quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Compartilhe

top-10

O penúltimo texto da série com os dez melhores jogadores da liga em cada posições é sobre os Pass Rushers, aqueles que aterrorizam a vida dos adversários. Um bom jogador da posição deve ter força, agilidade e ter bons números derrubando os QBs. Juntamos os DTs, DEs e OLBs em uma única lista e, antes de comentar, elogiar ou criticar lembre-se que o critério foi uma soma da CARREIRA com o MOMENTO ATUAL vivido pelos jogadores e a lista traz uma opinião, então não é uma verdade absoluta e todos são livres para discordar. Calouros na temporada passada não entram na lista, pois, em nosso julgamento, um ano na NFL é muito pouco para colocar um jogador entre os dez melhores da posição.

LEIA MAIS: TOP 10 – Wide Receivers
LEIA MAIS: TOP 10 – Cornerbacks

10º) Cameron Wake – Miami Dolphins

cameron-wake-top10-dolphins

Muitos podem não colocar Cameron Wake entre os melhores por não ser defensor tão completo quanto os outros, ele entra em campo única e exclusivamente com a missão de derrubar o QB adversário, mas não podemos negar que ele é excelente no que se propõe a fazer. Com quatro participações no Pro Bowl e eleito uma vez para o All-Pro Team, ele vinha no ritmo para fazer a melhor temporada de sua carreira no ano passado antes de se machucar na semana 7 – eram 7 Sacks e 4 Fumbles forçados. Mesmo com 34 anos, Wake ainda pode ser produtivo na defesa do Miami Dolphins e, agora recuperado, tem tudo para voltar a ótima forma que acostumou a mostrar dentro de campo.

9º) Robert Quinn – Los Angeles Rams

robert-quinn-top10-rams

Por não ter atuado em metade da temporada passada, muitos podem ter se esquecido do quão dominante Robert Quinn é dentro de campo. Desde 2011 na NFL e com apenas 26 anos de idade, ele é um dos defensores mais promissores e já teve temporadas de arregalar os olhos. Tirando seu ano de calouro, quando não era nem titular, e ano passado, quando se lesionou, sempre passou da marca de 10 Sacks – com direito a um 2013 espetacular de 19 Sacks -, foi escolhido para o Pro Bowl duas vezes e fez parte do All-Pro Team uma vez. Com a consolidação de Aaron Donald, a linha defensiva do Rams tem potencial para ser uma das mais assustadoras da NFL graças ao talento e técnica de Robert Quinn.

8º) Ezekiel Ansah – Detroit Lions

ziggy-ansah-liga-dos-32

Selecionado pelo Detroit Lions em 2013, “Ziggy” Ansah havia feito duas boas temporadas para um defensor recém-chegado na NFL e somava 15,5 Sacks na carreira. Após a saída de Ndamukong Suh e Nick Fairley da linha defensiva da franquia, assumiu a responsabilidade, se tornou a grande referência na defesa do Lions e teve a melhor temporada da vida no ano passado. Foram 14,5 Sacks e 4 Fumbles forçados pelo atleta, que praticamente carregou o setor nas costas, e foi escolhido para seu primeiro Pro Bowl e como reserva no All-Pro Team. Com 27 anos e com potencial para evoluir ainda mais, Ansah agora precisa se firmar entre os melhores da posição e mostrar que não foi apenas um ano de sorte.

7º) Clay Matthews – Green Bay Packers

clay-matthews-top10-packers

O “mensageiro do caos” não tem esse apelido à toa. Desde 2009 na NFL, ele é o coração da defesa do Green Bay Packers e dentro de campo tem provado tudo o que esperavam dele quando saiu da faculdade. Em sete temporadas como profissional ele foi escolhido para o Pro Bowl seis vezes e ao All-Pro Team em uma oportunidade. Matthews soma 67,5 Sacks em sua carreira, mesmo atuando a maior parte do tempo como ILB nas últimas duas temporadas. Se não fosse essa mudança de posição devido às carências do elenco da franquia, o atleta poderia estar em uma posição mais alta nesta lista, pois sua velocidade e força para passar pelos adversários da linha ofensiva são coisas de outro mundo.

6º) DeMarcus Ware – Denver Broncos

demarcus-ware-top10-broncos-cowboys

Parece que o tempo passa para todos, menos para DeMarcus Ware. Com 34 anos de idade, ele é o segundo atleta em atividade com mais Sacks na carreira (134,5) e esse número tende a aumentar nos próximos anos. Uma das principais peças da defesa do Denver Broncos campeão do super Bowl 50, ele forma uma dupla assustadora ao lado de Von Miller e não dá sossego aos QBs adversários. Ele liderou a liga em Sacks duas vezes (2008 e 2010), é uma lenda do Dallas Cowboys, foi eleito para o All-Pro Team quatro vezes e para o Pro Bowl em nove oportunidades. Ware é o único desta lista que podemos afirmar que estará no Hall da Fama quando se aposentar e, se atuar por pelo menos mais duas temporadas, pode buscar o 4º lugar na lista dos que mais tem Sacks na história da NFL.

