, 5,5 sacks, 6 passes desviados, uma INT e 5 fumbles forçados. Se não fosse a lesão, seus números seriam ainda melhores e, além de ser escolhido para o Pro Bowl, provavelmente faria parte do All-Pro Team da NFL. Com mais experiência e vindo de duas temporadas espetaculares, Collins tem tudo para manter o alto nível e se consolidar com um dos melhores em sua posição.

7º) David Harris – New York Jets

david-harris-top10-jets

Muitos falam dos defensores do New York Jets, mas esquecem do quão importante David Harris é para as boas atuações do setor. Mais do que Darrelle Revis, Muhammad Wilkerson, Sheldon Richardson ou Leonard Williams, o veterano é o coração de uma das melhores defesas da NFL. O jogador não fica fora de uma partida desde 2009 e seu rendimento dentro de campo é igualmente regular. Sempre passando da marca de 100 tackles durante a temporada, a única vez que isso não aconteceu foi em 2011, quando, coincidentemente, teve seus melhores números na defesa contra o passe (8 passes desviados, 4 INTs e um TD), sem contar as cinco vezes que derrubou os QBs adversários ao longo daquele ano. Desde então, ele botou três temporadas seguidas com mais de 120 tackles no currículo e teve 10 sacks somando as duas últimas temporadas. Com 32 anos de idade, Harris ainda pode ser produtivo no meio da defesa do Jets e continuar sendo importante para o equilíbrio e regularidade do setor.

6º) Thomas Davis – Carolina Panthers

thomas davis top 10 panthers

O experiente atleta vem de sua melhor temporada em toda carreira e mesmo com 33 anos parece estar entrando na melhor fase de atuação desde que se tornou profissional. Selecionado na primeira rodada pelo Carolina Panthers em 2005, Thomas Davis hoje em dia é um dos capitães do time e, ao lado de Luke Kuechly, forma um dos melhores – se não o melhor – grupo de LBs de toda a NFL. Ele demorou até poder ser considerado uma referência em sua posição, mas após um ótimo ano em 2012, ele vem colecionando grandes atuações e temporadas memoráveis na defesa da franquia. São quatro temporadas seguidas passando dos 100 tackles, duas com mais de 4 sacks e no ano passado foi escolhido para o Pro Bowl pela primeira vez graças aos seus 7 passes desviados, 4 INTs e 4 fumbles forçados, todas essas maiores marcas da carreira de dez anos do jogador. Jogando com muita facilidade e parecendo um garoto em campo, parece que Davis ainda tem bastante disposição para manter o alto nível de suas apresentações.

5º) Derrick Johnson – Kansas City Chiefs

derrick johnson top 10 chiefs

Nem mesmo os 33 anos de Derrick Johnson o impedem de ser o principal nome da defesa do Chiefs ao lado de Justin Houston e continuar atuando em altíssimo nível. Selecionado pela franquia na primeira rodada do Draft de 2005, ele assumiu a titularidade e até hoje é peça chave do esquema defensivo do time. Sua primeira grande temporada foi em 2010, quando somou 121 tackles, incríveis 16 passes desviados, uma INT e 4 fumbles forçados. Desde então, Johnson só melhorou seus números e se firmou como líder da defesa do time de Kansas City. Ele só não foi para o Pro Bowl em 2014, quando perdeu a temporada inteira por lesão, foi eleito para o All-Pro Team em 2011 e voltou jogando o seu melhor futebol americano no ano passado. Recuperado de um rompimento no tendão de Aquiles, teve 116 tackles, 4 sacks, 8 passes desviados, 2 INTs e 2 fumbles forçados, ótimas marcas que só provam o quão completo ele é dentro de campo e importante para sua equipe.

4º) NaVorro Bowman – San Francisco 49ers

navorro bowman top 10 49ers

Quem olha para NaVorro Bowman em campo deve achar que é um veterano de mais de dez temporadas liderando a defesa do San Francisco 49ers. Selecionado apenas na terceira rodada pela franquia, só assumiu a titularidade no ano seguinte, mas desde então se transformou em um dos melhores LBs da NFL, tanto que foi eleito quatro vezes para o All-Pro Team, algo bem difícil de conseguir, ainda mais com tantos nomes de qualidade na posição espalhados pelos times da liga. Tirando a temporada de 2014, quando se lesionou seriamente e ficou fora do campeonato, e a de calouro, Bowman nunca teve um ano com menos de 140 tackles, mostrando estar sempre perto da jogada e ano passado liderou a NFL no quesito com 154. Fora isso, também é efetivo na pressão ao QB adversário e os seus 5 sacks em 2013 foram a maior marca da carreira. O único defeito do atleta talvez seja o combate ao jogo aéreo e ele precisa melhorar isso em seu jogo para brigar pelo topo da lista nos próximos anos.

3º) Bobby Wagner – Seattle Seahawks

bobby-wagner-top10-seahawks

Além dos nomes da “Legion of Boom”, outro atleta merece ser exaltado pelas grandes temporadas da defesa do Seattle Seahawks nos últimos anos. Bobby Wagner chegou em 2012 e assumiu a titularidade com muita facilidade, quando terminou o ano com 140 tackles – maior marca da carreira – 2 sacks, 4 passes desviados e 3 INTs. De lá para cá, só evoluiu e, com mais experiência, se tornou um dos cinco melhores LBs da NFL. Em apenas quatro temporadas como profissional, esteve no Pro Bowl duas vezes (2014 e 2015), foi para o All-Pro Team em 2014 e ainda tem o título do Super Bowl XLVIII no currículo com uma grande atuação defensiva na grande final, sem contar com o vice-campeonato do Super Bowl XLIX, onde mesmo com uma INT não conseguiu dar a vitória para seu time. Em 2014, chegou até a receber um voto para o prêmio de MVP e atualmente é o líder da história do Super Bowl em tackles com 22. Com apenas 26 anos e um potencial enorme, Wagner é perfeito em todas as partes do campo, tem todas as qualidades para se manter no topo e, quem sabe, colocar seu nome entre os melhores da história no futuro.

2º) Lavonte David – Tampa Bay Buccaneers

lavonte-david-top10-buccaneers

Injustamente, muitos esquecem de Lavonte David quando falam sobre os melhores LBs da NFL, sem contar em sua ausência na discussão sobre os melhores defensores de toda a liga. Capitão e titular absoluto desde que foi selecionado em 2012 pelo Tampa Bay Buccaneers, David tem o talento natural para a posição e consegue estar sempre perto de todas as jogadas do time adversário. Presença constante na lista dos líderes de tackles, ele nunca teve uma temporada com menos de 139 e a cada ano parece melhorar ainda mais, mesmo parecendo impossível. Foram 7 sacks em 2013 – número maior do que alguns DEs e OLBs -, 13 passes desviados no ano passado, 4 fumbles forçados em 2014 e 9 INTs em sua pequena carreira como profissional, números que deixam bem claro o domínio do atleta em todas as exigências para a posição. Nem mesmo essas lições de como ser um grande LB parecem convencer os críticos da NFL, que só escolheram o atleta para o Pro Bowl e para o All-Pro Team uma vez.

1º) Luke Kuechly – Carolina Panthers

kuechly-top10-panthers

Não tinha como ser outro nome aqui se não o de Luke Kuechly. Uma máquina de derrubar jogadores, é incrível observar como ele ocupa o campo inteiro, basta assistir uma partida do Carolina Panthers para ver que o atleta está sempre perto de onde a jogada acaba – quando não é ele mesmo que resolve o problema. Ele detém o recorde da NCAA de mais tackles em uma única temporada (191 em 2011) e é dele também a segunda posição (183 em 2010). Selecionado logo com a 9ª escolha geral em 2012, foi eleito o “Defensive Rookie of the Year” e no ano seguinte o “Defensive Player of the Year”, fazendo companhia ao lendário Lawrence Taylor como os únicos que conseguiram o feito em anos consecutivos. Há três temporadas seguidas sendo escolhido para o Pro Bowl, eleito para o All-Pro Team e vencendo a NFC Sul, parece que não existem defeitos em Kuechly, são quase 600 tackles, 7 sacks, 37 passes desviados 3 fumbles forçados e incríveis 11 INTs em sua curta carreira como profissional, que, se continuar desse jeito, será eternizada no Hall da Fama quando ele se aposentar.

Compartilhe

Comments are closed.