5º) Khalil Mack – Oakland Raiders

khalil-mack-raiders-liga-dos-32

Sem dúvida nenhuma Khalil Mack é o futuro da posição e, desde que se tornou profissional, vem aterrorizando os QBs adversários. Mesmo com muito ainda para ser mostrado, ele já pode ser considerado um dos melhores e provou isso no ano passado. Após uma tímida temporada de calouro com apenas 4 Sacks, ele somou 15 na temporada passada e se tornou o primeiro jogador da história da NFL a ser eleito para o All-Pro Team em duas posições diferentes (DE e OLB), mostrando que seu desempenho é incrivelmente alto em qualquer parte do campo em que jogue. Com apenas 25 anos, Mack tem muito tempo para evoluir ainda mais e brigar pelo topo desta lista nos próximos anos.

4º) Aaron Donald – Los Angeles Rams

aaron donald top 10 pass rushers rams

Aaron Donald não é um Pass Rusher propriamente dito, mas vem revolucionando a posição de DT e se destacando em um nível altíssimo. Mesmo com apenas dois anos como profissional, ele já soma 20 Sacks na carreira, um número excelente se pararmos para pensar que os DTs saem no meio da linha defensiva e, teoricamente, tem mais dificuldade para derrubarem os QBs adversários. Além de ser ótimo na pressão, nada que passe pela frente de Donald continua de pé. Se não estiver acreditando, pare para assistir uma partida do Rams e observe o camisa 99. Eleito para o All-Pro Team no ano passado, para o Pro Bowl em suas duas temporadas como profissional e “Defensive Rookie of the Year” em 2014, é fácil apontá-lo como o melhor DT da NFL, mesmo tendo apenas 25 anos de idade.

3º) Justin Houston – Kansas City Chiefs

justin-houston-franchise-tag-liga-dos-32

Justin Houston ficou fora da reta final da temporada passada por uma lesão no joelho, mas não é por isso que ele ficará fora da lista de melhores em sua posição. Selecionado apenas na terceira rodada em 2011 pelo Kansas City Chiefs, ele se tornou titular absoluto e pode ser considerado a grande referência defensiva do time nos últimos anos. Em 2014, com seus 22 Sacks, ficou muito perto de igualar a marca de mais Sacks em uma única temporada, mas teve que se contentar “apenas” com o título de líder da NFL no quesito, deixando J.J. Watt e seus 20,5 para trás. Com 27 anos de idade, ele já foi para o Pro Bowl quatro vezes em apenas cinco anos e foi eleito uma vez para o All-Pro Team. Ainda se recuperando da lesão no joelho, ainda não é certa a participação do atleta na temporada, mas se estiver em campo, ele é sempre um pesadelo para os adversários.

2º) Von Miller – Denver Broncos

von-miller-top10-broncos

Mesmo antes da temporada passada, Von Miller já era cotado um dos melhores da NFL em sua posição e provou que vai brigar pelo topo por bastante tempo. Em cinco anos como profissional, ele já foi All-Pro três vezes, escolhido para o Pro Bowl em quatro oportunidades e eleito o “Defensive Rookie of the Year” em sua temporada de calouro. Selecionado em 2011 para começar a reconstrução na defesa do Broncos, ele correspondeu às expectativas e conseguiu a glória máxima com o título do Super Bowl 50, onde foi o MVP da grande partida. Com quatro temporadas com mais de 10 Sacks – uma dessas de 18,5 -, Miller tem uma combinação perfeita de força, velocidade e agilidade que é capaz de derrotar qualquer um que tentar bloqueá-lo.

1º) J.J. Watt – Houston Texans

jj-watt-top10-texans

Eleito o “Defensive Player of the Year” em três de seus cinco anos na NFL, é impossível não colocar J.J. Watt no topo dessa lista. Além disso, ele é o único na história da liga com mais de uma temporada de 20 Sacks, foi líder de Sacks duas vezes (2012 e 2015) e eleito quatro vezes para o All-Pro Team e para o Pro Bowl. Jogando com tanta intensidade, é quase um milagre Watt nunca ter ficado fora de uma partida e a cada ano que passa ele mostra ser uma verdadeira aberração humana. Com 74,5 Sacks na carreira até agora, se continuar na mesma pegada, entrará na conversa daqui a pouco tempo na conversa para ser considerado um dos melhores defensores que já pisaram nos gramados da NFL.

Compartilhe

Comments are closed.